segunda-feira, 14 de março de 2011

Comentário de Sr. André Dester

Recebemos o e-mail abaixo do árbitro André Dester sobre os comentários surgidos em razão da arbitragem.
Esclarecemos que nesse tópico sobre arbitragem, todos os comentários liberados foram de pessoas que se identificaram.

E eu mesmo, Luís Fernando Scherma Reis, citei a questão da suspensão de arbitragem do Senhor André Dester e até agora não veio ninguém da comissão de arbitragem da época dizer porque da somente suspensão do árbitro e não dos demais envolvidos.

Abaixo o e-mail:

"Como meu nome foi citado diretamente e indiretamente (creio )neste Blog, venho dar meu depoimento.

Mesmo sendo um BLOG democrático e livre para todas as pessoas externarem suas opiniões , sugestões e etc... , entretanto ultimamente isso não vem acontecendo, e o pior, estão sendo postados comentários sem as devidas confirmações. Sendo assim, fazem um comentário e este comentário passa a ser um fato e este fato torna-se uma verdade, gerando uma enorme celeuma, um lado acusando e o outro tentando desmentir o falso comentário.

Agora falarei de 3 assuntos postado pelo Sr. André Raposo.

1 – Ao comentar da perseguição de árbitros a determinados jogadores.

Quem está perseguido quem? Pois, nos últimos anos o que tenho visto é outro tipo de perseguição, e não foi contra jogadores, técnicos ou clubes. Se o comentário de perseguição foi para mim não tem o menor fundamento, pois, nunca o fiz, e motivos e oportunidades não me faltaram.

2 – Comentário sobre os árbitros fazerem um trabalho educativo durante os jogos.

O árbitro pode ajudar e orientar um jogador, porém os treinadores e quem devem ensinar aos seus jogadores as regras do Polo Aquático, assim como outros fundamentos básicos para poder jogar o pólo, entretanto alguns treinadores estão mais preocupados em conquistar títulos do que fazer um jogador, mas sobre isso darei minha opinião no final para não tirar o foco das respostas.
3 – Referente ao assunto de árbitros não treinarem em clubes.

Respeito a sua opinião, e acredito que seria muito importante, principalmente no início da temporada, como foi feito nos 2 últimos anos, porém no momento a que chegamos, é UTOPIA. Vou contar um episódio que aconteceu com um arbitro da FARJ. Uma vez um árbitro combinou com um técnico uma determinada data para apitar o coletivo no seu clube, ao chegar ao clube falou com o técnico, que agradeceu a sua ida e disse que já iria começar o coletivo assim que terminasse a parte de natação, o referido árbitro ficou das 7:30 até às 9:00 aguardando pelo coletivo. O árbitro voltou a falar com o técnico se iria demorar muito para começar, eis que o digníssimo técnico falou para o árbitro: Desculpe esqueci que hoje não é dia de coletivo. E isso foi apenas um pequeno exemplo, pois tiveram outras situações como desrespeito, ironia e etc..

Voltando a comentar sobre o assunto dos fundamentos, realmente não entendo o que vem acontecendo nas categorias de base dos clubes, pois nos últimos anos tenho visto meninos jogando sem a mínima preparação para jogar, meninos que não conseguiam nadar, não conseguiam tirar a bola da água para dar um passe, flutuar e etc. . Ano passado estava trabalhando num jogo em que o menino dava 2 braçadas e segurava na raia e o treinador mandando o menino nadar, só fiquei tranqüilo quando ele saiu,e infelizmente é desta forma que muitos jogadores chegam nas categorias maiores sem o menor fundamento (Natação, Pernada, passe , deslocamento e etc..), pois não tiveram esses fundamentos básicos, treinaram com bolas incompatíveis com sua força e fazendo com que eles criassem uma postura errada para o passe, chute e etc.

André Dester"

Nenhum comentário: