sábado, 1 de outubro de 2011

Admitindo superioridade dos EUA, Brasil vai ao Pan para brigar por prata no pólo aquático

O clima não é de “derrotados”, mas tanto a seleção brasileira de pólo aquático masculina como a feminina estão cientes de que uma medalha de ouro no Pan-Americano de Guadalajara é tão improvável que pode ser considerada utópica. Com a tradição a seu favor, os Estados Unidos têm um time mais forte, por isso dificilmente vão deixar escapar o lugar mais alto do pódio no México e, junto com ele, a vaga na Olimpíada de 2012.

Assim, as equipes brasileiras preferem admitir que vão ao México em outubro em condições apenas de brigar por um segundo ou até mesmo um terceiro lugar. No caso da seleção masculina de pólo, que foi vice em 2003 e 2007 perdendo a final justamente para os Estados Unidos, o desafio será bater o Canadá, outro forte rival, para poder fazer frente aos estadunidenses em mais uma decisão. Na hipótese considerada por eles mesmos “surreal” de baterem os atuais campeões, o objetivo do Pan-Americano terá sido plenamente atingido: o ouro e a inédita vaga olímpica para o ano que vem.

“Não existe clima de ‘já perdeu’, mas é bem difícil (conquistar o ouro no Pan). É uma visão realista, os Estados Unidos estão em um patamar acima do nosso. Então a probabilidade de disputar o primeiro lugar é pequena”, disse o coordenador técnico do pólo aquático na CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), Ricardo Cabral, em entrevista ao ESPN.com.br.

Mas a tarefa da seleção masculina no México não será nem um pouco fácil. Com a tabela da primeira fase já definida, o Brasil acabou caindo no mesmo grupo dos Estados Unidos no sorteio e, classificando para as semifinais em segundo lugar, a probabilidade de enfrentar o Canadá valendo uma vaga na decisão é grande.

No feminino, o quadro é ainda mais complicado. As meninas do Brasil terão, pelo menos, três adversários fortíssimos no Pan-Americano de Guadalajara e a briga real para elas será pelo bronze. Com Estados Unidos e Canadá despontando com bastante superioridade em relação a outras equipes, o time de Cuba também poderá fazer frente às brasileiras na competição e tornar a conquista de uma medalha ainda mais difícil. Outro que poderá surpreender será o próprio dono da casa. A seleção mexicana naturalizou oito atletas dos Estados Unidos para a disputa do Pan neste ano e promete dar trabalho aos adversários.

“No femino, o México também vem forte. Eles naturalizaram oito americanas que vão jogar agora no time. Sem falar em Canadá e Estados Unidos, que investiram bastante no feminino e têm um nível bem acima dos outros. O Brasil vai brigar pelo bronze com Cuba e México”, resumiu Ricardo.

O sorteio dos grupos também não aliviou a tarefa das meninas. Ao lado do Canadá, México e Venezuela, o Brasil terá dois de seus principais concorrentes à medalha pela frente já na primeira fase e, se não classificar em primeiro lugar, poderá enfrentar os Estados Unidos nas semifinais.

Mas, enquanto o Pan-Americano não chega, o Brasil segue sua preparação para aquela que está sendo considerada a principal competição do ano. Tanto o time feminino, quanto o masculino, usaram o Mundial de Xangai, que aconteceu em julho, como um campeonato preparatório para o Pan e agora iniciam a fase final de treinamentos fora do país. Os meninos, comandados pelo técnico croata Goran Sablic, irão passar quinze dias no país natal do treinador fazendo treinamentos específicos juntamente com outras equipes da Croácia, que é uma potência no pólo aquático mundial.

Já a seleção brasileira feminina também terá um período intensivo de treinos fora do Brasil, mas irá para a Califórnia, nos Estados Unidos. Elas embarcam na semana que vem, ficam duas semanas treinando e depois voltam para continuar os trabalhos aqui. No dia 16 de outubro, os times masculino e feminino viajam para Guadalajara para disputar o Pan-Americano, que começa para o pólo aquático no dia 23.

Veja os grupos e a tabela do Pan de Guadalajara para o pólo aquático brasileiro

MASCULINO
Grupo A: Colômbia, Canadá, México e Cuba
Grupo B: Argentina, EUA, Trinidad y Tobago e Brasil.

23/10
EUA x Trinidad y Tobago
Canadá x México
Argentina x Brasil
Colômbia x Cuba

24/10
Colômbia x México
EUA x Brasil
Canadá x Cuba
Argentina x Trinidad y Tobago

25/10
EUA x Argentina
Canadá x Colômbia
Trinidad y Tobago x Brasil
México x Cuba


FEMININO
Grupo A: Venezuela, Brasil, México, Canadá.
Grupo B: Porto Rico, Argentina, EUA, Cuba.

23/10
Argentina x EUA
Brasil x México
Porto Rico x Cuba
Venezuela x Canadá

24/10
Venezuela x México
Argentina x Cuba
Brasil x Canadá
Porto Rico x EUA

25/10
Argentina x Porto Rico
Brasil x Venezuela
EUA x Cuba
México x Canadá

postagem retirada do site: www.espn.com.br - por Renata Mendonça - 08/09/2011 - às 14:51 horas

Nenhum comentário: