sábado, 24 de março de 2012

Mas uma vez os culpados são os atletas

Este blog depois da nossa mudança de rumos, posicionou-se como um canal de discussão dos problemas do polo aquático brasileiro, não se preocupando com a publicação de resultados do exterior e infelizmente diante desta mudança sofreu um "boicote" para a divulgação dos resultados do polo aquático brasileiro, por parte da maioria das pessoas que pertencem ao status quo do polo brasileiro, devemos ressaltar que uma das únicas pessoas que continuam sempre nos informando dentro do seu possível sobre os resultados é o Técnico do Clube de Regatas do Flamengo e Professor Antonio Canetti.
Diante deste quadro reconhecemos a supremacia de outras mídias na questão de divulgação de resultados tanto nacionais e sem dúvida alguma os do exterior.
Porém,hoje após o resultado do Sul Americano de Polo Aquático Masculino transcorrido em Belém do Pará, com o bi vice-campeonato da seleção brasileira causa nos espécie o editorial de outro blog que infelizmente coloca a culpa maior nos atletas, sim nos atletas.
Ao lermos não vemos um comentário sobre o desastre do comando do Técnico Croata Goran Sablic que no atual momento, já teve tempo e as condições perfeitas que quiz para dar a seleção brasileira a sua concepção talvez croata.... Não sabemos hoje por causa do boicote mas nas vezes que conseguimos contato, faziamos as perguntas em português para serem respondidas em inglês; será que já aprendeu o português? Além de chegar até este blog, comentários que o seu método de treinamento não é compatível com o polo brasileiro, e os resultados até aqui conseguidos demonstram que tal crítica não deixa de ter razão, além do aproveitamento pessoal de situações, fatos e atos incompatíveis como técnico principal de uma seleção adulta mascullina de um país. Inclusive este blog manteve conversa com um técnico de um clube conceituado que diverge totalmente deste método empregado. Quanto é o salário do técnico Goran? Quem o indicou para esse cargo?
Em relação atual estrutura que hoje é tão criticada, aquele blog manteve um excelente relacionamento com a CBDA inclusive publicando em primeira mão, os planos mirabolantes que hoje são contestados tais como treinamentos na Europa, treinamentos na Croácia, enfim planos que o papel e o outras mídias aceitaram, hoje são contestados e criticados. Este blog recebeu e não publicou uma foto de uma pessoa ligada ao polo aquático com o carro utilizado durante uma das últimas viagens internacionais das seleções brasileiras. Devemos lembrar que nos planos publicados havia a garantia expressa que todos os projetos/planos já tinha "dinheiro carimbado" proveniente da Lei de Incentivo ao Esporte tendo como o Bradesco já devidamente se comprometido com esses recursos. Portanto a desculpa já famosa no seio do polo aquático: "Que eu não sou a pessoa que assina o cheque", não é compatível e não verdadeira, especialmente como era tão alardeado que as contas são sempre aprovadas em todas as instâncias e auditadas. Com essa atitude coloca-se a culpa no velho dirigente e presidente da CBDA, o mesmo que indicou amigos e satélites da órbitra do polo aquático da CBDA que estavam entrando em ocaso por causa de idade para altos cargos em outros órgãos internacionais, além do aproveitamento de pessoas próximas para trabalhar na estrutura do polo aquático da CBDA, inclusive omitindo os nomes das pessoas no site da própria CBDA. Mas para complementar quem responde cível, criminal e com os órgãos de controle do dinheiro público é realmente o Presidente da CBDA portanto ele tem que cuidado mesmo com quem usa o dinheiro da CBDA.
Lembramos e mencionamos que sempre foi amplamente divulgado que a estrutura da CBDA era perfeita, sendo que o seu comandante em chefe era professor doutor de universidade pública com MBA em gestão esportiva, portanto não havia necessidade de nenhum debate ou mudança de estrutura. As tentativas de mudança como a Associação de Polo Aquático, Liga Polista, etc eram sempre ridicularizadas e de ponto rebatidas. Lembro que em resposta a criação falecida Associação foi criada uma Comissão de Clubes de Polo Aquático que englobava todos os clubes, inclusive um de seus membros foi ou deve ser ainda a Diretora que ajudou a acabar com o polo aquático do Tijuca Tênis Clube. Qualquer idéia nova era combatida com escárnio e deboche pelo status quo do polo aquático. Há última idéia renovadora foi a criação da Coordenação de Polo Aquático em Rios, Mares, Lagoas e etc, perguntamos quanto custa esta nova estrutura?
Ambiente ruim na seleção, porque uns recebem por "fora" e outros por dentro? A remuneração de qualquer atleta ou trabalhador é única e exclusiva relação pessoal que envolve no caso do atleta e o seu clube. Dizer que alguns recebem por fora e isso contamina o clima da seleção é de um primarismo tosco e sem sentido. Nos parece informação da cúpula do polo aquático da CBDA que infelizmente a outra mídia comprou sem razão. E a propósito se existe como se afirma e todo mundo sabe o pagamento por fora, pergunta-se: Como é contabilizado pela CBDA? Como os atletas recebem? - Dinheiro vivo, depósito em conta corrente, cuidado atletas com a receita federal para recursos financeiros não declarados, se previnam, porque como sempre impera no polo aquático brasileiro o atleta é sempre cupado.
Agora tendo em vista que a outra mídia está tão preocupado com a política de remuneração dos atletas porque ela não questionou os atletas escolhidos e validados pela própria CBDA nesta última relação do Bolsa Atleta, em que fizeram parte jogadores que já não merecem estar por diversos fatores, atletas que mereciam entrar nao entraram e atletas de categorais de base que não tinham necessidades financeiras e conseguiram as referidas bolsas atletas. Dizer que a CBDA não se envolve na escolha e liberação do Bolsa Atleta, que tudo é pela internet é acreditar que existe ética no polo aquático brasileiro. Primeiro nos torneios adultos a CBDA aceita até que 25 atletas sejam escritos pelos clubes. Sim 25 atletas, que são duas equipes completas com o banco completo, na verdade uma equipe terá doze atletas, mas participaria sem problemas pois como sabemos é difícil a substituição do goleiro. E para que serve isso para todo mundo, a saber: Os clubes quando tem dinheiro e a diretoria está com disposição política de investir ou tem um patrocínio forte por trás para trazer, no caso brasileiro geralmente na Taça Brasil Adulto Masculino, inumeros jogadores estrangeiros que estão iniciando seu período de férias, e vem ao Brasil mas com espírito de férias do que competição. Mas já ouvimos: dirigentes tanto de Clubes quanto da CBDA, árbitros, técnicos e jogadores: "é muito bom trazer atletas de fora, o nível fica melhor"; "voce vê que o jogador estrangeiro não reclama como o brasileiro"; "é uma honra comandar fulano de tal" e "é ótimo jogar com e contra sicrano". Sabemos que na Argentina basicamente existe duas competições de adulto e o número de equipes parecido como o Brasil, será que eles importam jogadores somente para estas competições como no Brasil? Li a declaração de um jogador da seleção brasileira depois do jogo da fase de classificação em que o Brasil ganhou por um gol apenas (já estava configurando o que iria acontecer na final): "A Argentina está bem arrumada e trouxe dois jogadores da Europa." Com certeza são argentinos que jogam na Europa, e qual a novidade ou vantagem disso? Quantos jogadores brasileiros ainda jogam ou jogaram na Europa, e o blog também em contato com pessoas que atuaram na Europa pode afirmar que hoje no Brasil existem jogadores que recebem mais (e o Euro é uma moeda forte) que um jogador mediano europeu. Imagine esses dois argentinos...
Mas voltando aos vinte cinco inscritos qual a vantagem para alguns atletas? Aí é a única vez que este blog concorda com a outra mídia: O estrangeiro ganha a Taça e o brasileiro sempre com a nossa alcunha de malandro, esperto e tal ganha o que mais interessa a ele: dinheiro via Bolsa Atleta. Mas ressaltamos que como tudo no polo aquático brasileiro, isto tem um chefe, mas tem uma matilha em volta que se fecha para defesa do atual status quo da boquinha existente, inclusive criando e-mail para mandar anonimamente (atitude que criticam quando liberamos comentários anonimos aqui no blog) para denegir pessoas que como dizem as pessoas de má indole "nao fecham com a gente".
É atletas a culpa é de voces, quem manda praticar um esporte, em que as pessoas tem medo de perder o emprego que os mantém ligado a essa estrutura que nos causa isso:
Hijos nuestros
imprime
envia
compartir
texto
Argentina le ganó de visitante a Brasil y repitió el título 2010.
Argentina está recuperando su predominio sudamericano en el waterpolo, como hace 60 años, cuando de la mano de Osvaldo Codaro se les ganaba seguido a los brasileños que contaban con un tal Joao Havelange. Ayer, de visitantes en Belem, fue triunfo por 9-6 para retener el título conseguido en Medellín 2010. Ahora irán al Preolímpico mundial de Edmonton (Canadá), desde el 1º de abril, por uno de los cuatro lugares en juego.

