sábado, 5 de março de 2011

O papel e a importância das ligas esportivas profissionais

Para ajudar no questionamento sobre a importância da Associação Brasileira de Polo Aquático:

As competições esportivas são atividades econômicas que geram grandes receitas financeiras nos países avançados e, agora, começam a crescer nos países em desenvolvimento. Nas duas últimas décadas o esporte se tornou um grande negócio nos Estados Unidos e na Europa.O esporte, como uma atividade profissional, é diferente dos outros segmentos corporativos. É a única indústria na qual a companhia (clube participante na modalidade) se beneficia tendo fortes competidores. Enquanto no mundo globalizado grandes empresas do mesmo segmento se fundem*, ou é adquirido pelos seus concorrentes**, no segmento esportivo o valor comercial das ligas será maior se existirem grandes equipes com forte equilíbrio técnico e competitivo. Ou seja, quanto mais equipes fortes existirem na liga, mais o valor comercial e de atratividade ao público será estabelecido.Em razão desse entendimento acima, e de acordo com Smith & June adaptado (1998), “as ligas não podem ser tratadas simplesmente como um negócio. Existem duas razões para isso. Primeiro, um clube esportivo representa consideravelmente mais em termos emocionais aos seus torcedores (clientes) do que na média dos negócios. Segundo, os clubes esportivos não têm as mesmas características de que nas maiores empresas dos outros negócios. Uma eficiente companhia comercial sempre buscará maximizar sua participação no mercado e em um mundo ideal quer se tornar um fornecedor único dos seus produtos ou um monopólio no seu segmento, mesmo que as dificuldades que serão na prática. A indústria dos esportes não pode operar nesses termos. É natural que todos os clubes queiram ter o maior sucesso, mas alcançando o monopólio das conquistas e troféus haverá o desinteresse dos espectadores e conseqüentemente dos patrocinadores. Deve haver um bom grau de concorrência ou não haverá razão para ser um clube esportivo. No esporte, atração de sucesso deve ser sempre equilibrada com o risco de fracasso”.Por essa razão as ligas existem. A palavra liga, especialmente nos termos esportivos, tem sido definida como; “um grupo de equipes organizado para competir entre os mesmos” (Newfield, 1997), mas a principal função é para promover e assegurar competição.As ligas têm uma função essencial no esporte: organizar a competição. Elas preparam o calendário, as tabelas dos jogos, organizam os árbitros, definem as regras e regulamentações, dentre outras atribuições. De acordo Caiger & Gardiner (2000), “As ligas também são efetivamente envolvidas com o lado econômico do esporte. As regras de comportamento dos clubes participantes são controladas e informadas pelas ligas com o objetivo de maximizar as receitas para o grupo. Em particular, esse envolvimento é para prevenir competição econômica entre os clubes e proteger o mercado de novos entrantes”.Finalizando, o maior método para maximizar o valor das atividades esportivas e gerar fortalecimento para seus membros é o sistema de uma liga. As estruturas de uma liga são de vital importância para o desenvolvimento na indústria do esporte. As mais atrativas competições de ligas são aquelas com um forte equilíbrio competitivo entre os clubes participantes, assegurando a incerteza dos resultados. Dessa forma, os clubes terão desafios para jogar, por todo o período ao longo da temporada, mantendo sempre o interesse dos fãs. Essa é a grande missão da Liga Nacional de Basquete através do Novo Basquete Brasil e que todas as equipes participantes têm que estar engajadas e comprometidas.
* TAM com a LAN Chile ou, no inicio dessa década, a Brahma com a Antarctica
** Itaú e Unibanco
Coluna de Marcelo Vido no site da Liga Nacional de Basquete
Currículo de Marcelo Vido: Como jogador de basquete, Marcelo Vido teve uma carreira vitoriosa nos clubes por onde passou e, também, na Seleção Brasileira. O ex-ala venceu títulos estaduais e nacionais, mas o título mundial com o Sírio, em 1979, é o que tem maior destaque. Com a Seleção, disputou duas olimpíadas (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) e três Campeonatos Mundiais (1978, 82 e 86). Após a carreira como atleta, Marcelo Vido, engenheiro mecânico e pós-graduado em gestão de negócios, se dedicou ao marketing esportivo, com pós-graduação na matéria pela FGV e mestrado em Administração Esportiva na University of Liverpool. Teve passagens pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e Atlético Mineiro até chegar ao Minas Tênis Clube, onde atua como gerente de negócios e marketing

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