domingo, 29 de julho de 2012

Entrevista com o Presidente da CBDA Coracy Nunes

O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, desembarcou nesta terça-feira em Londres para acompanhar os Jogos Olímpicos de 2012. Em sua chegada à capital inglesa, o dirigente fez declarações otimistas e disse planejar aumentar o número de atletas viajando para grandes competições em primeira classe - o que é ofertado pela entidade e por patrocinadores apenas para quem tem medalhas olímpicas.
Em suas declarações, Coaracy agradeceu a clubes, patrocinadores e ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. No entanto, a passagem de primeira classe no voo para Londres teria sido oferecida apenas para Cesar Cielo, único atleta das modalidades da CBDA a conquistar medalhas olímpicas - no caso, um ouro (50 m livre) e um bronze (100 m livre) nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
"Espero que (os atletas) voltem de (classe) executiva, eu pago. Se eles tirarem a medalha...", disse, assumindo o critério pelo bônus na Confederação e quase "dando" uma medalha olímpica a Thiago Pereira, que tem 12 ouros em Jogos Pan-Americanos. "O Cielo só vai de primeira classe. O Thiago... O Thiago, não. Agora, eu acredito que dessa vez vamos ter vários atletas andando de executiva", completou.
Apesar da regalia restrita, o dirigente máximo da natação no Brasil espera uma evolução nos resultados em comparação com as duas medalhas de Pequim - ambas de Cielo. Para isso, ele elogiou a estrutura oferecida às modalidades aquáticas, com um discurso no mínimo curioso.
"Não posso falar esse negocio de quantas medalhas. O que posso dizer é que nos preparamos muito forte para essa Olimpíada. Os atletas participaram de mais de 20 competições, fizeram quatro ou cinco treinamentos em altitude. Tudo que foi pedido a eles, foi entregue a eles", disse, indo além. "O que importa é a gente ter condições de oferecer aos técnicos e aos atletas as condições para fazer. Eu não tenho que entender muito de natação, de pólo aquático, nem nada. Eu tenho é que entender como arcar recursos para você viabilizar um treinamento de altíssimo nível como esse que foi feito aí", acrescentou.
Desembarcando ao lado de sua mulher no Terminal 1 do Aeroporto de Heathrow, Coaracy disse não ter tido tempo de conhecer as instalações do Crystal Palace National Sports Centre, local escolhido pelo COB para a aclimatação dos atletas do Brasil. Mesmo assim, sem verificar as condições das piscinas, elogiou o esforço da entidade na preparação olímpica.
"Não houve tempo para vir ver isso aí. Estávamos tratando da vinda da delegação, que nos deu muito trabalho. Mas estamos certos de que tudo que foi feito para eles foi o melhor. Nunca tivemos uma delegação de natação tão bem preparada. Tudo que os técnicos nos pediram foi feito. Os atletas estão reconhecendo isso em várias declarações à imprensa. Fico feliz. Essa preparação, que já é uma preparação também para 2016, foi muito forte e fez com que nós trouxéssemos a melhor equipe da natação brasileira", declarou.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esperamos que a CBDA, faça um minucioso relatório após o encerramento deste ciclo olímpico, demonstrando o indice de aproveitamanto dos esportes por ela gerenciados, em relação ao valor gasto.
Quanto ao orçamento deste período ela devia também publicar a prestaçãqo de contas que deverá fazer ao Ministério do Esporte e ao COB.