16 comentários:

Anônimo disse...

Depois do pre-olímpico o salvador croata deve voltar a sua terra, a menos que algo muito improvável acontça.

Anônimo disse...

o pessoal do RH vai adorar conversar com o Goran essa semana. Ele não sabe nem passar treino direito, ele arregaca com os caras. Pelo amor de deus, alguem tira ele de la.

Anônimo disse...

MaIs! Não Mas

Anônimo disse...

Uma correção. Não é bi-vice. Na colombia fomos bronze. A final foi Argentina x Colombia

Anônimo disse...

Hijos nuestros
imprime
envia
compartir
texto
Argentina le ganó de visitante a Brasil y repitió el título 2010.

Argentina está recuperando su predominio sudamericano en el waterpolo, como hace 60 años, cuando de la mano de Osvaldo Codaro se les ganaba seguido a los brasileños que contaban con un tal Joao Havelange. Ayer, de visitantes en Belem, fue triunfo por 9-6 para retener el título conseguido en Medellín 2010. Ahora irán al Preolímpico mundial de Edmonton (Canadá), desde el 1º de abril, por uno de los cuatro lugares en juego.

En el certamen femenino, las chicas perdieron en la definición con Brasil por 17-8. Y el equipo de nado sincronizado se colgó otra medalla plateada. Así, Argentina cerró su cosecha en el Sudamericano con un total de cinco oros, 13 platas y 13 bronces.

Anônimo disse...

Será que é preciso dar nomes ? Será que existe alguém que não saiba quem são os destruidores e DILAPIDADORES do nosso polo-aquático ?

Wânia

Anônimo disse...

Tem uma ex atleta,ja da selecao , super conecida, foi contemplada na bolsa atleta 2012. Isto e ' uma vergonha!!!

Emir disse...

Prezados, ninguém pode culpar os atletas. Ao que me parece é que existe é uma incoerência nos valores distribuídos aos atletas e acho que foi isso que foi veiculado no outro site. Quanto ao Sr Goran, já não é de hoje que reclamam de seus métodos de treinamento. Bem, acredito que existam pessoas responsáveis e interessadas em verificar e qualificar essa metodologia, pois além do Sr Goran temos outros técnicos que fazem parte da Comissão Técnica brasileira. Se sua metodologia é contestada por atletas e pessoas ligadas ao pólo, parece que não é pela sua Comissão Técnica, portanto, não se pode crucificar apenas ele. Se os dirigentes da CBDA não enxergam o que há de errado, quem vai estabelecer o que é certo? Sobre o Bolsa Atleta, é óbvio que como muitas outras coisas que acontecem no país essa é mais uma sem fiscalização. A maneira como é distribuída também precisa ser revista, etc e tal. E assim vamos seguindo nosso caminho. Sem planejar, sem se estressar e sem ganhar mais um Sul Americano.

Anônimo disse...

Enquanto o câncer (a família toda) não for extirpado, o polo aquático não vai evoluir no Brasil.

Lucas

Anônimo disse...

O culpado e o comandante que enviou oa soldados para a emboscada

Anônimo disse...

Infelizmente o Polo Aquatico é o unico esporte que consegue ir para tras.

Anônimo disse...

o problema não é um atleta ganhar mais que outro, o problema é um TREINAR menos que o outro.
O polo aquatico brasileiro tá uma bagunça! tudo errado, se nós tivemos um pouquinho só de pressão de mídia, já teriamos alguns escandalos, podiamos até ir pro Fantastico

Anônimo disse...

O problema é que o Goran é o "todo poderoso". Ninguem pode se meter no trabalho dele. O resto da comissão fica babando ovo

Anônimo disse...

Só a POLÍCIA FEDERAL salva o polo aquático brasileiro.
INVESTIGAÇÃO JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mazzoti

Anônimo disse...

Por favor não cubram o sol com a peneira.Esta seleção não terá sucesso nem com os melhores tecnicos do mundo.
Os dois jogadores que recebem mais para jogar foram dispensados na Espanha porque não AGUENTARAM O TREINO DURO,e agora vivem embromando nos treinos daqui.O resto da equipe que diga-se de passagem é muito esforçada, mas não tem grande talento e já deu para perceber que chegaram ao seu limite máximo,isto incluindo as novas ''promessas''.
Se uma equipe cria a oportunidade de ter 15 homens a mais e só consegue dois gols, mais uma vez me desculpem,só mesmo transfusão de sangue nestes jogadores.

Anônimo disse...

nao convoquem o guilherme e o bernardo do fla,levem o filhinho do amigo que sai para jantar com o treinador...vergonha!!!!