segunda-feira, 7 de março de 2011

Esclarecimentos da CBDA

Recebemos e transcrevemos abaixo: e-mail da presidência da CBDA, em relação a criação/fundação da Associação Brasileira de Polo Aquático. Agradecemos a consideração da Presidência da CBDA com este blog. O mesmo não podemos dizer da estrutura abaixo da presidência que já poderia ter vindo ao nosso blog responder sobre a ABPA.

Esclarecemos que neste momento histórico do polo aquático, não postaremos comentários de anônimos, nesta postagem.

Este blog liberou em postagens anteriores sobre a ABPA, comentários anônimos que na opinião do blog não atingiam a honra pessoal (devemos destacar que teve comentários anônimos pró e contra a ABPA).
É uma pena que as pessoas não aproveitem esse momento para dar sugestões para o crescimento do polo aquático brasileiro.

REAFIRMAMOS QUE ESTE BLOG É DEMOCRÁTICO E ABERTO PARA CRÍTICAS , ELOGIOS, SUGESTÕES CONFORME REALÇADO EM NOSSA POSTAGEM : CORREÇÃO DE RUMOS.

E ESTE BLOG NÃO ACEITA EM RESPEITO AOS ATLETAS QUE O POLO AQUÁTICO SEJA CHAMADO DE ESPORTE DE SEGUNDA CLASSE, INCLUSIVE POR PESSOAS DE MANDO EM NOSSO ESPORTE E QUE SE DIZEM ENTENDIDAS.

Prezados amigos do Blog Touca 14,

Considerando a alta credibilidade deste Blog junto à comunidade do pólo aquático sempre comentando com a máxima imparcialidade os acontecimentos, mesmo os mais polêmicos, permitam-me colocar mais uma vez a opinião da CBDA sobre a criação da Associação Brasileira de Polo Aquático.
Para avaliar o trabalho da CBDA em benefício do polo aquático basta o leitor clicar no espaço do calendário de 2011 deste blog, que cairá no portal da CBDA, onde constam 38 datas de eventos, uma média de três por mês, na área nacional e internacional. No ano de 2010 criamos a Clínica Virtual de Polo Aquático, com a participação de técnicos e atletas da seleção brasileira. A iniciativa já formou mais de duas mil pessoas.
Sobre as críticas do senhor Lima, assinaladas na carta enviada ao Blog Touca 14, afirmamos que jamais recebemos uma carta de um clube filiado às nossas Federações descontentes com a organização dos eventos ou qualquer outra reivindicação que iremos sempre receber de forma construtiva para aperfeiçoar o nosso pólo aquático. Quanto a exposição de mídia, a CBDA fechou contrato de exclusividade de eventos com a Rede Globo e a Sportv até 2021. Em 2010 tivemos - através da Liga Nacional - dezenas de horas em transmissões ao vivo e de reportagens sobe o pólo aquático. Posso garantir que os nossos patrocinadores estão muito satisfeitos, principalmente o Banco Bradesco, que acaba de estender o nosso contrato até 2016.
Com este patrocínio realizamos a Liga Nacional sem qualquer custo para os clubes e se formos computar as partidas realizadas regionalmente e nacionalmente, vamos atingir um número de cerca de 650 jogos.
Sabemos que muito ainda há para ser feito, no entanto, acreditamos que o sucesso pleno não virá se não existir um diálogo construtivo e franco entre os clubes filiad os às nossas Federações e a CBDA.
Cabe um esclarecimento: procuramos o presidente do Pinheiros, Sr. Antônio Moreno Neto, que sempre prestigiou a nossa Entidade e o mesmo nos afirmou que o signatário da carta enviada ao Blog Touca 14 não está autorizado a falar em nome do clube, bem como não tem autorização de fazer quaisquer reuniões com o objetivo de subverter os poderes da CBDA.
Há dois anos lançamos a idéia de estabelecer dentro da CBDA um conselho consultivo, com a participação dos representantes dos clubes que praticam o polo aquático e de empresários que se disponham a colaborar também financeiramente com a modalidade. Infelizmente a idéia não se concretizou até o momento, mas esperamos que agora possamos levá-la a termo.
Finalmente já solicitamos ao nosso Diretor de Polo Aquático, Dr. Roberto Pagura, que marque uma reunião com absoluta urgência com os principais clubes para discutir a realização da Liga Nacional de Polo Aquático e para estabelecer parâmetros de trabalho na formação do Conselho Consultivo a ser integrado na CBDA, o que deverá ocorrer ainda no corrente mês de março.
Estamos com a consciência tranqüila, pois todos os recursos financeiros que obtivemos até agora foram provenientes do esforço próprio da Entidade. Salvo a colaboração que recebemos em 2009 do Banco Mellon para a criação da Liga Nacional de Polo Aquático, a quem apresentamos nosso reconhecimento.
Outro esclarecimento: no exemplo citado pelo denunciante, o Novo Basquete Brasil, ele omite que o movimento está plenamente integrado com a Confederação Brasileira de Basquete e quando no início havia pretensões de independência foi um fracasso total, com a desistência de clubes filiados a CBB.
Portanto reiteramos que estamos de portas abertas para receber quaisquer colaboradores para desenvolvermos em conjunto o nosso polo aquático. E ao mesmo tempo entendemos como totalmente improcedente as críticas maliciosas do denunciante, por descabidas e injustas.
Desejamos dar os parabéns ao Blog Touca 14, mais uma vez, por sua imparcialidade, porque desta forma constitui uma opinião valorizada e de alta credibilidade. Gostaríamos de assinalar que não pretendemos polemizar mais com quem quer que seja e pretendemos encerrar a participação da CBDA com os esclarecimentos acima.
Atenciosamente,
Coaracy Nunes Filho

4 comentários:

Anônimo disse...

Amigos
A ABPA vai deixar o polo nas regiões de lado é só voltar uns meses atrás e ver a proposta do fluminense (blog do flu) para a Liga 2011 que é a mesma da ABPA (paulista). pelo menos com a CBDA nós participamos da Liga e vamos participar outra ves em 2011. na proposta o Trofeo Brasil classifica os 08 primeiros para participar da liga e não tem etapa norte e nordeste e do sul que em 2010 classificou 02 times para jogar no rio. Atentenm para esse detalhe!
Marcio Santos-PE

Anônimo disse...

Desculpe a sinceridade , mas é gastar dinheiro a toa trazer equipes do nordeste para disputar campeonatos adultos , na ultima edicao tinha uma equipe com jogadores veteranos de 40 anos , qual o sentido ? o que melhorou ou o que mudou com as equipes do nordeste jogando campeonato adulto e perdendo de mais de 20 gols , o que aprenderam ? investir em jogadores adultos, nao vai adiantar nada , a cbda tem que investir e incentivar as equipes do nordeste em participar dos campeonatos de BASE , pq trazer time adulto so serve pra passar ferias mesmo.

johnny moura disse...

querido amigo "anonimo"..
nao sei por que voce sabe digitar pra criticar as equipes do nordeste e nao sabe digitar o seu nome!

na minha equipe, o NAUTICO que jogou a liga nacional, tinha apenas o alexandre de 38 anos e o renato de 30 e poucos anos, com excessao deles dois o mais velho do nosso time tinha 19.. nao to vendo essa equipe de 40 anos passando ferias no rio como voce citou.. eu por exemplo joguei a liga nacional com 16 ANOS!
entendo perfeitamente o lado de quem pensa assim como voce, "ahh, pra que trazer os times do nordeste??"
é verdade, podemos perder de goleada, nao saber nada de polo aquatico e outros defeitos que voce citou!
mais aqui, treinamos muito, corremos atras, e fazemos de tudo pra chegar o mais proximo possivel do nivel de rio e sao paulo..
verdade que perdemos de 22x3 pro FLAMENGO e de 13x3 pro botafogo! mais voce quer me dizer que nunca viu placares com essa extensão nos campeonatos dai? ja que voce entende tanto de polo, nao reparou que mesmo sem patrocinio, sem apoio o NAUTICO enfrentou todas as dificuldades e foi jogar o brasileiro sub19,e apesar da 8º colocação, tivemos bons resultados perdendo por 4 ou 5 gols.. com excessao do jogo contra o SESI!

A LIGA NACIONAL, foi super produtiva pro nosso trabalho aqui em fortaleza, sempre que participamos de campeonatos ai aprendemos MUUIIITOO ao jogarmos contra os grandes times! quem sabe um dia possamos conseguir diminuir a grande diferença entre os nossos niveis nao é?
agora se voce nao concorda em que times do norte nordeste participem da LIGA, troca o nome LIGA NACIONAL por LIGA RIO-SP..
por que com esse pensamento que voce tem de nao querer em que times daqui participem da liga nacional, o polo aquatico brasileiro nunca vai evoluir fora de rj-sp!!!

johnny moura

jefferson lima disse...

Caro anônimo, então pelo o que entendi, o pessoal fora do eixo RJ/SP deve ficar excluído para eternidade, num é? ou estou engando? O talento brota em qualquer lugar e se o pólo fosse pelo menos igual ao eixo Rio/SP no Brasil inteiro, teríamos uma seleção brasileira bem melhor e realmente brasileira! Meu time tinha 11 jogadores de categorias de base e tinha sim dois adultos acima dos 30. eu tinha até moleke 94 jogando a Liga. Mas o Tijuca tinha um excelente goleiro de mais de 40 anos. vc não tem noção como foi ótimo pra gente sentir a realidade de um jogo em alto nível no Brasil, pois os atletas voltaram sabendo que tem que melhorar muito mais seus fundamentos. O outro time de jogadores mais velho que você se refere é o Santa Maria-PE e que eu saiba não tem nenhum jogador acima de 40 como vc diz, a média deles deve beirar os 26 anos. Lá o pólo tá ressurgindo, e aos poucos surgirão atletas de base. Você não tem conhecimento de causa pra falar, deve ser por isso que não se identifica. E essa equipe de velhos que vc se refere, por pouco não se classifca pra 3º fase da Liga. O náutico com time de base sub-19 + 2 acima de 30, perdeu de 11 x 3 pro Botafogo e 22x3 pro Flamengo, e digo com toda sinceridade, ninguém tava tirando férias lá, focamos como nunca nossa participação na Liga! E outra, aqui no nordeste a gente aprende a ser homem desde cedo e se identifica nos comentários.

Jefferson LIma
Técnico do Náutico (CE)