segunda-feira, 11 de julho de 2011

A verdade do técnico coreano no Volei Brasileiro

Foi publicado na mídia do polo aquático, como defesa da contratação do técnico croata Goran Sablic, uma comparação com o técnico coreano de voleibol Young Wan Sohn, afirmando que o então técnico do Minas Tênis Clube foi o responsável por uma mudança de cultura esportiva, e, a implantação de ações e fundamentos defensivos.
Neste artigo foi dito pelo autor, pessoa com grande saber acadêmico, militante há anos no mundo do pólo aquático em relação ao técnico Young Wan Sohn: "Primeiro porque trouxe um conceito novo e uma metodologia de treinamento não muito convencionais em nossa cultura esportiva, e segundo porque “obrigou” os técnicos brasileiros a mostrarem de uma certa forma que eles eram melhores. Se prepararam, mudaram conceitos, trabalharam mais duro, aprenderam e hoje estão aí entre os melhores e mais conceituados do mundo ."

Infelizmente este blog, que não entende nada de polo aquático, mas pode afirmar com base em sua vivência na época e com a pesquisa feita, que em termos de mudança de treinamentos, postura e etc, o técnico nada acrescentou à escola brasileira de voleibol. Sua metodologia de treinamento era baseada essencialmente no aspecto psicológico.

E a escola brasileira de voleibol é baseada em treinamento exaustivo dos fundamentos do voleibol (saque, "cortada", etc), parecido com o pensamento do nosso técnico que exige natação e chutes à gol (fundamentos do polo aquático)

A seleção masculina de vôlei ganhou a primeira medalha de ouro brasileira para um esporte coletivo brasileiro nos Jogos de Barcelona, em 1992. Oito depois da conquista da medalha de prata em Los Angeles, o "dream team" do Brasil encantou o mundo com muita garra e dedicação. A medalha, dedicada ao povo brasileiro, foi a prova da união da equipe sob o comando de José Roberto Freitas. A história do vôlei masculino nacional, porém, foi tão gloriosa quanto conturbada.

A primeira vitória internacional aconteceu em 1981 na Copa do Mundo do Japão. A equipe, orientada pelo técnico Bebeto de Freitas, conquistou o terceiro lugar e revelou nomes como William, Xandó, Renan e Bernard. Em 1982, esta mesma equipe ganhou o Mundialito do Rio e também a medalha de prata no Mundial da Argentina. No ano seguinte, os "meninos de ouro" venceram o Pan-Americano de Caracas.

O técnico coreano chegou ao Brasil, após o Mundial da Argentina de 1982, em que levou a equipe da casa ao terceiro lugar. Mas o Brasil já detinha três excelentes colocações. conforme demonstrado acima. Portanto e devemos ressaltar que ele foi realmente tricampeão brasileiro em 1984, 1985 e 1986, sendo que ganhou todas as três vezes fora de casa, ressaltando a sua grande qualidade de técnico que esclareceremos oportunamente neste artigo.

A Olímpiada de Los Angeles marcou a consagração do grupo, mas também revelou alguns problemas de fundamentos. Os famosos saques "Jornada nas Estrelas", de Bernard, e "Viagem ao Fundo do Mar", de Montanaro, não foram suficientes para derrotar a técnica e a torcida dos EUA. O resultado de 3 x 0, garantiu o ouro para os anfitriões.

Após a final olímpica, José Carlos Brunoro assumiu a seleção. Nos dois anos seguintes, o Brasil não se destacou em nenhum dos Mundiais. No ínicio de 87, durante o Pré-Olímpico de Brasília, Brunoro deixou o cargo e foi substituído pelo sul-coreano Young Wan Sohn. O time conseguiu ganhar a medalha de bronze no Pan-Americano de Indianápolis. No ínicio de 1988, uma nova crise abala a seleção. Os jogadores redigiram "o manifesto de Miami", pedindo a demissão do treinador. Sohn foi mantido no cargo e cortou as principais estrelas da equipe.

