terça-feira, 12 de junho de 2007

O fim do pólo aquático brasileiro ? (Parte 1)

Jogos com pouquíssimos espectadores, competições sem nenhuma repercussão em qualquer tipo de mídia, campeonatos com poucas partidas, sendo essas de baixo nível técnico e, também como conseqüência disso tudo, pífias colocações das seleções brasileiras nas competições mundiais.
Tudo isso já vem fazendo parte do cenário do pólo aquático brasileiro há muito tempo e nada vem sendo feito para que essa situação seja mudada.
Agora surge no âmbito do Pólo Aquático carioca, um novo problema para que o pólo aquático continue na mesma inércia de sempre: a FARJ está falida, pois perdeu o patrocínio do Bingo da Praia, e mesmo assim graças aos "esforços da FARJ" estamos tendo todos os campeonatos estaduais, sim em amostras grátis, ah, com exceção do feminino que não vai ter nenhum campeonato estadual.
Mas a culpa não é somente do binômio FARJ x CBDA, para a falácia que diz que: o Pólo Aquático Brasileiro está morrendo? Não senhores, morrer não morrerá nunca, e não será porque os: atletas, e nós, pais de atletas, iremos salvar impunhando a cruz da resurreição. Senhores, sejamos honestos: o grande segredo da cúpula atual do Pólo Aquático é mante-lo assim, como uma espécie de animal de laboratório, que se contenta com uma dose mínma para sobrevivência e para futuros testes, sim, o famoso rato de laboratório. Não estou sendo agressivo e nem irônico e, infelizmente, constato que para a maioria desta cúpula -onde incluo: CBDA, Federações Estaduais, Dirigentes, Clubes e, tomara que eu esteja errado, até alguns técnicos - é excelente manter o pólo aquático no estado de paciente no CTI, isso mesmo no CTI como diz nosso companheiro Michel Vieira, anteporta do UTI. Pois daria trabalho, para estes indivíduos se o Pólo Aquático crescesse um pouco. Pois com este pífio crescimento surgirão novas atribuições que irão "atrapalhar" ou "complicar" o dia a-dia destes indivíduos.
Por isso leitores, o Pólo Aquático nunca acabará, porém é difícil vislumbrar em seu futuro algum tipo de melhora.
Dentro de alguns dias postarei pesquisa feita com dados reais do COB, que nos mostram que falência só ocorre, por falta de entrosamento e busca de novas fontes de incentivo para a nossa querida FARJ e CBDA. Já que estamos numa fase em que a própria federação reconhece sua falência e parece que a de São Paulo também não está muito bem das pernas, seria o momento ideal de tentarmos pelo menos buscar a independência financeira e administrativa para o Pólo Aquático Brasileiro. E por favor não me venha com comentários que é super difícil, que a estrutura não pode mudar, pois sendo assim voce estará com a cúpula e não com os verdadeiros heróis do Pólo que são os abnegados atletas, que se dedicam a treinos exaustivos para campeonatos realizados em UM FINAL DE SEMANA
Como disse anteriormente, na pesquisa que irei postar, será comprovado que, com todos os pesares, há dinheiro.O que não há é uma política que direcione esse dinheiro para o crescimento do pólo aquático nacional.

29 comentários:

Anônimo disse...

o polo ta acabando
ridiculo
campeonato paulista junior
4 times
que coisa feia


federaçoes divulguem o polo pelas cidades do interior ou outros clubes da capital pelo amor de deu

Anônimo disse...

Já pensaram em fazer algo por conta própria.

Quem sabe uma Associação, onde os pais poderiam trabalhar em conjunto.

