terça-feira, 28 de outubro de 2014

Verba de R$ 1,8 milhão separa Brasil da 'Champions League' do polo aquático

Na preparação para os Jogos Olímpicos de 2016, a seleção brasileira masculina de polo aquático conseguiu algo quase impossível. A equipe foi informada que foi aceita como convidada para disputar a Liga Adriática da temporada 2015-2016.
O torneio, que mistura pontos corridos e mata-mata em sua fórmula de disputa, é um dos interclubes mais badalados da Europa e reúne times de países com tradição no esporte, como Croácia, Sérvia, Montenegro e Eslovênia. Basicamente, é como se a seleção brasileira de Dunga tivesse sido aceita como convidada para participar da Uefa Champions League. Um treino de luxo para uma competição maior.
Para confirmar a participação, entretanto, falta uma verba de R$ 1,8 milhão.
O montante serve para custear passagens aéreas, hospedagem, diárias, alimentação, seguro saúde e deslocamentos entre cidades - e países - para os jogos, além da taxa de participação. São seis meses de torneio, de outubro de 2015 a março de 2016, com um recesso de duas semanas para o Natal e o Ano Novo.
"Não posso garantir que vamos participar, mas tem uma grande possibilidade. Fomos aceitos, queremos e vamos correr atrás. O COB viu com bons olhos a participação", afirmou Ricardo Cabral, coordenador técnico de polo aquático da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), ao ESPN.com.br.
O dirigente vê a participação no torneio como um projeto ousado e que seria a grande cereja do bolo na preparação para a Olimpíada. Estima que a seleção participaria de ao menos 50 jogos, entre partidas oficiais e jogos-treino, fora a possibilidade de ter contato com seleções de ponta.
Getty
Ratko Rudic, técnico da seleção brasileira, durante os Jogos Olímpicos de 2012
Ratko Rudic, técnico da seleção brasileira, durante os Jogos Olímpicos de 2012
O maior entrave é arranjar recursos sem atrapalhar ações já planejadas. A equipe tem uma série de treinos internacionais marcados para 2016. Porém, caso não consiga levantar o dinheiro, a solução será alocar recursos de um projeto para o outro.
"Caso a gente não consiga levantar o recurso todo, algumas ações que fariam parte do treinamento em 2016, como treinos no exterior, eu não faria mais. Eu remanejaria estes recursos. Precisamos do dinheiro o mais rápido possível. Existe uma vontade muito grande de ir. O polo aquático é um esporte europeu. Os países da Cortina de Ferro, mais Itália e Espanha, formam um clube fechado. E a única maneira de entrar neste clube é estando lá com eles ", explicou Cabral.
Técnico croata usou contatos para garantir Brasil na Liga Adriática
A confirmação na Liga Adriática fecharia um primeiro ano de ouro do trabalho do técnico croata Ratko Rudic. Treinador mais vitorioso do esporte e tetracampeão olímpico, - venceu os Jogos comandando a Iugoslávia em 1984 e 1988, a Itália em 1992 e a Croácia em 2012 - ele chegou no começo de 2014 para desenvolver a modalidade. Modificou o sistema de treinos, com uma atenção especial à parte física, e levou a equipe para realizar atividades no exterior.
Na parte de planejamento, usou seus contatos e influência para garantir que o Brasil tivesse seu pedido de participar da Liga Adriática aceito pelos organizadores da competição. A missão parecia espinhosa: os Estados Unidos tentaram por vários anos participar do torneio, mas nunca foram aceitos. Rudic conseguiu.
O próprio treinador, aliás, foi atrás de cidades croatas dispostas a hospedarem a equipe durante a liga. Duas, com a estrutura mínima necessária para treinos, toparam. Uma delas é Zadar, cidade do litoral localizada a 285km da capital Zagreb e bem procurada por turistas.
"Rudic foi a melhor aquisição em termos de desenvolvimento para o esporte. A gente começa entender como ele conquistou medalha olímpica. Não sei se ele é muito chato porque ele é bom, ou se ele é bom e por isso é muito chato. É bem detalhista, é quase um regime militar com ele. O resultado aparece. Ele está gostando daqui. Ele está virando brasileiro", concluiu Cabral.

Nenhum comentário: