segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Será verdade?

America fecha parceria para desenvolvimento de esportes olímpicos

Postagem retirada do site do Sidney Rezende: www.sidneyrezende.com
Hélio Rodrigues | FutRJ | 18/01/2012 22h11

Foto: Hélio Rodrigues - SRZD

O America fechou nesta quarta-feira uma parceria com o Grupo de Professores de Educação Física (GPEF) visando o desenvolvimento de esportes olímpicos no clube a médio-longo prazo.

A sociedade entre ambos tem como finalidade o resgate de esportes que antes faziam parte do Rubro, como o tiro, o polo aquático e as lutas, como o judô.

Estádio Giulite Coutinho pode ser CT de alguma Seleção Olímpica, afirma mandatário

O presidente Vinícius Cordeiro ressaltou a importância do convênio. "Estou muito feliz de contar com esse aporte e espero que a gente possa sonhar o mesmo sonho juntos: o meu de cumprir o estatuto do clube, de tratar o esporte olímpico de igual forma ao futebol, mas que isso tenha viabilidade econômica. Tentaremos fazer com que o esporte tenha maior qualidade dentro do clube fomentado com profissionais de alta competência".

O mandatário americano ainda lembrou e divulgou em primeira mão que o Estádio Giulite Coutinho pode ser, sim, CT de algum país para as Olimpíadas, por acreditar que o local tem estrutura e condições suficientes.

Coordenador-executivo do GPEF, Roberto Alfaia destacou que o objetivo da parceria é muito mais que uma gestão de esporte. "É uma gestão desportiva, cultural e social. A gente visa trazer recursos e projetos, além do desenvolvimento olímpico para o clube", disse ao SRZD.

'Convênios como esses são fundamentais'

Foto: Hélio Rodrigues - SRZDRoberto Leitão, superintendente da Confederação Brasileira de Lutas
Associadas (CBLA) ficou empolgado com o projeto, por acreditar que a união lutas-futebol seja importante para o esporte. "Convênios como esses são fundamentais. Essa junção só traz coisa boa, positiva". Questionado pelo SRZD sobre o que pensa acerca da preparação dos lutadores para 2016, o especialista afirmou que as equipes estão se preparando, "mas que é necessário chegar verba".

Outro da mesma área de Leitão e esperança de medalha nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro é o judoca Victor Penalber (foto à direita), campeão pan-americano de Miami e

Foto: Hélio Rodrigues - SRZDmedalha de bronze na Copa do Mundo de Judô da Coreia do Sul em 2010. "Queremos sobretudo a volta do America como potência e o esporte é importante pra isso. O clube sempre foi patrimônio olímpico e queremos ajudá-lo a resgatar o prestígio".

Medalhista olímpico em 1984 no revezamento 4x200m nado livre, ao lado de Djan Madruga, Cyro Delgado e Marcus Matiolli, nos Jogos de Moscou, Jorge Fernandes também compareceu no evento. "Estamos presenciando uma iniciativa de um clube resgatando suas origens e retomando o rumo de captar atletas, de dar orientação. Não só formar atletas, como também cidadãos. Acho que isso é o principal. Estão com um conjunto de ideias interessantes, até inovadoras. É um projeto que tem tudo pra dar certo. Estamos aqui pra incentivar e ajudar pra que tudo dê certo".

Salvador Perrella, que foi coordenador geral de eventos e núcleos de base do esporte de alto investimento do Governo Lula, afirmou que, além de pioneiro, o trabalho visará sobretudo o desenvolvimento do esporte.

Foto: Hélio Rodrigues - SRZDAlém do mais, na cerimônia de assinatura de contrato, outro importante esporte lembrado foi o tiro. Sílvio Aguiar, treinador da Seleção Brasileira de Tiro com Armas Curtas e participante de dois Jogos além de 2 Pan-Americanos (conquistou 3 medalhas: duas de prata e uma de bronze), afirmou ao SRZD que a localização da sede do Sangue, como também é chamado pelos torcedores, na Tijuca, ou seja, num local próximo a muitas escolas, ajuda na captação de novos valores para 2016.

Fato é que a parceria trará benefícios para ambos e sobretudo para o esporte olímpico brasileiro.

8 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao América. Mais um exemplo que parceria pode ser muito bom para os clubes e para os esportes olímpicos. Será que o Tijuca não vai embarcar em uma dessas. Seria muito bom.

Anônimo disse...

Falei Tijuca, mas tb temos o Guanabara, que tantos atletas revelou para o polo aquático

Anônimo disse...

O Tijuca é forte em esportes olímpicos. Principalmente os que dão dividendos financeiros para a "diretoria", o que não é o caso do polo aquático.

Anônimo disse...

Pena que a piscina do América é toda rasa. A parte mais funda tem 1,5m de profundidade.

Anônimo disse...

ao penúltimo anonimo, 100% certa sua colocação...

e não sómente o pólo... estão acabando também com a natação... o Tijuca NUNCA se interessou, em qualquer tempo, ter equipes fortes, em qualquer modalidade...

brincam de incentivo aos esportes Olímpicos, na tentativa de pegar dinheiro do governo...

o que fez algumas vezes, formando time de basquete, era piada, como é piada o que está fazendo agora, novamente no basquete.

se esquece da base, não prestigia os profissionais que lá trabalham, etc.

já foi dos melhores clubes do RJ, nas décadas de 60, 70, 80 (parte).

depois que entrou este presidente, já na 1ª gestão, foi patética sua atuação frente aos esportes olímpicos, preferindo distribuir títulos e láureas a amigos, e amigos de amigos e puxa-saco de plantão.

brincava de ser presidente. utilizando a posição para benefícios próprios.

Anônimo disse...

Ao último anônimo :

O atual presidente do Tijuca , quando ingressou na diretoria do clube, era sócio de uma auto escola e apenas um carro, um fusquinha. Foi presidente 16 anos seguidos, ficou tres anos fora e voltou em 2010.
Hoje, e já há uma década, é dono de uma cobertura duplex no Barramares, prédio principal, de frente pro mar, Av. Sernambetiba, Barra da Tijuca.
Não estou insinuando nada, são fatos.

Emir disse...

Prezados anônimos, acho que ficar falando da vida alheia é feio. Se ele fez o que fez e faz o que faz foi porque os sócios do Tijuca o elegeram. Portanto, devem estar satisfeitos com sua administração. Quanto ao América parabéns pela iniciativa, mas tem que haver honestidade de propósito também, senão fica igual ao co-irmão. Quanto a piscina, se houver planejamento e se os envolvidos no projeto quiserem, podem propor alugar a piscina do Tijuca, já que só vai haver atividade durantre o dia para os associados.

Anônimo disse...

De minha parte, naquilo que puder contribuir de colaborar estou à disposição do Clube do América.

Sou tijucano aqui morando já há 23 anos, desde que casei, e para mim é um prazer e uma honra saber que o nosso América está investindo no Polo Aquático.

Tenho treinado no Maracanã, na piscina, e o América é bemvindo para nossa amizade e colaboração, na parte do incentivo aos atletas novatos e àqueles que vierem a defender as cores do clube.

Cordial Abraço.

André Nicolas de Campos.
Brow
Goleiro da Seleção Olímpica 1984