Hélcio Brasileiro disse...

eu não vejo caminho que passe pela cbda e federações. infelizmente não vejo.

já que a fina não vai reconhecer outras entidades com tanta facilidade (é o que dizem pra não se criar uma confederação de polo aquático), e o wp sobrevive com migalhas do que sobra dos correios, então a solução a curto prazo é a cbda manter a sua agenda pífia e incentivar eventos independentes.

e aí vejo que pais e atletas podem se organizar e fazer. eventos locais são baratos. e mesmo eventos que envolvem custos de viagem podem ser programados. aliás, em setembro tem chapada!

parabéns por abrir o debate.

abs

Anônimo disse...

Hélcio,
surgem verdades que não podem ser provadas nem testadas em relação a autorização da FINA. Teríamos que pesquisar até que ponto a dita proibição é verdadeira. Em relação a migalhas dos Correios, você tem acesso ao balanço da CBDA? Não podemos garantir nem que recebemos as migalhas.

Anônimo disse...

infelizmente é a realidade do polo aquatico que eu to vendo,eu que volto,treino e paro fica dificil da gente conciliar com isto,voce vai ver que muitos jogadores vao parar de jogar até os 23 e 24 anos acabou...porque???nós temos que trabalhar,viver nossa vida,porque nao temos o apoio e ja dei muito sangue nesta agua desde novo e hoje to vendo como se nós tivessemos em estado terminal do cancer da federação que esta levando ao poço,os jogadores mais velhos ja nao tem nem mais prazer de jogar,mas eu continuo amando o polo aquatico e sou um cara que sempre procura ajudar os companheiros e ver todos crescerem no esporte,mas nao vejo o horizonte pra estes futuros atletas o jeito é todos eles irem pra fora e tentar a oportunidade de pensar um esporte de outra visaõ aonde voce ganha desenvolvimento,apoio,base e suporte pra mundo afora ,se todos os dirigentes tivessem paciencia de cuidar do doente,ele estaria curado e feliz em tudo que esta acontecendo de bom ,é isto fico profundamnete triste saber o que ta acontecendo queria se juntar aos demais pra um dia nos sorrirmos um sonho talvez que possa relembrar o prazer de ver uma bela partida emtodos jogos e todos felizes querendo fazer o que mais ama o POLO AQUATICO.....

Emir disse...

Hélcio, meu prezado amigo. Solução existe. Como disse no texto que publiquei no seu blog, falta mais dedicação, mais esforço. Ninguém vai bater na sua porta oferecendo emprêgo, vai? Muito menos dinheiro. Logo, temos que trabalhar. Confederação, Federação, Clubes, atletas, técnicos, ex-atletas, pais, todos unidos. Somente este esforço em conjunto poderá salvar o pólo aquático.

CacauGB disse...

Sou nova no mundo do polo aquático. Encaro tudo da forma como eu vejo o mundo.
Não se deve esperar que cai solução do Céu.
Falo sempre pro meu filho, acredite em Deus mas se voce não fizer um forçinha não acontece.
Pois bem , para os novos, digo infantis podemos fazer alguma diferença. Temos que tentar!
Galera eu acredito que a união faz força e não acredito na inércia.
Sou do tempo quem "esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer".
Gosto de participar e contem comigo.
Acredito que voces do blog já estão fazendo a diferença, uma onda e vamos sonhar!
Um abraço

Anônimo disse...

se serve de idéias construtivas, ai vai!!
tive na italia em genôva, e assisti a um jogo de infanto entre dois clubes.
1- tinha um juiz, uma mesária, e um delegado de jogo.
tive na california e assisti a um torneio feminino!
2- todos os membros de arbitragem eram voluntários. e ao final do torneio uma grande confraternização organizada pelos pais das equipes.
tive num mundial junior na australia, em que os pais dos atletas da seleção australia, pagaram toda a preparação dos seus filhos selecionados.
tenho duas filhas que jogam no exterior, onde o time faz tarbalhos
em super mercado, postos de gasolina, feiras, escolas, para arrecadar uns dolares para custear suas despesas.
um abraço.

Anônimo disse...

