terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Vamos começar de baixo, como o próprio croata falou

O relatório do técnico croata Goran Sablic caiu como uma verdadeira bomba no meio aquapolista brasileiro, mas ao invés de cada segmento do polo aquático, sair em defesa corporativa, e se cobrir de glórias passageiras. Eles não se unam e pressionem a CBDA, que no relatório recebe apenas uns arranhões, obviamente não poderia ser mais criticada pelo pessoa que assumirá a sua seleção adulta masculina, para que explique o porque o polo aquático, não é uma das modalidades das Olimpíadas Escolares Brasileiras (tem natação) e porque também não teremos polo aquático nos Jogos Mundiais Militares em 2011, que é quase uma Olimpíada Reduzida. Dizem que nos Jogos Militares Mundiais, os esportes são escolhidos por consenso entre o país organizador e o órgão diretor destes jogos, e que parece mesmo tendo o polo aquático na tradicional NAVAMAER, o Brasil solicitou a retirada, por não ter equipe que pudesse lutar por honrosa colocação. Lembramos que vários atletas de várias outras modalidades agora são militares temporários, com salário e vantagens previstas em lei, que certamente ajudaram nos treinos e competições, pois como disse o técnico croata, a culpa é dos atletas que não treinam. Realmente treinar sem nada em troca é difícil, pois se há verba ela some na atividade meio, quando deveria ser destinada em sua maior parte para atividade fim (que são os pobres dos atletas). Aliás esperamos que a CBDA divulgue dentro do compromisso assumindo em COPENHAQUE, de transparência: a divulgação do salário deste técnico, pois devemos lembrar que a sua contratação tem que passar pelo crivo do Minsitério do Trabalho, pois honestamente acreditamos que existe técnicos tão bons no Brasil quanto o croata.
"As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional. O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas (de 12 a 14, e de 15 a 17 anos) -, atualmente com nove modalidades (Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol). Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais. O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos nas nove modalidades e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. Somente na edição de 2008, somadas as duas etapas (com cerca de dez dias, cada), mais de 6.500 participantes de 1.689 instituições de ensino de 23 Unidades Federativas marcaram presença na Etapa Nacional. Nas Seletivas Municipais de 2008 na faixa etária de 12 a 14 anos, 1.869 Municípios realizaram seletivas onde participaram 18.660 instituições de ensino e 953.000 alunos/atletas. Na faixa etária de 15 a 17 anos, participaram 1.294 Municípios com 17.161 instituições de ensino e 988.000 alunos/atletasDessa forma, chegam à Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares as instituições de ensino que tiverem se qualificado na Seletiva Municipal e, posteriormente, na Seletiva Estadual.Se a sua Escola não participa dessas Seletivas (Municipais / Estaduais), procure informações nas Secretarias Municipais e / ou Estaduais de Esportes / Educação do seu Município / Estado e faça parte deste grande evento.As Olimpíadas Escolares, que integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil no país, são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB."
Texto retirado do site do COB apresentando as Olimpíadas Escolares

Opinião pessoal de Luís Fernando Scherma Reis

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Luis Fernando
Mais uma vez me sinto obrigado, não a rebater suas críticas, pois as mesmas me parecem, ainda, carregadas daquele "rancor" que lhe é característico na suas colocações. Aquele rancor que só enxerga, ou escreve, apenas os pontos negativos que ainda temos que melhorar e que estamos caminhando para isso. Escrevo, sim, para dar uma outra visão dos fatos. O polo aquáttico NÃO está nos Jogos Escolares, simplismente porque ele NÃO é disputado nos Jogos Escolares Estaduais, ou se é, é praticado por um contigente muito pequeno e NÃO representativo. Meu caro, infelizmente a CBDA não pode cuidar também de Jogos Estudantis, tarefa essa que cabe as Federações Estaduais.
Outro ponto importante a destacar é que o relatório do Croata foi elaborado para o Pinheiros e que somente ao tomarmos conhecimento do conteúdo, resolvemos publicá-lo. Não é de desconhecimento o fato que a CBDA está procurando um técnico estrangeiro para ambas categorias e que isso faz parte do Projeto 2016 entregue ao COB no último dia 30 de Novembro. Só para conhecimento, já tenho de posse mais de 10 currículos de técnicos que querem trabalhar no Brasil para 2016, e o fato do Goran já ter vindo pelo Pinheiros e ter mostrado seu conhecimento e competência levou a fazermos um convite.
Quanto o Mundial militar, notem que o exército está investindo nos esportes individuais, que são os que mais computam medalhas para o país. Fazer o polo aquático implica num planejamento organizacional, numa montagem de estrutura, importação e aluguel de equipamentos, que não justificariam o gasto elevado para não almejarmos de longe a disputa de medalha. Para sua informação os países do leste europeu já utilizam militares há muitas décadas em suas equipes. Quando estive pela primeira vez em Budapeste em 1987 a Seleção Brasileira jogou algumas partidas contra a equipes do exército.
Assim, caro Luis espero estar podendo oferecer uma outra visão, sendo de uma pessoa profissional da área do desporto, e que, graças a Deus, foi oportunizado de ter vivenciado os vários lados do esporte. O de atleta, o de técnico, o de árbitro, o de gestor esportivo e de quebra, pai de atleta.
Mais uma vez, NÃO se deixe levar pelo rancor, ou por algum outro sentimento, quando divulgar notícias.
Finalizando, o salário do técnico será pago pela CBDA, com recursos dos Correios e ou da Lei Agnello Piva, sendo, ambas, aprovados inicialmente através dos projeto apresentado e passando, como sempre, a prestação pelo Tribunal de Contas da União. Posso apenas informar que, já recebemos currículos muito fora de nossa realidade pedindo EUROS$10.000,00 mensais, mais casa, comida, carro e passagens aéreas. Se fossemos irresponsáveis como você parece insinuar já teríamos o nosso técnico.
Abs
Ricardo Cabral
Gerente de Polo Aquático

Jose Werner disse...

Lamento bastante a postura agressiva e apaixonada (portanto,sem razão)que esse site vem adotando nos últimos meses, não apenas em relação a CBDA mas contra tudo e todos que com ela estão envolvidos,direta ou indiretamente.Nosso Gerente Nacional de Pólo Aquático repassa e comprova com dados, quase que de forma imediata,todas as informações que são levantadas pelo site em relação ao nosso esporte;nosso Coordenador de Arbitragem tira todas as dúvidas que são colocadas no site sobre os árbitros,sobre regras,sobre tudo,enfim, que está relacionado com a prática sadia da modalidade.E,mesmo assim,as colocações do site parecem insinuar que as coisas são feitas às escondidas,que existem sempre fatos que não podem ser revelados ao público,enfim,uma prática que não faz parte principalmente do caráter e das intenções dessas pessoas que hoje estão à frente do esporte na Confederação. Críticas bem fundamentadas,sugestões claras e construtivas,serão sempre muito bem-vindas por todos nós que tentamos elevar,cada um no seu espaço,o nível de nosso esporte.Que isso sirva de reflexão para um instrumento de divulgação tão sério e respeitado como o Touca 14.Abraços do amigo,
José Werner.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Touca 14 WP Blog disse...

Caro sr. Hélcio R. Siqueira (pai de atleta),

seu comentário foi temporariamente retirado, pois ñ conseguimos identificá-lo por completo. Por favor, nos informe qual o nome do seu filho, em que clube e em que categoria ele joga, que prontamente repostaremos sua opinião.
Obrigado.

JOÃO PEDRO ex-atleta disse...

A ideia de contratar um técnico estrangeiro é ótima,visto que os nossos não fazem nada. Sempre colocam um técnico de SP e outro RJ,então eles combinam levo tantos daqui e voce leva tantos daí. O tecnico do SP leva 5,6 do seu time e o RJ 5,6 também fora colocar filho de outros tecnicos que telefonam e pedem seu filho para ficar entre os 13. Porque não chamam o BRASILEIRO ex-tecnico da seleção dos EUA por tantos anos com ótimo resultados, o ROCHINHA, é caro, não podemos pagar, é incrível achar que para treinar uma seleção de um país importante como o BRASIL, queiram pagar um salário menor do que 10.000 euros.
Isso na Europa não é nada, o valor é bom para os técnicos brasileiros que não ganham nada ou os fracassados técnicos de CUBA, que se fossem tão bons seriam técnicos de seu país.
CBDA ,por favor ao esporte que eu pratiquei, gasta um pouco de dinheiro em profissionais de gabarito e não coloca um estrangeiro qualquer para dizer que colocou,e depois se der errado vão dizer que um tecnico de fora não resolve.
Agora uma pergunta?
por que não colocam todas as competições Estaduais do RJ e os Brasileiros para jogar no Parque Aquático do MARACANÃ,disseram que o aluguel mensal é de 5,000reis?
Um ótimo lugar para jogar, tem espaço , estacionamento,arquibancada.
A natação tambem não usa ,as competições são muitas vezes no clube do Olaria.
Se ninguem pode usar, então, tem que demolir mesmo um elefante branco.
falei muito , fui.