sábado, 11 de junho de 2011

Gringos trocam férias por torneio de 5 dias e turismo no Brasil

Os clubes paulistanos Paineiras (azul) e Hebraica (amarelo) disputam jogo da Taça Brasil na quinta-feira

Um grupo de estrangeiros de dez nacionalidades desfruta nestes dias das piscinas aquecidas de São Paulo a convite de clubes do país.

São 14 jogadores e três jogadoras de polo aquático das principais potências mundiais que tiveram passagens, hospedagem, alimentação e outras mordomias, como carro à disposição, bancados por clubes que disputam os cinco dias de Taça Brasil.

O campeão olímpico Dani Ballart foi convidado a jogar no Brasil pelo companheiro de seleção espanhola Daniel Cercols

A competição acaba neste domingo, no Paineiras do Morumby, e é a segunda em importância no calendário, atrás da Liga Nacional, que dura três meses.

Por outro lado, é a que atrai os melhores atletas devido à invasão gringa, que neste ano bateu recorde de participantes, inclusive com um campeão olímpico, o espanhol Dani Ballart, 39.

"Venho para ajudar os jovens. Já ganhei muito. Aqui, é de coração", diz o atleta, que se aposentou da seleção espanhola em 2005 e defende a Hebraica nestes dias.

Propositalmente, a Taça Brasil passou a ser organizada no mês de junho para coincidir com o primeiro mês de férias das ligas europeias.

O espanhol Daniel Cercols joga pelo segundo ano consecutivo a Taça Brasil pelo Paineiras do Morumby
Assim, jogadores dos principais centros vêm ao Brasil sem receber salário, mas com custos bancados pelo clube.

"Nosso campeonato é de setembro a maio. Então, posso vir ao Brasil em junho. Neste ano, consegui até um torneio para jogar nos EUA, em julho. São como férias gratuitas. Depois, em agosto, eu descanso três semanas", explica o espanhol Daniel Cercols, 34, que desde o ano passado joga pelo Paineiras.

Ex-jogador da seleção da Espanha, o atleta profissional do Navarra passou praticamente todo este mês em São Paulo. Em contrapartida, jogou, treinou e deu clínica para crianças no Paineiras.

"Eles estão de férias. É uma forma de conhecerem o Brasil sem gastar e ainda fazer o que gostam", diz o diretor do Paineiras, Alejandro Pesoa. "Ganhamos com esse intercâmbio", completa o dirigente, que gastou cerca de R$ 10.000 para ter Cercols e o croata Angelo Setka no time.

O regulamento da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) permite apenas a inscrição de dois estrangeiros por equipe. Se não, haveria mais na Taça Brasil. Dirigentes e atletas dizem que há lista de espera entre os amigos europeus.

"Estão em plena atividade, mas não querem mais o ritmo de treino das seleções", diz o supervisor de polo aquático da CBDA, Ricardo Cabral.

Nesta época, as principais seleções estão treinando para grandes competições, como o Mundial, na China, a partir de 17 de julho. Já o Brasil, classificado, não sabe quando começa o trabalho.

OUTRO LADO

O técnico da seleção brasileira, o croata Goran Sablic, é voz dissonante quanto aos benefícios que a vinda de estrangeiros para a Taça Brasil traz ao país.

"O polo aquático do Brasil não tem grande ganho. Eles vêm fazer turismo", afirma o croata que também supervisiona a base do esporte há cerca de um ano.

Os jogadores admitem o turismo. Mesmo assim, são os destaques de seus times.

Para Sablic, o país poderia atrair estrangeiros de alto nível por mais tempo.

"O Brasil tem talentos, tem dinheiro, mas falta uma Liga Nacional maior. A Taça Brasil tem apenas alguns jogos. O que se pode aprender em uma semana? Nada."

Matéria postada no www.folha.com, nesta data, às 08:11 horas

4 comentários:

Anônimo disse...

se o proprio tecnico da seleçao nao gosta do evento ,manda ele de volta para a croacia ou paragay pois este croata parece ser falsificado

Anônimo disse...

eu li esta materia em sampa..
ela tem a unica intencao poltica!!!
uma vergonha... totalmente destorcida invejosa... isto foi coisa da turma da liga independente..
falsosss.

Anônimo disse...

tinha um Senhor de idade, que eu acho que se chama laranjinha, ou liminha, nao me recordo, mas tem nome em diminutivo de uma frutinha...
esta frutinha ficou o tempo inteiro no jogo fla x pinheiros fem na arquibancada provocando o tecnico do flamengo. uma vergonha esta atitude desta frutinha, so fez isto porque ele é quer o poder junto com o seu dotor metido a esportista, mas nao tem o aopoio do clube do referido tecnico. que baixaria..toma vergonha seu frutinha, vai pra casa jogar truco..

Anônimo disse...

esse gringo dizer que não se aprende nada deve ser maluco ou coisa pior. quem teve a chance de jogar com os estrangeiros por pelo menos 3 dias deve ter aprendido bastante