domingo, 27 de março de 2011

Reportagem no Jornal O Estado de São Paulo - Estadão

Mais do que Ouro

Para várias modalidades, não são somente medalhas que estarão em jogo em Guadalajara. A luta é para tornar real o sonho olímpico

27 de março de 2011 | 0h 00 - por Valéria Zukeran - O Estado de S.Paulo

Ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos é honra para qualquer atleta, mas para um seleto grupo a conquista terá importância ainda maior. Em algumas modalidades, o resultado em Guadalajara, em outubro, vai definir quem poderá realizar o sonho olímpico nos Jogos de Londres e quem precisará esperar mais quatro anos para ter nova chance ou engavetar de vez o projeto.

Jonne Roriz/AE
Jonne Roriz/AE
No Polo, medalha no Pan é vaga na Olimpíada

São 12 as modalidades que aliam medalha no pan com vaga na Olimpíada. O ouro garante triatlo, handebol, saltos ornamentais, hóquei sobre a grama, nado sincronizado, polo aquático, tênis, tênis de mesa e canoagem (algumas provas). Ouro ou prata classifica no tiro esportivo (fossa e skeet). Hipismo e Pentatlo têm vagas para os melhores das Américas do Norte, Central e do Sul. No caso do judô, os resultados no México valem para o ranking olímpico. O evento também será oportunidade para competidores do atletismo e da natação obterem os índices exigidos pelas respectivas federações nacionais e internacionais para ir à Inglaterra no ano que vem.

O desafio vai ser duro para o polo aquático. "A perspectiva realista é chegar em segundo... torcer para que o time americano fique entre os três melhores do Mundial (em Xangai, em julho), e a gente ficar com a vaga pan-americana", diz Marcelo Franco, jogador da seleção.

Para tentar elevar o nível dos nossos atletas, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) contratou técnico de um dos países top do polo, a Croácia. Goran Sablic assumiu o time no ano passado. Segundo os jogadores, ele tem contribuído para modernizar a parte tática e aumentar a resistência dos atletas na natação.

O treinador afirma que o material humano à disposição é bom. Mostra disso é que vários brasileiros defendem equipes europeias de ponta. A princípio, os atletas não têm nenhuma grande deficiência técnica ou física. "O que eles precisam é jogar." Segundo ele, a quantidade de partidas no Brasil é insuficiente e é preciso campeonatos longos."É preciso mudar a mentalidade. Aqui a prioridade um é o trabalho; a dois, estudo; a três é a família; a quatro a namorada; e aí vem o polo", aponta Sablic. O técnico sabe que isso é resultado de uma realidade diferente da europeia. No Brasil, os atletas não conseguem viver do esporte. Para o croata, isso precisa ser mudado.

Os jogadores brasileiros sonham. Gustavo Guimarães, o Grummy, jogou na Espanha e na Itália. "País profissional treina dois períodos e trabalha a parte física de forma um pouco mais longa." O goleiro Luiz Maurício está animado com a temporada 2011, com grande número de competições. "Janeiro teve o Pré-Mundial, vamos ter a Liga Mundial, tem o Mundial e o Pan-Americano em outubro."

Marcelo Franco afirma que intercâmbio com países de ponta é fundamental. "A gente é muito melhor do que a Argentina, por exemplo, mas ir para os Estados Unidos ou Europa é muito caro." "Precisamos treinar com os melhores, isso faz diferença", acrescenta seu colega de seleção Emilio Vieira.

Garantidos. De toda a turma de aspirantes a medalhas no Pan, os únicos que competirão tranquilos são os atletas do hipismo, os primeiros brasileiros a garantir vaga olímpica ao ficar em quarto lugar no Mundial de Kentucky, no ano passado. Atuar com o time B em Guadalajara seria uma opção, mas os principais cavaleiros do Brasil desejam defender a medalha de ouro obtida em 2007. "Posso dizer que eu e o Doda (Álvaro Affonso de Miranda Neto) vamos participar das seletivas para o Pan", diz o campeão olímpico Rodrigo Pessoa.

A CAMINHO DE LONDRES

Ouro no Pan classifica

Triatlo
Handebol
Saltos Ornamentais,
Hóquei sobre a Grama
Nado Sincronizado,
Pólo Aquático,
Tênis,
Tênis de Mesa,
Canoagem (algumas provas)

Ouro e prata
Tiro Esportivo ( Fossa e Skeet)

Por posição continental regional

Hipismo
Pentatlo

Por pontos no ranking olímpico
Judô

Por índice

Atletismo
Natação

Um comentário:

Anônimo disse...

que legal materia do polo na capa do jornal!