segunda-feira, 14 de março de 2011

Resposta do Sr. Edmundo Rodrigues

Recebemos o e-mail abaixo, do Senhor Edmundo Rodrigues, em reposta a comentários alecandos pelo Touca 14, feitos por mim.

Como já dito anteriormente, o Touca 14 sempre deu espaço e voz a todos os envolvidos no polo aquático. E a partir da postagem Correção de Rumos, passamos a questionar práticas que consideramos ultrapassadas e que só mantém o status quo do esporte, não fazendo evoluir.

O que poderiamos chamar de "engraçado" é que certas pessoas que lêem as nossas postagens e vão comentar ou criticar em outros veículos de mídia. Mas a vida é assim mesmo e comprova que os fins não justificam os meios. E a troca de opiniões e críticas cosntrutivas são bem vindas a todos os segmentos da vida.

Quanto ao Senhor Edmundo Rodrigues menciona que será a última vez que se posiciona, pois acha que todos deviam ter uma visão dos dois lados, e isso nós do Touca 14 concordamos, e apoiamos, dando total liberdade para que ele exponha tudo que pensa. E lamentamos que ele não se posicione mais em futuras questões que certamente surgirão no seio da arbitragem do Pólo Aquático Carioca e Brasileiro.

Mas lembramos que nem todos os tópicos questionados por nós foram respondidos e sim os que ele achou que foi uma ofensa e crítica não construtiva pessoal à sua arbitragem, e não foi o caso e sim uma crítica a arbitragem em geral.

Mas dizer que no polo aquático o árbitro tem mais responsabilidades sobre a torcida, sinceramente pediria para ele mostrar artigo da regra do polo aquático ou regra FINA que seja preciso sobre isso e que seja diferente por exemplo das regras de Basquete, Futsal e Voleibol.

Quanto ao preenchimento da súmula, quem cabe preencher o árbitro ou o Tribunal? Sr. Edmundo Rodrigues, qualquer Tribunal em qualquer esfera só julga em cima de provas. No caso dos Tribunais Esportivos o documento básico e preciso é a súmula. Não sendo relatado na súmula não pode haver julgamento. Sobrando infelizmente para o árbitro como aconteceu em caso já citado aqui.

Não dizemos que árbitros roubam e sim que há casos pessoais de perseguição, inclusive posso citar o comentário do pai de atleta Emir que também afirma isso. E não dissemos que existe "pote de ouro" no final de cada jogo. Isso é sua interpetração equivocada do dito até agora sobre arbitragem.

"Luiz Fernando

É uma pena que não foi entendido o que passei por Post e não como matéria, mas me sinto na obrigação de responder esta ultima vez.

Irei responder aos seus tópicos:

1. Em nenhum momento estou dizendo que somos mais importantes do que juízes de futebol, só que existem regras especificas para cada esporte. No nosso não é permitido certos desvios de conduta e caráter nem por parte de torcedores, jogadores e atletas. Voltamos ao assunto do “La Fora”. Hoje aplico a regra da FINA e continuarei a aplicá-la no que diz respeito a andamento do jogo e comportamento no recinto da piscina. Você teria que reclamar com quem não aplica e não com quem aplica;

2. Acho que o Pólo Aquático é um esporte refinado e isto não tem nada a ver com esporte de segunda classe. Quando falam isto acredito que seja comparando ao futebol, vôlei, basquete (NBB) e outros.

3. Quanto a esta parte de Tribunais acho que você não me entendeu, sou arbitro e não Juiz de Justiça. Vocês deveriam cobrar isto dos envolvidos nas confusões. No mais cito o item 1 como resposta.

4. Luis fico triste por você comparar uma agressão a um erro de interpretação de jogada ou algo do tipo. Um jogador erra um chute, uma jogada, um tiro de pênalti e nem por isto cobramos explicação pelas bobagens feitas na água. É muita presunção de qualquer um dizer que tem 100% de acerto durante um jogo de Pólo Aquático, que é um jogo difícil de ser apitado. Apito há 15 anos e neste tempo todo so apareceram uns 10 árbitros novos e alguns já até pararam por motivos de agressão e desrespeito para com a categoria. Acredito que pelo pouco tempo que você esta no esporte ainda não conseguiu separar o joio do trigo. Outra coisa é que o esporte ate um tempo atrás era visto como um esporte violento e graças às novas regras da FINA quanto a postura esta imagem tem sido desfeita.

5. Agora pense no que você esta falando. Apitamos jogos de nível internacional e na hora de apitarmos jogos no nosso pais “roubamos”? A troco de que? Existe algum “pote de ouro” no final do jogo?

Só respondi a esta post, que será a ultima vez que escrevo, por achar que todos deveriam ter uma visão (dos dois lados) sobre o assunto e não serem influenciadas por terceiros. Como falei não vou apitar um jogo de Pólo para fazer “sala” e nem agradar a ninguém, não é minha função.

Edmundo Rodrigues

Arbitro FINA / CBDA / FARJ"

Nenhum comentário: