segunda-feira, 7 de março de 2011

Um dos idealizadores da ABPA presta esclarecimentos

Recebemos e agradecemos ao senhor Luis Eduardo Pinheiro Lima que nos enviou um e-mail esclarecendo diversos pontos da criação/fundação da Associação Brasileira de Polo Aquático:

"Prezados Senhores,

Ja há algum tempo que os atletas e dirigentes dos clubes praticantes do Polo Aquático tem mostrado descontentamento com a forma que a CBDA tem tratado o esporte, com campeonatos curtos, sem exposição na mídia e com organização sofrivel.
Sempre foi o anceio de todos que os clubes pudessem legislar sofre a gestão deste esporte assim como de outras modalidades.
O exemplo do sucesso do Novo Basquete Brasil com sua Liga, da qual pude um pouco participar, foi o ponto de partida para novamente mobilizar os clubes e ex-atletas da modalidade propondo a formação de uma entidade sem fins lucrativos que pudesse gerir fisica e financeiramente este esporte.
O mesmo modelo do basquete seria o exemplo a ser seguido ou seja a Associação seria um meio de aliviar a CBDA deste trabalho, com a gestão de pessoas experientes ligadas ao Polo Aquático e advindas dos clubes participantes de todo o Brasil.
Está claro que no conceito desta nova entidade, de que a CBDA é o órgão máximo e principalmente a reconhecida pelo COB e pela FINA, sendo que a ela cabe a gestão de seleções e preparação de atletas para os eventos internacionais.
Entretanto pelo próprio modo concentrador de descisões do seu Presidente, o Polo Aquático carece de seu tempo para uma profícua gestão e há já algum tempo temos problemas diversos como falta de apoio e competições envovendo clubes de todas as regiões do Brasil.
As competições principais, são poucas, e com deficiente organização e de alto custo para os clubes.
Por sua vez os clubes tem alto investimento em técnicos, jogadores e infra estrutura.
Alguns clubes a exemplo do Pinheiros que tem uma folha de pagamento alta com o Polo Aquático de aproximadamente R$ 60.000,00 mensais, buscam patrocinadores diretos, assim como pelas Leis de Incentivo ao Esporte, mas entretanto devido a pouca visibilidade do esporte e de poucos eventos não há empresas se interessem
Em vista disto é que se está dispondo na formação de uma entidade para planejar e programar as atividades anuais do esporte, tanto nas categorias principais com as de base e principalmente para todo o território nacional.
Quanto às noticias e documentos expedidos pela organização desta Associação tenho a dizer:

1. Após o Torneio havido recentemente no Pinheiros proporcionado pela AMPA - Associação Master de Polo, Aquático, foi efetuada reunião com diversos representantes dos clubes participantes e novamente exposta a ideia da formação da Associação já que recentemente a CBDA havia "abortado" a formação de um Conselho Gestor para gerir o Polo Aquático dentro da mesma.
Esta idéia teve apoio de todos os presentes sendo por todos acordado que seria uma entidade de auxilio a CBDA e portanto não havendo ideia de qualquer rompimento com a mesma.
O resultado desta reunião foi comunicado aos clubes do Rio de janeiro e por sugestão de todos clubes ouvidos, fazer-se uma reunião em São Paulo, onde o Pinheiros gentilmente cedeu suas instalações, a ser realizada:

Dia 11 de março, às 15:00 horas na Sala de reuniões do Esporte Clube Pinheiros

Na pauta da reunião se fará a descrição do que pretende esta Associação, os procedimentos a serem seguidos, e o de acordo dos clubes que quizerem fazer parte deste movimento.

Quanto aos Estatutos por vocês publicados. este nada mais é que um estudo feito há já pelo menos 8 meses, adaptando os Estatutos do Novo Basquete Brasil e que de forma alguma pode ser utilizado por esta Associação que se pretende formar.

Os documentos necessários assim como estatutos estão sendo redigidos por escritório de advocacia especializado neste assunto e até a reunião deverão estar concluidos mas até o momento ninguém teve acesso.

Concluindo deixo claro que nestes meus 56 anos de atividades esportivas dedicadas ao Polo Aquático em momento algum deixei de ser claro em minhas descisões e sempre procurei agir com acerto, respeito e correção mesmo quando não de acordo como a gestão atual da CBDA quanto ao Polo Aquático Nacional

Sem mais, congratulando com o trabalho desenvolvido pelo Touca 14

Luis Eduardo Pinheiro Lima

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou torcendo para que ABPA tenha sucesso. Só assim as Seleções Brasileiras terão recursos para se desenvolver e os jogadores da Seleção finalmente terão dinheiro para viver do Pólo Aquático.