segunda-feira, 7 de maio de 2012

Em teste, arena de polo mostra ser barulhenta e recebe elogios

Evento-teste foi aprovado em Londres antes da Olimpíada. Foto: Cecilia Bergamaschi/Especial para Terra

Evento-teste foi aprovado em Londres antes da Olimpíada
Foto: Cecilia Bergamaschi/Especial para Terra
 
postagem do site: www.terra.com.br
Tanto as equipes olímpicas quanto o público aprovaram o evento-teste de polo aquático realizado entre quinta-feira e domingo no Parque Olímpico em Londres. Os atletas e os espectadores aproveitaram a única oportunidade para experimentar as instalações antes dos Jogos de 2012 para tentar criar uma atmosfera Olímpica.
"O público foi maravilhoso, nos deu uma amostra do que vai ser em julho e agosto, e estamos todos loucos para voltar para a Olimpíada", disse Brenda Villa, capitã da seleção dos Estados Unidos de polo aquático.
Gregory McFadden, técnico da seleção australiana, ficou impressionado com a vibração da torcida. Ele chegou a ter dificuldades em se comunicar com as jogadoras por causa do baruho produzido pelos clap banners (cartaz publicitário que emite som semelhante a uma salva de palmas). "Mas nós vamos achar maneiras de mandar mensagens para as meninas dentro d'água", avisou.
O evento permitiu que as equipes testassem todas as instalações, segundo Adam Krikorian, técnico da seleção dos Estados Unidos. "Acho que foi ótimo para todos os times poderem sentir como vai ser, além de experimentar a arena e as demais instalações. Agora nós conseguimos visualizar tudo e estamos entusiasmados para voltar no verão", admitiu.


Para Fran Leighton, capitã da seleção do Reino Unido, a torcida atuou como "o 14º jogador" do time britânico. Ela disse que a seleção recebeu forte apoio do público e que muitas pessoas mostraram-se interessadas em assistir ao polo aquático, modalidade olímpica que nunca esteve entre as mais populares. "Este é provavelmente o maior público que já tivemos. Para muitos, este é o primeiro contato com o nosso esporte", ponderou. 


O evento-teste de polo aquático atraiu milhares de pessoas. Participaram da competição as seleções Austrália (campeã do torneio), Estados Unidos (prata) e Hungria (bronze) - além da Grã-Bretanha, quarta colocada e anfitriã dos Jogos 2012.

Público aprova


Shelley, Deonauth Ramlochan e o filho Ruham, 5 anos, assistiram pela primeira vez a uma partida de polo aquático neste domingo. "Apesar de não sabermos quase nada sobre o esporte, achamos bem interessante, algo diferente", comentou a bancária.
O casal decidiu comparecer ao evento-teste depois de tentar comprar ingressos para Olimpíada e Paraolimpíada, sem sucesso. "Foi ótimo termos conseguido entrar no Parque Olímpico e sentir como serão os Jogos. É importante para o nosso filho entender melhor o que está acontecendo na cidade onde ele mora", salientou o transportador.


As jogadoras amadoras de polo aquático Lizzie Dunn, 25 anos, e Claire Angyal, 27, ficaram impressionadas com a arena e com o nível das equipes. "As jogadoras são fantásticas e é difícil ver uma arena tão boa quanto essa", lembrou a australiana Angyal.
Segundo a inglesa Dunn, são raros os eventos de polo profissional em Londres. As amigas tiveram o primeiro contato com o esporte ainda na escola e seguiram praticando ao ingressarem na universidade. 


A Arena de Polo Aquático (Water Polo Arena) fica na entrada nordeste do Parque Olímpico, na área do Parque das Águas, que também inclui o Centro Aquático. O ginásio tem capacidade para 5 mil pessoas e conta com uma área para aquecimento além da piscina para competição.
Durante a Olimpíada, a arena vai sediar tanto competições de polo aquático masculinas quanto femininas, com um total de 20 equipes competindo por duas medalhas de ouro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Resultado:
Paulista sub.19:
Paineiras Projeto Futuro 4x5 SESI/SP
Gols do CPM/PF: Rodrigo Siracusa(2), Raffael Faria(1) e Victor Bianco(1).
Gols do SESI: Mauricio Lima(2), Pedro Borges(2) e Henrique Lopes(1).
Parciais: (0x0)(0x1)(3x1)(1x3).