quinta-feira, 19 de julho de 2012

Esportes Olímpicos - Matéria do O Globo

Matéria publicada no site do jornal O Globo: "Conheça as chances do Brasil e quem são os principais concorrentes, com dicas sobre regras, pontuação, personagens e história dos esportes olímpicos".

Infelizmente em relação ao polo aquático, entra apenas como informação geral, tendo em vista a não participação tanto do masculino quanto do feminino nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. 

O Brasil
O país não participa da modalidade nos Jogos de Londres e volta o seu foco para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, onde já está garantido por ser sede. No último Pan, tanto o masculino quanto o feminino subiram ao pódio, ficando com a medalha de bronze, mas apenas a seleção campeã garantia a vaga olímpica.


A concorrência
A Hungria domina o esporte. Além de serem os atuais bicampeões olímpicos, os húngaros estão na liderança do quadro geral de medalhas da modalidade, com 15 (9 de ouro). O curioso é que todas as medalhas foram conquistada pelos homens.

No feminino, que vai apenas para sua quarta edição em Olimpíadas, o duelo é mais equilibrado. A equipe da Holanda, atual campeã olímpica, terá de suar para vencer concorrentes fortes como Estados Unidos, Austrália, Itália e até mesmo a Hungria, que busca sua primeira medalha com as mulheres

Regras básicas
É uma modalidade coletiva praticada em uma piscina. Cada equipe é constituída por 13 jogadores (7 titulares e 6 reservas). A área de jogo deve ser de 30x20m e deverá ter uma profundidade de pelo menos 2 metros. Os jogadores não podem tocar nas laterais ou no fundo da piscina durante a partida.

Assim como o basquetebol, a modalidade tem um determinado tempo de ataque (35 segundos). Quando esse tempo acaba sem conclusão da jogada a bola é devolvida para o adversário. O objetivo do jogo é marcar o maior número de gols e as partidas são divididas em quatro períodos de oito minutos

 Touca obrigatória
 Para evitar lesões graves em contatos ríspidos dentro da água, os jogadores de pólo aquático são obrigados a usar uma touca com protetores para as orelhas, semelhantes aos usados por jogadores de rúgbi. Aliás, o rúgbi foi o esporte que inspirou o jogo na sua criação, porém, posteriormente o pólo ganhou mais semelhanças com o handebol.

Só pode o goleiro
 Uma curiosidade do esporte: entre todos os jogadores dentro da piscina, apenas o goleiro pode segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo. No caso dos demais jogadores a atitude é punida com falta

Nenhum comentário: