domingo, 29 de abril de 2012

Países do Balcãs em Londres 2912

Postagem do blog: www.brasilemlondres2012.blogspot.comenviada pela nossa amiga e colaboradora Cristina Guimarães.

Hoje não vou falar de um país só na série "Países em Londres". Vou falar dos países que faziam parte da antiga Iuguslávia, hoje Servia, Montenegro, Croácia, Bosnia, Macedônia e Eslovênia.Vou falar também de Kosovo, que tem atleta com chance de medalha, e da Albânia, país da região.

A Iuguslávia tem uma história de guerra, ditaduras e mudanças de nomes. Na história olímpica até Seul, última vez que disputou com nome de República Socialista da Iuguslávia, foram 26 medalhas de ouro. Ou seja, mesmo sem disputar com essa bandeira há 24 anos, o país segue a frente do Brasil no quadro histórico de medalhas, seis ouros de frente.Em 92,96 e 2000, tivemos a participação sob o nome da República Federativa da Iuguslávia, já sem Croácia, Bosnia, Eslovênia e Macedônia, e as medalhas caíram, com apenas um ouro por edição.

KOSOVO
O Comitê Olímpico Internacional ainda não reconhece o Kosovo como uma nação, apesar do surgimento de um Comitê Olímpico em 2003. Os atletas vão competir com a bandeira do Comitê Olímpico Internacional e tem chances de medalha com a judoca Majinda Kelmendi, que está entre as seis melhores do mundo na categoria até 52kg. Ela já foi chamada para competir pela Eslovênia ou pela Albânia, mas negou. A primeira vez que o hino de Kosovo foi tocado num evento internacional foi com ela, no mundial junior de 2009. Graças a ela, o judô é o esporte mais praticado na nação, com mais de 1000 pessoas registradas.
POLO AQUÁTICO
O polo é a modalidade mais tradicional da região. O mais interessante é que, em Londres, poderemos ter o confronto entre Servia e Montenegro que, até 2006, eram um país só. Em 2008, as duas seleções jogaram entre sí pelo bronze, com vantagem para os servios, 6 a 4. Para Londres, a aServia se classificou como campeã da Liga Mundial e Montenegro como campeã do pré olímpico mundial. A Croácia também faz parte da competição, também com um timaço, favorito ao pódio. É bem capaz que seja um pódio 100% eslavo.

DJOKOVIC e CAVIC,ESTRELAS SERVIAS
Uma das maiores estrela de toda Olimpíada é o tenista servio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo. Ele jogará na grama de Wimbledon, mesmo local do histórico título do Grand Slam de 2011, quando venceu Nadal por 3 a 1.Vale lembrar que o servio é atual medalha de bronze olímpico.
Milorad Cavic quase fez história em Pequim.Liderou 99 dos 100 metros da prova dos 100m borboleta mas perdeu na batida de mão para o americano Michael Phelps. Seria a única derrota do americano na Olimpíada. Para Londres, chega com chances, mas não favorito ao pódio.

BOSNIA HERZEGOVINA
A grande esperança da primeira medalha independente da história do país é com o judoca Amel Mekic, um dos melhores do mundo na categoria até 100kg. Foi campeão europeu em 2011, ficou em sétimo na Olimpíada de Pequim e já conquistou algumas Copas do Mundo.

ALBÂNIA
O país está na região dos balcãs mas nunca fez parte da Iuguslávia. Jamais ganhou uma medalha olímpica e não deve ser dessa vez que isso vai acontecer. O grande destaque do país é o levantamento de peso, que classificou cinco atletas pelo mundial do ano passado .Romela Begaj, no feminino, é a principal atleta, já ganhou quatro medalhas em campeonatos europeus.

MONTENEGRO
A delegação de Montenegro tem no polo aquático, já citado acima, a grande esperança de medalha. É o esporte mais praticado no país e o que tem mais resultados. Desde 2006, quando virou independente, o Comitê Olímpico do país deu prêmios aos melhores do país no esporte e apenas uma vez quem ganhou não foi um jogador ou uma equipe do polo.
No judô, o jovem Srdan Mrvaljevic foi medalha de prata na categoria até 81kg no judô, vencendo na semifinal o supermedalhista Leandro Guilheiro.

MACEDONIA
O país foi a grande surpresa do pré olímpico europeu de basquete, perdendo na semifinal e, em julho, é um dos favoritos a conquistar a vaga olímpica pelo pré olímpico mundial. Os times de polo aquático e de handebol também são bons, mas acabaram sem a vaga na Olimpíada, caindo nos pré olímpicos mundiais. A capa do site do Comitê Olímpico do país é uma homenagem as duas equipes que ficaram perto da classificação e "derão grande contruibuição para afirmação do país ". A única medalha olímpica do país na história veio em 2000, na luta olímpica.

CROÁCIA
Em termos olímpicos, é o país mais forte da região. Só na Olimpíada de 2008 foram 105 atletas, mas nenhuma medalha de ouro. Os principais esportes do país são o polo aquático, já citado acima, e o handebol, em que o país foi campeão olímpico em 2000 e 2004 e é uma das forças para Londres.
Outro grande nome do país, que acabou ficando sem o ouro em Pequim, é a saltadora Blanka Vlasic, que é conhecida pelas dancinhas que faz a cada vitória. Ela foi campeã mundial em 2009 mas não foi muito bem ano passado.No quadro de medalhas dos mundiais em 2011, ficou com duas pratas e seis bronzes.

ESLOVÊNIA
Briga com a Croácia pela liderança em termos de medalhas na região. O grande nome é Peter Kauzer, da canoagem slalom, atual bicampeão mundial do k-1. No lançamento de martelo tem Primoz Kozmus, atual campeão olímpico da prova, que foi bronze no último mundial e segue na briga por medalhas mesmo depois de uma aposentadoria temporária em 2009. Por fim, o atirador Rajmont Debevec está classificado em busca do seu bicampeonato olímpico.

BALCÃS x BRASIL
Kelmedi é uma das principais adversárias de Erika Miranda na categoria até 52kg do judô. As duas se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado.
O atleta da Servia Damir Fejzic foi campeão europeu de taekwondo na categoria até 68kg e pode atrapalhar as pretensões de Diogo Silva em Londres.

9 comentários:

Guilherme Giorgi Costa disse...

Olá meus amigos

Obrigado pela força. Fico feliz do meu blog ter sido mencionado por aqui

Abraços!!

Anônimo disse...

E o kiko ?

Anônimo disse...

O BLOG MORREU DE VEZ? ASSIM O OUTRO TÁ MUITO MELHOR.SÓ TEM ASSUNTO PRA FOFOCA? ACORDA AÍ TOUCA!!

Anônimo disse...

Jogos ocorrendo e nehum comentário sobre eles??

Anônimo disse...

Acabou o blog?

Anônimo disse...

Que vergonha!!!

Os convocados:
Marcelo Chagas (goleiro) / Thye Mattos (goleiro) / Rudá Franco / Gustavo “Grummy” Guimarães / Gustavo Coutinho / Felipe Silva / Danilo Correa / Marcelo Franco / Caio Lima / Henrique Moniz / Jonas Crivella / Bernardo Gomes / Bernardo Reis. Técnico: Ângelo Coelho / Supervisor-técnico de seleções: Carlos Carvalho.

Mamão? Thye??

Panela de Angelo Coelho

Anônimo disse...

mamão na seleção adulta??????
Ele é banco na Jr, e mal consegue jogar adulto!!!

Angelo Paneleiro!!!

Anônimo disse...

panela de Angelo ?

ué, não tem um supervisor técnico ?

Anônimo disse...

Cada técnico que entra, leva a sua panela. Alguém tinha alguma dúvida disso?? Vamos ver agora, as convocações da 93 (panamericano) e 94 (mundial. Haverá panela???