domingo, 13 de março de 2011

Comentário do Sr. Edmundo Rodrigues

Recebemos o comentário do Árbitro Edmundo Rodrigues e abaixo transcrevemos:

Gostaria de fazer algumas colocações sobre os posts acima. O Polo Aquático é um esporte refinado que não permite atitudes de alguns torcedores que vão a borda da piscina para manchar o nome deste esporte. Nos não estamos numa partida de futebol e tudo que acontece no recinto da partida é de responsabilidade do arbitro. Se ele achar que esta atitude esta interferindo num bom andamento do jogo ele tem total “poderes” para que seja retirado este torcedor ou interromper a partida, pois se acontece alguma coisa de errada a culpa nunca é da torcida nem do jogador, é sempre do arbitro, certo?
Outro ponto é sobre a perseguição a atletas de categorias de base. Já escuto esta frase a muitos anos e sempre penso o seguinte: “Saio de casa (Cabo Frio) as 14hs da tarde para um jogo as 20hs. Não acredito que uma pessoa em seu juízo normal pense isto.” Não preciso dizer mais nada sobre este assunto por ser tão ridículo.
Outro ponto, e acredito que seja o pior de todos, é a agressão. As pessoas que são professores educadores tem uma responsabilidade muito forte sobre a formação da personalidade desta criança. Não acredito que seja um bom exemplo para qualquer criança uma agressão. Imagina a cabeça de uma criança, que ainda não tem uma personalidade formada e tem esta pessoa como herói, vendo seu técnico ou algum atleta de categoria adulta dando este exemplo. Acredito que as pessoas estão invertendo as bolas, nos somos árbitros da partida. Não estamos lá para fazer media com ninguém e nem ficar fazendo “sala” para ninguém. Não estamos para ensinar como cobrar uma falta corretamente e nem como nadar, isto é função do técnico, professor, educador.
Não escrevo este depoimento para polemizar mais ainda o assunto e sim para esclarecer alguns pontos.

Edmundo Rodrigues
Arbitro FINA / CBDA / FARJ

Resposta do Touca 14:

Sr Edmundo respeitosamente, eu, Luís Fernando Scherma Reis, respondo alguns pontos alencados pelo senhor, respondo como críticas construtivas e não pessoais:

1) O árbitro de qualquer modalidade é e tem que ser respeitado como a pessoa mais importante da disputa. Mas o senhor dizer que o árbitro de polo aquático tem mais responsabilidade do que o do futebol não tem cabimento. O senhor já assistiu aos vídeos de jogos disputados especialmente no LESTE EUROPEU, o senhor ou seus pares apitariam algum daqueles jogos. Digo jogos de clubes e não de competições LEN/FINA.

2) O senhor disse que o polo aquático é esporte refinando eu concordo, mas a elite do polo aquático e alguns entendidos dizem que não. Que o polo aquático é um esporte de segunda classe. O que o senhor acha? Já que quem comanda pensa assim, gera este total desconforto e clima prejudicial ao esporte. O SENHOR NÃO ACHA?

3) Quanto a atitudes insanas de alguns responsáveis por atletas e no seu caso, quase sempre é no polo aquático feminino, o porque o senhor e os outros árbitros não registram o que ocorre também fora da piscina, como tentativa de agressões de atletas, dirigente, técnicos e responsáveis pelos atletas? Aonde obtemos a informação sobre os Tribunais Desportivos da CBDA e FARJ: onde ficam, sua composição? Nos sites não tem nenhuma informação, o senhor poderia nos informar? Ou se comprometer a divulgar no blog da arbitragem? Os sites divulgam os jugamentos e punições? Todos podem ter a devida punição prevista no Código Desportivo Brasileiro;

4) Lembro que todos nós erramos e abaixo transcrevo o pedido de desculpas do atleta André "Quito" Raposo, a respeito de um episódio ocorrido:
"Eu sou suficientemente humilde para admitir que o caso ocorrido na piscina do FFC foi lamentável, e o que eu sinto em relação ao ocorrido é vergonha, até pq o árbitro supracitado realmente estava realizando o seu trabalho e nada me dava o direito de fazer o que fiz. Errei sim!
Ratificando os comentarios, alguem ja viu árbitro de volei, basquete, handebol, futsal (ja viram algum jogo de futsal de categoria de base?), futebol, parar jogo por causa de xingamentos?
Quito"
Quantas vezes Sr. Edmundo Rodrigues vimos algum árbitro pedir desculpas por erros cometidos em algum jogo? E isso pode ocorrer, ninguém é perfeito, mas nenhum árbitro pede. Voces árbitros com algumas exceções mantém um corporativismo cego em relação a um líder que com certeza trará cada vez mais problemas para todo o mundo aquapolista. Lembro neste caso específico que pedi a punição de todos os envolvidos e o que ocorreu, uma comissão de arbitragem comandada pelo Senhor Roberto Cabral puniu apenas o Sr. André Dester pegou uma punição de 5 jogos. Pergunto para o Senhor ele foi o único culpado pelo incidente?

5) Existe sim perseguição a certos jogadores, que começa ainda nas categorias de base, posso afirmar que não percebo esta perseguição por parte do Senhor, mas existe sim e pela maioria dos árbitros, inclusive o que é pior perseguição contra clubes também por árbitros FINA. O falo o seu próprio caso pois sai às 14:00 horas de Cabo Frio para apitar aqui no Rio, portanto não perderia seu tempo perseguindo ninguém. Respeito mas a sua ida para Cabo Frio é uma questão de forum íntimo, em busca de uma qualidade de vida melhor que no seu caso com certeza não irá mudar seu comportamento como arbitro.

Nenhum comentário: