Como este blog defende ser uma tribuna democrática de sempre ouvir as versões da cada situação, e nunca aceitar comentários anônimos agressivos a qualquer pessoa, transcrevemos diante de importância da situação, comentário na postagem do nosso colaborador Helcio Brasileiro sobre a Liga Nacional de PólO Aquático, pelo Gerente de Pólo Aquático da CBDA Professor Ricardo CABRAL:
"Prezado Helcio,Sei que você é um entusiasta do pólo aquático e torce, assim como nós, pelo desenvolvimento do pólo aquático em um país de dimensões continentais, o que dificulta imnsamente o trabalho. Entratanto, tenho que vir a público e discordar, não de seu posicionamento, e sim, da forma como foi colocado.Em primeiro lugar, acredito que você não tenha acompanhado as ações que a CBDA tem desenvolvido. A I Liga Nacional de Pólo Aquático Masculino, na verdade, é o Campeonato Brasileiro de Pólo Aquático que está previsto no calendário de 2008, com uma roupa nova. A idéia era criar um " novo produto" ligado ao pólo aquático que apresentasse uma maior visibilidade e despertasse um maior interesse da mídia e de patrocinadores. Felizmente, o projeto foi bem aceito e conseguimos, já para o ano de 2008 um patrocinador. Os participantes da Liga, são os mesmos classificados pela Taça Brasil, conforme divulgado no Boletim 111/2008, para a convocatória da competição. Vale lembrar que esse é um primeiro momento, e se der certo (vamos torcer para isso), vamos para 2009 melhorar o formato de disputa, lembrando que a entrada de outros Estados, irá requerer uma demanda maior de verba dos patrocinadores e das equipes participantes.Não é, e nunca será nossa intensão de descriminar regiões do Brasil, inclusive isso foi colocado para os técnicos do Norte e Nordeste, durante a estada dos mesmos, quando convidados pela CBDA para o Curso Internacional de Pólo Aquático.Prezado Helcio, além dos Regionais Norte e Nordeste previstos em calendário, a CBDA está "revivendo" os Jogos da Juventude, ao realizar em Novembro próximo, na sua cidade, Fortaleza, o I Torneio Interfedarivo na categoria 1990 ( era 1991 os Estados solicitaram para uma maior adesão nesse ano, a mudança na categoria), com despesas de hospedagem e alimentação para 08 equipes pagas pela CBDA com recursos da Lei Piva. Os 13 melhores atletas e seus técnicos virão ao Rio ou São Paulo, para um estágio de 07 dias em data a ser definida. Isso faz parte do Projeto de Desenvolvimento da modalidade.Me desculpa Helcio, mas na sua vontade de querer melhorar o pólo, você esquece que temos limitações, principalmente, de ordem financeira. Tanto é que para esse primeiro Interfederativo, não estamos colocando as equipes do Rio e São Paulo, mesmo com faixa etária inferior, porque entendemos que as Federações iriam ter um custo grande para deslocar equipes de pelo menos 15 pessoas. Já em 2009, estamos pensando em uma solução. Convidamos Brasília e Paraná para compor as equipes participantes e, até agora, não temos notícias se os mesmos poderão (veja bem, não é querer) participar.Assim, Helcio, despeço-me colocando-me a sua disposição para um bate papo melhor. Só para quem não sabe, o Helcio foi meu atleta de pólo no Fluminense e admiro o trabalho que realiza em prol do nosso esporte."
Ricardo Cabral
Ricardo Cabral
PS.: Este blog discorda da não participação das equipes 93 do Rio e São Paulo neste Torneio Interfederativo, pois acredita que os pais, tanto do Rio de Janeiro quanto de São Paulo, aceitariam arcar com algum custo, bem como a federação cearense e mais o empenho do nosso colaborador HÉLCIO BRASILEIRO, surgiriam opções de hospedagem e alimentação. Portanto não geraria custos para a FARJ e a FAP.
3 comentários:
Na minha opinião está havendo um pequeno mal entendido. O hélcio quando postou diseo que a intenção não era defender nem criticar nínguém e sim continuar a discussão. Estive presente na clínica internacional de pólo aquático realizado em julho no rio de janeiro e todos os presentes entederam o projeto da Liga Nacional de pólo aquático, o problema é que não teve nenhum participante de brasília na clínica, daí o motivo de eles estarem meio por fora e terem mandando esse e-mail pro hélcio. Agora o fato deles n terem sido reprensentados acho q n foi culpa deles, pois já que os técnicos do norte-nordeste foram convidados e viajaram com tudo pago, a CBDA deveria ter convidado algum representante de brasília tbm, já que sabemos que lá eles se encontram hj em um nível até melhor que o nordeste, pelo menos nas categorias adulto masculino e feminina.
abraço.
jefferson lima
técnico do náutico atlético cearense
(www.leprentoswaterpolo.blogspot.com)
Caros Cabral e amigos do Touca 14,
com certeza sei, seja em aspectos técnicos, táticos ou históricos, muito menos de WP do que a maioria das pessoas que lêem o Touca 14.
Minha ligação com o WP foi dos melhores anos da adolescência, nos anos 80, quando tive o prazer de ter Ricardo Cabral entre meus treinadores no Fluminense.
Meu objetivo no espaço gentilmente cedido pelo Touca 14 é ser um canal de expressão para o WP dos outros estados fora do Rio-SP. Tudo o que fico sabendo é através dos meninos de Fortaleza e dos amigos de outros estados.
Da mesma forma acho genial que o Touca 14 abra direito de resposta total para todo tipo de situação, e fico muito feliz de ler a resposta do Cabral, com todos os esclarecimentos. Torço muito para ver logo tudo isso acontecer.
Ressalto que em consequência desta resposta, já recebi hoje emails de representantes de três diferentes estados, com considerações diversas. O importante é o debate.
Grande abraço a todos.
Hélcio
Ok. Então aguardaremos algum convite por parte da cbda chegar aqui no planalto, tendo em vista que a comunicação do polo aquatico ainda é arcaica, pois não houve contato com NENHUM tecnico, professor ou organizador de qualquer especie do esporte em Brasilia.
Postar um comentário