NÃO DEIXE O WATER POLO ACABAR.
-Não se faz nada sem dinheiro.
-O pólo tem que arrumar recursos.
-Como arrumar recursos se sua marca não aparece.
-Sem visibilidade não vamos a lugar nehum.
-Caro Helcio concordo com vc temos que fazer e deixar a CBDA de Lado.
-Primeiro passo é tentar arrumar maneira de mostrarmos nosso esporte.
-Tem ser feito um conselho gestor para tentar viabilizar o nosso esporte em horarios de canais fechados esportivos.
-Fechado uma grade de transmissão de jogos.
-Partiremos para arrumar o patrocinador do evento e dos clubes.
-Com sua marca esposta em horarios programandos.
-Saber em que andamento está a lei de subcidios fiscais.
-Montar um campeonato com representantes dos atletas, arbitros, técnicos.
-viabilizar o melhor local e hora para os jogos.
Esse é o começo de uma nova era no Water Polo do Brasil.
Vamos deixar as vaidades de lado nos juntarmos para que nosso netos possam desfrutar dos momentos plasticos desse esporte que já foi uma das paixões do João Havelange.


Atenciosamente torcedor apaixonado.

Hélcio Brasileiro disse...

- Luis Fernando, eu não sei se recebem as migalhas dos correios não. Sei que alegam isso. Tô esperando seu texto sobre o tema. Li um comentário teu sobre o assunto e achei muito interessantes as suas ponderações.

- Emir. Pois é amigo, eu não espero nada, nem foi o que eu disse. O que eu disse foi que não acredito em melhoria por parte da CBDA nem federações.

Por isso fizemos o Circuito. Acho que é um excelente exemplo pro Rio e SP. No Ceará participamos em dois anos pelo menos uns 20 eventos, 100% independentes, às nossas custas ou dos apoios que conseguimos.

Na Chapada teremos times de todas as regiões do Brasil. É o único evento desta dimensão no Brasil. Todos os juízes, todo mundo que trabalha e organiza é voluntário.

O Canetti e o último comentário resumiram bem o que penso: tem que fazer. Mesmo que não reúnam ninguém previamente para debates, vcs, com o poder de informação deste blog e dos outros, e com a vontade que têm, já podem reservar uma piscina e fazer um evento. Vamos ver quem vai.

Convida os clubes de sempre, e tb o pessoal da Escola Naval, do Municipal que é aí perto, vai que tem alguém treinando no América, Grajaú, vamos começar a abrir. É o que eu digo pro pessoal aqui: "não precisa luxo, precisa piscina, bola amarela e traves. O resto é lucro.

Quem esperar a CBDA e federações jamais verá o WP crescer. E tem mais: o esporte é viável. Podem ter certeza que é.

Abs

Anônimo disse...

Toda essa discussão é super válida.Na gestão presidencialista da CBDA,as diretrizes são traçadas pelo Sr.Presidente e seus supervisores as colocam em prática usando os recursos que lhes são destinados para tal.Com metade da verba direcionada para a natação,pode-se entender a penúria técnica em que as outras modalidaes se encontram.Um caminho para começar a mudar seria dividir em partes IGUAIS a verba dos Correios.Aí,sim,poderia se cobrar resultados porque a questão financeira,em parte,estaria resolvida.Por outro lado,procurar verba privada não seria inviável,desde que fossem apresentados projetos claros e simples,só para começar.Estamos em um país pobre,onde a maioria dos empresários luta para fechar o mês antes da contas acabarem.Por isso,os recursos precisam ser muito bem aplicados.Não há como dispensar o suporte da CBDA nem das federações,só não se pode depender infinitamente dos recursos que elas posssuem para se fazer as coisas.Existem maneiras baratas e eficazes para se mudar isso.É só arregaçar as mangas e parar de reclamar.Como disse um amigo meu "O vencedor planeja,decide e realiza.O perdedor reclama,acusa e dá desculpa".Precisamos decidir o que queremos ser para depois conseguirmos fazer aquilo que queremos.

Anônimo disse...

Com a chegada do Pan do Rio 2007,na qual a cidade respira esportes. podiamos realizar um grande torneio; independente chamado Mini-Pan dos clubes.
A idéia já está lançada, vamos arregassar as mangas, e pau na obra.
Temos essa parada, para realização do pan.com a inscrição de times, poderiamos até ajudar no treinamento, da seleção Junior que vai ao Mundial.
Acho que já está mais do que na hora de começar esse movimento em prol do Polo aquatico.
Estou aguardando................................Já começou .................

Anônimo disse...

Gostei da idéia do Canetti e do torcedor apaixonado, prestem atenção está começando a surgir novas idéias, só que não podem deixar ficar somente em comentários.
Acredito que a maioria dos técnicos devem ter algum projeto em particular que gostariam de realizar para o polo aquatico.

Porque não colocar em pratica?

O 1º passo seria espaço, um Clube para realizarmos um encontro para Técnicos, pais e atletas.
Tenho certeza que dará certo, basta começar.
Qual o clube que vcs acreditam ser ideal para este encontro?

Hélcio Brasileiro disse...

Genial a idéia do PoloFla.

O momento do Pan tem que ser aproveitado para dar visibilidade ao WP, seja em algo nas arquibancadas, seja em um evento paralelo. O momento é imperdível.

Abs
PS. acabei complementando o que escrevi aqui com um texto lá no www.poloaquaticoceara.blogspot.com

Anônimo disse...

Que tal se concentrar no torneio da Chapada?, Tudo mundo se encontrar neste lugar para poder lançar um manifesto e um projeto
para o wp brasileiro? Partecipaçao
de todas as categorias feminino - masculino, um evento em um cenario natural como poucos no mundo e´tudo que a emprensa quer.
Apoio a ideia do Canetti, os pais precisam colaborar!!!!! Mao no bolso!!!

Anônimo disse...

Sugero que se faca um link neste blog para esta problematica!!!!!
Para nao disperdiçar todas estas ideais !!!!

Anônimo disse...

sobre os outros esportes aquaticos,
gostaria de lembrar um fator importante:
1- por exemplo, todo o material que os nadadores usam é comprado pelos pais. pé de pato, elasticos sunga de força exame de lactato, suprimento alimentar isotonicos, voc~e já viu algum jogador de polo com estes itens??
2- toda competição até a categoria de juvenil [14 anos} é custiada pelos responsaveis
3- treino no sabado, voce ja viu algum nadador ou nadadora de nado sincro faltar??
festas de confraternização, voce ja foi alguma de polo??
isto tudo no final soma!!! tenho certeza disto.
estou ai pra o que der e vier!!!
pode contar comigo.

Hélcio Brasileiro disse...

de fato esse debate não pode ficar restrito a poucos nos comentários. se quiserem transcrevo como está no nosso blog.

o canetti tem tocado em pontos bem interessantes. e olha que nisso o cara tem muuuuuuuuuuuuuuuuuita estrada.

eu não poso falar pelo evento da chapada, mas com certeza vou comentar com os organizadores. nosso sistema no circuito é assim: cada um organiza a sua etapa.

abs

Anônimo disse...

Canetti, queria um esclarecimento no tocante a seguinte parte do seu post:tenho duas filhas que jogam no exterior, onde o time faz tarbalhos
em super mercado, postos de gasolina, feiras, escolas, para arrecadar uns dolares para custear suas despesas.As despesas da equipe ou pessoais? Elas trabalham ou promovem algum eventos neste lugares? Sei que o normal nos EUA é o trabalho por hora. É isso.

Anônimo disse...

luis,
a universidade, que seria o clube daqui. faz uma parceria digamos, com a sendas, e os atletas passariam um dia promovendo o supermercado dando informações, apresentando produtos, empacotando compras, e no final o dinheiro ganho pela promoção iria para a equipe!!
lá é sempre equipe!! nunca pessoal.
um abraço.

Luís Fernando Reis disse...

Canetti, desculpe mas treino so sábado somente no Flamengo que tem piscina exclusiva, pois no Tijuca a piscina no final de semana é do corpo associativo, mesmo que fique vazio. Ao patrocínio concordo mas lembro que nem todos os pais estam numa situação financeira boa. Mas concordo que falta talvez um comprometimento de alguns atletas.

CacauGB disse...

Luis,

Voce mencionou somenteas piscinas do Tijuca e do Flamento, Tem a piscina do botafogo no Mourisco, vc não teria como conversar com o Angelo ou alguém que tenha acesso a ele.
A do gb está em obra,mas falando com com o Paulo Rogério quem sabe não arruma um horário. O Nado sincronizado vez em quando treina no sábado e/ou domingo. Isso quer dizer que tem possibilidade.
sds

CacauGB disse...

Luis,

Voce mencionou somenteas piscinas do Tijuca e do Flamento, Tem a piscina do botafogo no Mourisco, vc não teria como conversar com o Angelo ou alguém que tenha acesso a ele.
A do gb está em obra,mas falando com com o Paulo Rogério quem sabe não arruma um horário. O Nado sincronizado vez em quando treina no sábado e/ou domingo. Isso quer dizer que tem possibilidade.
sds

Anônimo disse...

UM ENCONTRO TEM QUE SER
MARCADO URGENTE


A idéia de um reunião é otima ! tem que ser um assembléia com pauta.
O que for acordado, tem que começar ser feito, mesmo que os tópicos sejam muitos. Os prioritários, vão ser logo feitos!
Senhores vamos fazer, sem se preocupar com comentários, dos que são contra a nossa união!
Lembre-se , o nosso presidente Lula. era um operário, hoje ele comanda um nação!
A UNIÃO FAZ FORÇA

Bugui disse...

Realmente todas são idéias boas e discutíveis. O congresso ou fórum também seria muito interessante e viável. Não deixemos essa idéia morrer.

Anônimo disse...

Acabo de assistir um anuncio do Panamericano no canal SPORT-TV com todos os esportes que representarão o BRASIL.
INFELIZMENTE NÃO TINHA NIGUEM DO
PÓLO AQUÁTICO

Mais uma vez ficamos para traz no sentido de divulgação do nosso esporte.

Anônimo disse...

Bom vejo que nem tudo esta perdido.
Já que temos pessoas que ainda se interessam pelo futuro do Polo Aquatico.
Esta faltando um Clube para este encontro.
CANETTI será que no Flamengo conseguiriamos este espaço, ou quem sabe Tijuca ou Fluminense etc.

Não podem deixar que este encontro se torne discurssão de quem fez ou deixou de fazer e sim de um começo para novas metas(objetividade).

Vai ser preciso no inicio de pessoas que queiram participar voluntariamente.

Assim que algum clube se disponha a ceder espaço, poderemos divulgar a data.

Vamos realizar a idéia do Mini-Pan sugerida pelo POLOFLA, será ótimo.

Estamos caminhando.

Hélcio Brasileiro disse...

É fundamental a pauta pra uma reunião.

E mais: precisa alguém que se prontifique dizendo "eu organizo" e ponha a mão na massa. Não necessariamente precisa ser num clube, pode ser no escritório ou mesmo na casa de alguém.

Mais importante do que ter muita gente, é ter pessoas com representatividade real em diferentes clubes. A partir de algo mais concreto, vai se criando outros eventos maiores.

E vamos usar os blogs na divulgação.

Boa sorte!
Abs

Emir disse...

Pessoal, o Luis Carlos, diretor do Flamengo, já está viabilizando uma data para esta primeira reunião. Assim q tiver a data exata informarei à todos.