quarta-feira, 30 de março de 2011

Polo Aquático no UOL

Abaixo postagem do Blog do JOSÉ CRUZ de 27/03/2011 - às 19:35 horas, parceiro do TOUCA 14, sobre a real situação do polo aquático brasileiro, muito nos honra a o link no final da postagem que remete a ultima postagem sobre a ABPA (data da fundação/criação desta). E finalizamos com as palavras escritas pelo próprio José Cruz diz: "daqueles que, efetivamente, fazem o esporte, os atletas e técnicos."

Polo Aquático quer independência e pode criar Liga Nacional

O médico Jorge Pagura, diretor de Polo Aquático da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), afastou-se do cargo. Alegou dificuldade de tempo e, principalmente, seu envolvimento com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, onde é titular, além das atividades médicas que exerce. “Estar na Secretaria e continuar exercendo a minha profissão de Neurocirurgião ,torna escasso o meu tempo livre”, disse Jorge Pagura em mensagem que me enviou.

Crise

Coincidência ou não, seu afastamento ocorre num dos momentos mais difíceis das relações entre a modalidade e a direção da CBDA, presidida por Coracy Nunes. Enquanto isso, clubes, atletas e técnicos trabalham para a criação de uma Liga de Polo Aquático, instituição legal prevista na Lei Pelé (9.615/98).
Porém, para ter seus atos validados, a Liga precisaria ser reconhecida pela CBDA, que não está disposta ao divórcio. No mesmo rumo iriam outras modalidades, hoje congregadas na CBDA, como saltos ornamentais.

Liderado pelo Pinheiros e Fluminense e adesão de 80% dos praticantes de polo, cresce a movimentação para que a liga se torne realidade. Mesmo porque, a se confirmar essa tendência, a CBDA não terá alternativa, a não ser reconhecer a nova instituição, sob pena de ficar sem representante nos eventos internacionais.

O interessante é que a crise ocorre quando a modalidade passa a receber mais recursos – R$ 628 mil –, vindos da Lei de Incentivo ao Esporte.
Ao mesmo tempo, o pólo tem um técnico estrangeiro contratado em tempo integral o Croata Goran Sablic.

De qualquer forma, a resistência da Confederação de Desportos Aquáticos revela a determinação dos atuais dirigentes em manterem as rédeas do poder, mesmo contra a vontade daqueles que, efetivamente, fazem o esporte, os atletas e técnicos.

É o que chamo de “ditadura do esporte”, pois a pretensão de criar uma liga é instrumento legal e está de acordo com a legislação.

Para saber mais: http://www.touca14.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre achei este blog uma fonte de informação segura e seria. Para vocês não perderem esta condição perante a comunidade, solicito, por favor, que vocês verifiquem quais clubes realmente estão apoiando a ABPA e os que estão com a CBDA. Faça uma relação e mostre no blog.