A saída do técnico coreano foi baseado em diversos fatores: Falta de diálogo com os jogadores e demais membros da comissão técnica, e principalmente sua grande preocupação e talvez a "melhor técnica que possuia", e que devemos ressaltar foi responsável pelo tricampeonato brasileiro do Minas Tênis Clube, o trabalho psicológico nos jogadores.

Transcrevemos as opiniões de técnicos e jogadores daquela época:

Técnico Bebeto de Freitas: "Minha maior frustração foi em 1988, na Olimpíada de Seul. Fui chamado para treinar a seleção 35 dias antes do primeiro jogo, depois que o técnico coreano chamado pela CBV (Young Wan Sohn) já tinha brigado com todos os grandes jogadores. Chamei o Bernardinho pra ser meu auxiliar e trouxemos de volta o William, Xandó, Montanaro, Amauri e Renan. Mesmo com pouco tempo para treinar, chegamos em quarto. Aquela foi a melhor seleção da década de 80, mas o Brasil jogou fora pela incoerência de chamar um técnico que não tinha qualquer conhecimento das pessoas envolvidas com o vôlei brasileiro. "

Ex-jogador Amauri: "Ele deixava a gente batendo bola e ia fumar."

Os resultados desapontando a torcida e Bebeto reassumiu o cargo. Nas Olimpíadas de Seul, em 88, e no Mundial do Rio, em 90, o time brasileiro obteve quartos lugares. Cinco meses antes da competição em Barcelona, José Roberto de Freitas começa a preparação dos atletas, que definitivamente consagraria o vôlei masculino brasileiro com um dos melhores do mundo.

E o incrível é que nas Olimpíadas de Seul, perdemos a medalha de bronze justamente para a Argentina, já sem o comando de Young Wan Sohn.

Seleção Brasileira de 1984: Amauri, Badalhoca, Bernard, Bernadinho, Domingos Maracanã, Fernandão, Montanaro, Marcus Vinícius, Xandó, Renan, Ruy, William.

Seleção Brasileira de 1992: Maurício, Carlão, Marcelo Negrão, Giovane, Paulão, Jorge Édson, Amauri, Janelson, Talmo, Tande, Pampa, Douglas.

Portanto este blog solicita ao nosso técnico Goran Sablic, que continue treinando e comandando conforme ele acha correto e certo.

Quanto aos técnicos brasileiros deveriam se manifestar em relação ao que afirmou o articulista: " Se prepararam, mudaram conceitos, trabalharam mais duro, aprenderam e hoje estão aí entre os melhores e mais conceituados do mundo."

10 comentários:

Anônimo disse...

Repare que o referido autor do texto, perdeu totalmente o credito junto a comunidade, tanto que seus "artigos" nem sao comentados no blog co-irmao! Nao vamos dar importancia, a quem se acha muito importante!

Anônimo disse...

Blog "co-irmão" ??? Blog comprado pelos irmaos metralha!

Anônimo disse...

não tenho nada a ver com briga de blog mas a história é que o Bebeto tinha perdido a medalha de ouro em 84 porque o time estava dividido Rio (bradesco) e São Paulo (pirelli) por dinheiro que estava aparecendo no início da profissionalização. Assumiu o Bunoro que largou também e indicou o coreano que ganhou em 85,86 e 87 pelo Minas com um trabalho diferente e com atletas que não eram de seleção fazendo inclusive do Pelé (porque era negro) um jogador mediano considerado até por ele mesmo, num exemplo de jogador da seleção pela dedicação. Quando assumiu o Ze Roberto ele fez uma limpa nos medalhões e venceu em 1992. A verdade é que a seleção era uma panela do Rio ( Bebeto e CIA) e de SP ( Willian, Montanaro e CIA que apoiavam o coreano). O Bebeto contribuiu para minar a seleção do coreano. É só para ilustrar sem querer botar lenha na fogueira.
Mauro ex-jogador volei do Botafogo e pai de atleta de polo

Anônimo disse...

