sexta-feira, 4 de março de 2011

A ABPA já incomoda

Este blog e o blog do Fluminense: http://www.waterpoloflu.blogspot.com/, divulgaram em primeiro mão a cria´ção da Associação Brasileira de Polo Aquático. Primeiramente o blog do Fluminense publicou a primeira convocação da tão esperada Associação, e este blog o esboço do Estatuto.
Mas o que nos causa estranheza é que o blog do Fluminense recebeu uma nova convocação mais detalhada (conforme cópia acima) e como dito anteriormente neste blog a reunião agora será no dia 15 de março de 2011, não o início mas a real fundação da Associação, com todos os documentos legais necessários para que a Associação já comece a funcionar no dia seguinte.

CBDA prontamente divulgou, nesta data uma nota em seu site repudiando a criação desta Associação :

Nota Oficial 04/03/2011

"Rio de Janeiro/RJ - A CBDA esclarece à comunidade dos esportes aquáticos que, ao contrário do que foi veiculado em alguns meios de comunicação, não reconhece a criação da Associação Brasileira de Polo Aquático. A entidade entende que esta é uma iniciativa ilegal e sem propósito.
Em conversa com o presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho, o presidente do Esporte Clube Pinheiros, Sr. Antônio Moreno Neto, disse desconhecer os detalhes da Associação e a reunião marcada para o próximo dia 10 de março nas dependências do clube que preside. A presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Patrícia Amorim, também declarou que não tem conhecimento da criação da Associação.
A Confederação esclarece ainda que é a única entidade reconhecida pela Federação Internacional de Natação e pelo Comitê Olímpico Brasileiro para gerir o polo aquático em âmbito nacional e que sempre esteve aberta ao diálogo para idéias que visam o fomento da modalidade.
A CBDA tem investido fortemente no polo aquático e tem um programa de desenvolvimento de longo prazo que visa os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016.
Além do investimento com a contratação do técnico croata Goran Sablic e em tecnologia para desenvolvimento dos atletas, apenas em 2011 a entidade já mobilizou recursos para fazer frente às seguintes ações:

Janeiro – Pré-Mundial Masculino – Canadá
Fevereiro – Pré-Mundial Feminino – Brasil
Março – Sul-Americano Juvenil – Peru

Maio – Liga Mundial Masculina (FINA)

Julho – Mundial dos Esportes Aquáticos (Feminino e Masculino)– China

Agosto – Pan-Americano Júnior Masculino e Feminino – Em local a ser determinado

Agosto – Mundial Júnior Masculino – Grécia

Agosto – Mundial Júnior Feminino – Itália
Setembro – Treinamento para os Jogos Pan-Americanos (Masculino) – Croácia
Setembro – Treinamento para os Jogos Pan-Americanos (Feminino) – Estados Unidos
Outubro – Jogos Pan-Americanos – México
Novembro de 2011 a Janeiro de 2012 – 4ª Liga Nacional

A Assembléia Geral Ordinária, que reuniu os 27 presidentes das Federações filiadas na última semana, definiu o dia 12 de março para a realização de uma reunião com os clubes participantes da Liga Nacional de Polo Aquático para debate de idéias para aprimorar a competição. A Confederação volta a dizer que está aberta ao diálogo desde que dentro das leis esportivas vigentes no país.
Atenciosamente,
Coaracy Nunes Filho"

E na nota é dito que a CBDA considera a Associação é iniciativa ilegal e sem propósito. Ao analisar o Estatuto qualquer pessoa compreenderá que em termos legais e jurídicos a Associação não é ilegal, quanto a ser sem propósito, isto é, apenas um juízo de valor da CBDA, portanto a criação da ABPA é legal.

Nos parece que o Presidente Coracy Nunes está na verdade preocupado com a estrutura do polo aquático.

Então toda a captação de recursos e elaboração da Liga Nacional ficaria a cargo da Associação. E todo o resto: Seleções Brasileiras, Categorias de Base e Clínicas ficaria com a CBDA.
Portanto todo mundo fica contente, sem ameaças e perdas para alguns.

20 comentários:

Sergio Moraes disse...

Vamos rezar pra a ABPA dar certo e o polo entrar no seculo 21.

Anônimo disse...

Reunião na Presidencia sem o conhecimento do Presidente! Acho que o presidente vai ser ou o Genuíno ou o Ze Dirceu.
Abs
Roberto Cabral

sari disse...

Sabemos dos interesses da CBDA em gerir o esporte mas não se pode travar a quem quer que seja com a idéia de ajudar e segue a uma corrente que não entra em acordo com a confederação. Isso é a democracia!

Anônimo disse...

pergunte ao Sr. Coaracy como foi que ele entrou na cbda no lugar do Dr. Dinard!!

Anônimo disse...

na pagina esta dia 11 e vcs escreveram dia 15. Qual e o correto.

Anônimo disse...

CBDA esta com MEDO, principalmente certas pessoas que vao preder um pouco da mamatinha.

Anônimo disse...

10 x 1 como não vai dar em nada. pelo que soube os clubes já começaram a pipocar...manda quem pode e obedece quem tem juízo. colocar 20.000,00 na associação é sonho de verão que está acabando. o pinheiros tem uma baliza velha há mais de 10 anos e os tecnicos pedem bola a cbda. o fluminense implorou as bolas do evento do maracanã que iam ficar pra suderj......o paulistano nao conseguiu nem manter a equipe e perdeu o Rudá.....e por aí a barca vai.....no final quem tem dinheiro e manda e a cbda....pior que tem gente que começou a pipocar antes da panela esquentar...

Anônimo disse...

este Sr. sempre disse que o polo só lhe causa brigas, intrigas, e poucas medalhas!Porque entao nao dividir o osso??

Anônimo disse...

a gol pulou fora da cbda!
pro polo nao mudou nada!!!
nos nunca tivemos nenhuma
facilidade com esta parceiria.

Anônimo disse...

Vejo com bons olhos a chegada da ABPA.A ABPA,cuidando dos campeonatos nacionais e a CBDA, cuidando apenas das Seleções Brasileiras. Assim termos uma Liga nacional, bem mais organizada, com jogos apenas aos sabados. Duas perguntas eu faço, quem pagará a despesas dos times e como faremos com as equipes de fora do eixo São Paulo / Rio de Janeiro?

Anônimo disse...

So não consegui entender uma coisa. A ABPA vai fazer as coisas com i dinheiro da CBDA? Então para quer ter a ABPA? Com o dinheiro dos outros é fácil.

Anônimo disse...

acho que este movimento nao e'um movimento que esta partindo dos clubes. e sim de ex jogadores hoje em dia masters que deveriam primeiramente consultar os clubes sobre o interesse de participar desta ABPA! ai sim com o aval dos clubes criar esta liga.

Anônimo disse...

como dizia um certo tecnico de polo, este gerente vive de incendios. ele coloca fogo nas coisas, ai corre pro chefe, que nao sabe de nada.. e conta uma historinha e apaga o fogo! pronto resolvi mais uma. e assim vai ficando ficando....

Anônimo disse...

deve ser assim, a ABPA organiza a Liga com a estrutura da Cbda, A verba vai ser da ABPA que vai conseguir dinheiro para a Liga mas vai querer dividir com a Cbda. os clubes vão ter que contribuir com 20000,00 para participar da ABPA, só que os clubes não tem dinheiro. Afinal essa briga é para desenvolver o polo ou a briga é pelo poder? se for pra desenvolver o polo pra que onerar os clubes de imediato? Sei não sou mais a Cbda que paga tudo, além das viagens e seleções. subo minha aposta pra 20 x 1 como vai dar em nada e todos sairão com rabinho nas pernas e pra variar com pires na mão. até dia 11 de março subo as apostas....

Anônimo disse...

Por isso sempre digo que vcs são tendenciosos..Quando interessa vcs deixam todo mundo ser anonimo, agora, quando vcs não querem aí impera a censura...Igual a greve dos árbitros que vcs não foram atrás para apurar nem deram muita ênfase deixando aquele desrespeito com os atletas, pais e todos os envolvidos sairem sem o site dar informações reais sobre o ocorrido...Vcs devem sempre dar voz a todos e não quando convém...Por isso que até hoje vcs não gozam de muito prestígio dentro do meio e talvez por isso o outro membro do grupo tenha saído...Mas o mundo da voltas...

Anônimo disse...

respondendo ao Sr. Anonimo (dentre tantos que escrevem aqui), eu posso dar uma parte de como ele entrou...

e por favor nao me venham com a ideia de que estou defendendo fulano ou atacando beltrano...

nao vou entrar em meritos politicos e/ou organizacionais aqui...

seja quem for que fez a pergunta, pode me procurar qualquer dia de jogo, que eu esteja, se identificar, que direi uma parte do processo, com o maior prazer e paciencia... e com certeza posso falar melhor do que muitos que escrevem por aqui...

Jorge Fernandes

Anônimo disse...

Soube agora de primeira. Sabe quem pagou a taxa de arbitragem do torneio internacional do Pinheiros? A CBDA,porque o clube não tinha recurso ,e olha que não deve ter passado dos R$4000,00.Como diz um amigo meu: "querem fazer uma festa na casa do Coaracy,com ele pagando, mas sem a presença dele".Assim é mole.

Touca 14 WP Blog disse...

Sr último anônimo obrigado pela crítica. Realmente a greve de árbitros foi a pior coisa que aconteceu com o polo no último ano ahahahahahh. Nesta postagem estamos permitindo que os fracos como o senhor que não tem coragem de se identificar se pronuncie a favor ou contra a ABPA. Os fracos estão dos dois lados. E seu comentário dá para perceber que de lado o senhor esta. Realmente o mundo da voltas e a Lusitania entrega ahahahah

Anônimo disse...

escrevi aqui, me identifiquei, e até agora nada do comentário...

outra coisa,

me explique este termo "a Lusitania entrega" ... realmente nao entendi...

Jorge Fernandes

Anônimo disse...

Ao BLOG,
Primeiro gostaria de evidenciar que,somente os árbitros e dirigente de igual caráter, expõe as suas opiniões sem receio,medo ou seja lá o que for ,de se exporem.
Segundo , gostaria de dizer que (respeito a sua opinião) outras coisas foram péssimas no pólo aquático do Rio.
1- Jogos simultaneamente em locais diferentes( Público que já é mínimo se divide)
2- Jogos de categoria de base (infantil e infanto) sendo disputados durante a semana.
3- Jogos marcados as segunda feira ( os times não treinam sábado , domingo e competem na segunda- surreal)
4- Tecnicos que mandam jogador não voltar para marcar e ficam na “banheira”(para fazer artilheiro). Deve ser tática Hungara ou Croata.
5- Tecnicos que se apresentam na borda como se estivessem na praia.
6- Piscinas sem iluminação ,no mínimo regular para jogos (Se os árbitros quisessem ,vetavam todas elas).
7- Torcedores (pais ,exposas, etc..) extremamente mal educados e com comportamento não visto nem em” peladas” do aterro!
8- Tabelas sendo alteradas com menos de 24 horas e não sendo avisadas aos árbitros escalados com a devida antecedência.
9- Tecnicos que não se reúnem para discutir trabalho,(formas de treinamento,reciclagem, táticas etc....),e quando se reunem só falam mal dos árbitros e dirigentes,e isto dentro da Federação!
10- Clubes que contratam demais e não sabem o que fazer com os jogadores que ficam sem jogar ,desmontando assim outras equipes.(Depois acenam com mudanças de lei de transferência com empréstimos de jogadores)

Se quiser depois menciono outras dez coisas ruins do pólo aquático do Rio.
Abs
Roberto Cabral