sexta-feira, 1 de julho de 2011

Agências de marketing atacam basquete brasileiro

RODRIGO CAPELO
Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP
Em 30/06/11 as 10:05

Entre a elite do basquete brasileiro, representada pelos clubes que integram o Novo Basquete Brasil (NBB), principal torneio da modalidade no país, está virando praxe contratar agência de marketing esportivo para gerir o departamento de marketing. Até entre equipes que ainda não estrearam na competição, essas empresas já surgiram.

A quarta edição do campeonato deverá ter a participação das finalistas da Super Copa Brasil da temporada anterior, espécie de segunda divisão do basquete: Liga Sorocabana e Tijuca/Locanty. Ambas ainda precisam comprovar musculatura financeira à Liga Nacional de Basquete (LNB), mas já têm agências contratadas.

O Tijuca Tênis Clube, sediado no Rio de Janeiro, terá todo o marketing administrado pela Garra Marketing. A empresa foi criada pelo grupo Gaia, com atuação no setor petrolífero, para explorar o mercado brasileiro de marketing esportivo, e o basquete da equipe carioca será o primeiro projeto de expressão nacional.

"Começamos a conversar logo que o Tijuca conquistou o direito de subir para o NBB, e então ficou decidido que faremos toda a gestão do marketing do clube no basquete", explica Romulo Macedo, gerente de marketing esportivo da Garra. O contrato firmado possui três anos de duração, com possibilidade de extensão após esse período.

A Liga Sorocabana, por sua vez, firmou acordo muito similar. A Imagem e Ação, com atuação voltada para a área de produtos licenciados e passagens pelo futebol, no qual já foi parceira do Santos em algumas atividades, será responsável por produzir e organizar todos os produtos desenvolvidos pela equipe de basquete.

Embora a captação de patrocínios siga sob a responsabilidade do clube, presidido por Rinaldo Rodrigues, a agência terá poder para criar não apenas souvenirs, como mochilas e canecas, mas o programa de sócios-torcedores do Liga Sorocabana. "Tudo isso estará pronto em breve", conta Thiago Portiolli, diretor da Imagem e Ação.

Ambas as equipes ainda não confirmaram participação no campeonato nacional. Embora a LNB já tenha aprovado a questão estrutural dos dois clubes, eles ainda têm de comprovar que terão condições financeiras de disputar o nacional até o fim. A tendência, no entanto, é que sejam incluídos sem grandes problemas.

Logo após o término da terceira edição do NBB, vale lembrar, o Winner/Limeira acertou parceria com a Market-in, atual responsável por gerir o departamento de marketing. Outra equipe que também conta com empresa terceirizada para administrar a área é o Univille/Joinville, com a VO2 Marketing. As agências, enfim, chegaram ao basquete.

O basquete nacional em termos de campeonato estava há cinoc anos atrás, numa fase bem parecido com que o polo aquático tem há mais de 15 anos, uma mudança na mentalidade e novas idéais, já se percebe o avanço para retomar o segundo lugar entre os esportes, apenas atrás do futebol. Até o Tijuca Tênis Clube que está quase acabando com o polo aquático de cmpetição, investe é claro no esporte que dá retorno e visibilidade na mídia.

20 comentários:

Anônimo disse...

Marketing? Tecnicos que não podem frequentas curdos internacionais poraue falam e escrevem mal o portugues,tecnicos que se apresentam de chinelo e até mesmo sem calçado na borda. Tecnicos que só gritam e nãp passam informações. Tecnicos que são ate processados por tratar semetica os seus atletas,jogadores que não se apresentam para a premiação conforme determinado e para serem apresentados estão sempre de cara amarrada,jogadores(a) que insistem em trocar de roupa na frente de todos se achando..,torneios realizados a noite na penumbra e comsis testemunhas na arquibancada,tecnicos que acham que reciclagen é so reaproveitar papel,tecnicos que sabem tudo, Como o proprio Goram disse ,só se salva a arbitragem,mas para isso não é necessário marketing.

Anônimo disse...

nunva vi tamanha imbecilidade junta...e para elogiar unicamente a classe de arbitros só pode ser um deles.....jogador de cara amarrada na apresentacao? e daí?? o que tem a ver?........tecnico de chinelo? logico...no dia a dia é de chinelo mesmo...pais tropical, esporte na piscina...na hora do jogo bota o uniforme...reclama do qualidade do portugues e nem sabe se expressar ou apresentar argumentos logicos...e ainda se apoia no goran para elogiar a classe....um cara que tem a pior das posturas e sai pra bebedeira com os atletas...que logica de pensamento é essa. Deixar arbitro obtuso escrever dá nisso...uma meia duzia(nao todos, mais especificamente os puxa sacos do chefinho) de arrogantes, sem cultura que se dispoem a qualquer coisa por umas migalhas...qq dia aparece um deles no fantastico com a doutor...

Anônimo disse...

Só se salva a arbitragem ? Como, se é justamente essa arbitragem, comprometida e sem credibilidade, um dos fatores que mais contribui para que o pólo aquático não tenha aceitação nem de público,nem de mídia , de ninguém ?

Cláudio(pai de atleta)

Anônimo disse...

Ja vi que você não é do meio. Os arbitros Brasileiros apitam até final de Liga Mundial...

Anônimo disse...

Apitam ??? Uma coisa esporádica, política e vc quer tratar como se fosse um hábito. Faz-me rir e se identifica. Eu posso não ser do meio, mas não levo e não me utilizo do meio.

Cláudio

Anônimo disse...

apitam?? se esta de sacanagem.
o unico que apitava era o Patelli para fazer media com o Brasil.
ja que nem time tem, entao coloca um juiz neutro...

Anônimo disse...

Ainda tem cara de pau defendendo a arbitragem!
E o nepotismo, não vai aparecer ninguém pra defender?

Rezende

Anônimo disse...

a nossa arbitragem é fraca, mas em relacao a america latina esta dentro do aceitavel. o que acontece é que quando esta turma vai apitar um torneio fora do Brasil só apitam jogos de segunda linha, ou jogos sem valor em alguma classificacao. a postura que estes mesmos arbitros tenhem em torneios internacionas é bem diferente quando estao apitando aqui no Brasil. isto é lastimavel.
Agora voces podem ter certeza pior sem eles....

Anônimo disse...

Eu vou . Eu aprovo esta idéia !!!!!!
Penedo

Anônimo disse...

A arbitragem do Brasil não fica fora de uma Olimpiada enquanto a seleção e quanto a nivel cultural, nem se compara. Todos os arbitros são formados e trabalham em sua área, ninguem esta provisionado e nem com diploma comprado. Falar da competência do Goran chega a ser um absurdo. O cara esta anos luz na frente dos tecnicos daqui.

Anônimo disse...

depois desse comentário,digamos,pífio ou absurdamente sem moralidade,o que os técnicos estão esperando para liquidar essas pessoas absurdas do esporte?Gente,isso só acontece no polo aquatico e no Brasil.Estou realmente envergonhado de fazer parte desse circo.Escolhi o esporte certo no lugar errado.Vamos tomar providencia pessoal,a partir de agora e nesse site,o outro, não coloca comentários q vão contra a cbda,devemos começar já,não pare flu,pinheiros,pelo amor de deus...Não se vendão por salários pquenos a cbda para viajar sem estrutura,condições de treinamento e ainda ficar em ultimo lugar.Deixem somente os cubanos nessa,chapini,caneti,angelo,vcs não precisam disso!!!!!!Eles estão esculaxando vcs,usando e denigrindo suas imagens e ainda recebem migalhas por isso.Vcs estão sendo vergonhosos igualmente a eles se não pedirem uma retratação ou algo parecido.

Anônimo disse...

A verdade doi?

Anônimo disse...

O que o Goran fez até agora???

Anônimo disse...

deve doer tanto que não param de postar (arbitragem),isso só prova q vcs são pequenos e precisam das migalhas de arbitragem...salário pequeno né!!!!!mais vcs estão certo é pouco o q tem ,por isso acredito q fazem essa vergonhosa atitude.Aproveitando a oportunidade,gostaria de pedir a colaboração dos amantes do polo para no próximo campeonato levar 2 reais cada um para ajudar a arbitragem,estão necessitados dessa ajuda,Grato!!!!

Anônimo disse...

2 reais? Para que? Pelo que sei os arbitros são formados e trabalham em suas areas. Já os outros sem jogo não tem nada.

Anônimo disse...

O Cláudio e o Rezende são a mesma pessoa ? É aquele meio corcunda do flamengo ?

Anônimo disse...

Me diz um árbitro q apita por amor ao esporte,q tem amizade com a comunidade em geral.Com certeza para os técnicos formados,essa deve ser sua unica fonte de renda,são assalariados com carteira assinada q trabalham em instituições dignas de honra.
O q leva um árbitro q nunca jogou polo sair de cabo frio ou adjacencias para apitar,ou outro q é chamado de cheroso,enfim...apitam por migalhas e o pior,tem q puxar o saco do C,isso deve ser desqualificante.Por isso sou a favor de dar chances para os árbitros novos,vamos nos mobilizar para q essa nova geração venha com outo pensamento,natasha,sansev,carlos,2 meninos de sampa,moreninho do rj,tem uma galera com vontade de se socializar com o meio.Mais uma vez peço para q caneti,angelo,chapini,carlinhos,betão,duda não aceitem mais essas pessoas,esses cargos na seleção não são mais dignos de honra,são dignos de miséria de espírito e amor ao esporte,quem conhece vcs,sabe q são muito mauior do q isso.Precisamos q vcs mudem!!!!

Anônimo disse...

quero ver quem tem corragem de apitar e so por o pessoal novo e voces reclamarem ,nao tem comportamento para tal fica em casa ,tem que ter sim pessoas nova mais sempre com alguem mais antigo junto ,e vc que fala nao deve saber nada de arbitragem .
tem pessoas sim com vontade e amor ao esporte ,falar e facil

Anônimo disse...

por favor não me deixem discutir sozinho, venham comigo, deixem os Cs de lado, não aceitem cargos na cbda, vamos para a rua, vamos levar cartazes, vamos tentar outra vez levantar a associação de pólo, vamos nos unir, vamos rezar, vamos .....espera aí, calma, calma!!!! camisa de força não!!!! eu vou sozinho, eu vou sozinho!!!cadê meu remédio!!!eu amo o pólo, eu amo o pólo, fora o Cabral, fora o Goran, fora todo mundo.....

Anônimo disse...

Analfabeto