Moral da estória: O coreano está para o croata assim como a panela está para espreguiçadeira.

Touca 14 WP Blog disse...

Senhor Mauro, acho que o senhor deveria ser na época bem novo no volei e se iludir como hoje deve se iludir como pai de atleta do polo.
Em 1984, como até hoje achamos a seleção brasileira de futebol de 82a melhor do mundo tendo como jogadores mediocres como: Waldir Perez, Luisinho, Serginho Chulapa, a de 84 do volei caiu na mesma armadilha que a seleção húngara de 1954 que a Alemanha armou. No volei em 1984, já tinhamos perdido um jgo para os anões da Correia do Sul (terra do treinador) e jogamos um jogo que não valia nada contra os EUA em que ganhamos de 3 a 0, jogo que depois o técnico americano disse textualmente que sabia que iria "perder", só servindo para ele marcar todas as jogadas dos brasileiros, inclusive o marcador na final foi 3 a 0 USA.
Além de ter sido a Olímpiada do boicote soviético que privou como no polo aquático várias das melhores seleções de volei.
Esa briga de paulistas contra cariocas foi posterior as Olimpíadas já em relação averbas de publicidae e etc.
Quem indicou o coreano, foi o Nuzman então Presidente da CBV.
Em 1992, já tinham sido passados 8 anos da de 84 e 10 anos do time da argentina vice campeão mundial, portanto não foi feita uma limpa e sim a mudança natural de jogadores.
Não brigamos Senhor Mauro e sim mostramos os dois lados de uma questão.

Anônimo disse...

Moral da estória parte II : Todo mundo vai ter sua panela, discutir isso é besteira pq os melhores sempre estarao presentes , ja aqueles que vao pra China a passeio fica de acordo com a preferencia do tecnico. Correto? O problema é : sera que vale a pena gastar tanto com um tecnico desses?

Anônimo disse...

Ao Blog
Eu joguei nessa época e participei de todo o processo. Não sei se vc participou dessa época como jogador. Lembro que existem muitas matérias positivas e negativas do coreano e pra quem quizer estão disponíveis no google.uma coisa é certa de que após os anos sem mágoas e rancores muitos acham que o coreano foi uma eperiência positiva e que acrescentou algo. serviu inclusive para movimentar os técnicos nacionais novos que apareceram.os técnicos brasileiros mostraram ser muito melhores porque foram desafiados.
Sobre o polo realmente sou novo no esporte pelo que vi até agora acho que os técnicos são meio acomodados. Me surpreende as instruções nos intervalos que estão mais interessados em gritar, ofender e dizer que fêz errado do que dizer o que o menino tem que fazer.na minha época de jogador já se fazia scout mesmo sem computador. filmava em super8 para passar depois.vejo técnicos no banco sem pelo menos um papel e caneta. não conheço o Goram mas as histórias são parecidas. ambos vieram pra cá porque criaram situação pra isso.vamos melhorar o esporte que meu filho escolheu.
Abços
Mauro

Anônimo disse...

Moral da estoria? estoria por acaso seria um Pais proximo a Istonia, ou letonia??
ai, ai ai....

Anônimo disse...

Chegamos no ponto chave de todas os comentarios do site, tem muita gente que fica tentando advinhar ou entao sofre de algum complexo mas nunca jogou ou se quer teve contato com a selecao, como o amigo acima, que apesar de ter jogado volei nao parece ter jogado na selecao, enfim, so quem sabe o que acontece é quem estava la, ai fica um monte de recalcado falando mal dos melhores jogadores que temos. Quem é bom joga nao importa quem è o tecnico! ou melhor o tecnico pede por favor pra vc jogar.

Anônimo disse...

quem faz scout na seleção brasileira?Quem planeja os treinamentos para campeonatos internacionais?quem compra materiais como cinto de chumbo,bola pesada,elástico,entre outros?Aonde está o Waly?Desculpa,o Mauro!!!!!