quarta-feira, 27 de março de 2013

Novo prédio abrigará laboratório oficial de controle de dopagem dos Jogos Rio 2016™

Obras para ampliação de laboratório antidoping do Rio de Janeiro começaram em fevereiro, na Ilha do Fundão

 
Imagens do Novo Polo de Química da UFRJ, ao qual o LADETEC é vinculado (Foto: Divulgação)
A nova casa do Laboratório de Controle de Dopagem e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LABDOP/LADETEC), primeiro do país credenciado pela Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês), começa a ganhar forma. As obras de construção do novo prédio do laboratório, onde serão realizados cerca de sete mil testes durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, começaram em fevereiro e tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2014.
O prédio será parte de um novo complexo de instalações do Novo Polo de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao qual o laboratório é vinculado, no campus da Ilha do Fundão. A construção da nova estrutura, avanço significativo do Brasil na área de controle de dopagem, é realizada pela UFRJ com recursos do Ministério do Esporte, que em 2012 repassou R$ 13,5 milhões à universidade para esta finalidade. As obras começaram com trabalho de terraplanagem, fundação, estrutura e alvenaria.
Após a conclusão da obra, será iniciado um período de testes com novos equipamentos e protocolos de segurança recomendados pela WADA para assegurar seu credenciamento.
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, comemorou o início das obras. “A renovação do LABDOP/LADETEC foi um compromisso da candidatura do Rio de Janeiro, assumido pelo governo federal, que agora cumpre a promessa. O combate ao doping é uma bandeira que os Movimentos Olímpico e Paralímpico abraçaram como prioridade e a ampliação do laboratório será uma grande contribuição que os Jogos Rio 2016™ darão a esses esforços no Brasil e em toda a América do Sul”, disse.
O começo da construção do novo prédio foi anunciado mês passado durante a recente visita da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Rio 2016™, que recebeu a notícia com elogios.
Diretor-médico do COI, Dr Richard Budgett, disse: “Gostaríamos de parabenizar o Rio 2016 e o Governo Federal do Brasil pelo início da construção do novo prédio do LABDOP/LADETEC. O novo laboratório vai nos ajudar a continuar implementando nossa política de tolerância zero na luta contra o doping e a garantir o apoio e a proteção aos atletas que estão competindo de forma limpa nos Jogos Olímpicos.”
O LADETEC é um dos 33 laboratórios credenciados pela WADA. A candidatura do Rio previa sua reforma e ampliação para atender à demanda de controle de doping dos Jogos Rio 2016™.

Nenhum comentário: