sexta-feira, 1 de julho de 2011

Presidenta Dilma não gosta da Cartolagem, A melhor notícia do dia


A melhor notícia do dia vem do Blog do Juca quando ele, hoje, escreve que


“Mas a presidenta Dilma Rousseff é menos maneirosa que o ex-presidente e não simpatiza nem um pouco com a cartolagem.”


Certamente a Presidenta Dilma não tem o desejo inesgotável de aparecer que tinha o seu antecessor. Lula adorava bajulação e deslubrava-se a cada momento em que a cartolagem ía cobrir-lhe de mimos e salamaleques.


Dilma, tenho a impressão, é mais centrada e não de deixa levar pelos sorrisos escancarados e trejeitos da cartolagem.


A Copa e a Olimpíada, juntas, se não houver rígido controle dos gastos públicos, poderá ser o maior escândalo financeiro da história do Brasil, com consequências tenebrosas para o país. Aliás, até agora, essa parece ser a escrita, bola cantada desde sempre por aqueles que se preocupam com a dinheirama que jorrará dos cofres do governo para subsidiar os dois eventos.


A Presidenta Dilma pode mudar isso. Se ela quiser encarar a questão de frente, pode começar por exigir que as prestações de contas das entidades desportivas que recebem dinheiro a rodo do governo seja feita de forma mais eficaz. E que ao se achar coisas erradas, haja efetiva punição. Muitos dos votos do TCU têm sido desalentadores.


Dilma pode renovar e arejar o esporte nacional, a começar por defenestrar o seu próprio Ministro do Esporte, altamente comprometido com o que há de pior na cartolagem nacional. Orlando Silva é Ministro não pela sua competência, mas pela quota partidária. Não entende nada de esporte. Em anos de mandato tem sido incapaz de estabelecer uma política pública e duradoura de um esporte massificado e social.


Dilma pode alterar as leis esportivas, exigir que licitações sejam feitas (o Decreto que regulamenta a Lei Piva manda que o COB licite tudo o que comprar, sem exceções. Mas é o tipo da “lei que não pegou”). Pode mandar ao Congresso nacional projetos de lei que vedem as reeleições indefinidas para federações, confederações e comitê olímpico (não é inconstitucional, não!). Ou pode, simplesmente, dizer que as entidades cujos presidentes ficarem mais de oito anos no cargo, perdem direito de receber qualquer centavo de dinheiro público.


Tomara mesmo que a Presidenta Dilma não goste dessa cartolagem ruim. E que atue para mudar isso.


Postagem do blog de Alberto Murray Olímpico de 30/06/2011

Nenhum comentário: