domingo, 31 de julho de 2011

Tudo bem com o polo aquático brasileiro masculino

Ao terminar o Mundial de XANGAI percebemos a grande necessidade, mesmo indiretamente da gerência de polo aquático da CBDA em tentar justificar o injustificável.

Através de prepostos, vem com as teorias que este Mundial, no masculino foi tecnicamente fraco, salvando apenas "o ressurgimento do polo aquático italiano". E que pasmem! Espanha, Montenegro ficaram devendo, e o Estados Unidos deram a nítida impressão de falta de jogos. A quem querem enganar com esta análise? Em relação ao Brasil, concordamos enquadrado no terceiro escalão do polo aquático, mas aí vem a pior das análises afirmando que o décimo quarto lugar, foi fruto, apenas da sorte (má sorte) nos cruzamentos do que uma real diferença técnica relevante, entre os países entre o nono e o décimo sexto lugar.

A que ponto querem chegar com essa afirmação? De que como sempre a CBDA está correta e o erro é de nós: atletas, treinadores, pais e etc. Ou que nõs não entendemos nada de polo aquático e não muita coisa mudar, apenas aceitar de Mundial em Mundial, de Olimpíadas em Olimpíadas, nossa pífia participação nos Mundias e nem a participação nas Olimpíadas.

Na primeira fase perdemos para todas as outras equipes, incluive o Japão (que já foi treinado pelo Professor Goran Sablic). Esse mesmo Japão ganhou duas partidas que não foram apenas sorte de cruzamento, a primeira justamente contra o Brasil e a segunda partida contra a Romenia, que podemos colocar como no segundo escalão do polo aquático mundial. Nas oitavas de final perdeu para a Alemanha (segundo escalação) pelo placar de 8 a 6 ( 3-3, 1-0, 3-2, 1-1), jogo duro, decidido nos pequenos detalhes. Portanto observamos o real crescimento do polo aquático japonês, fruto é claro de trabalho e planejamento. E o Japão talvez mantendo este planejamento e trabalho já alcance o segundo escalão antes de 2016.

Uma pergunta e o Brasil? Será caso tivesse ganho do própro Japão faria jogo duro contra Alemanha? Digo isso e não cobro dos atletas brasileiros, pois apenas são peças que nao sao treinadas, incentivadas e motivadas ao alto rendimento do polo aquático.

Não ficaremos aqui repetindo os problemas e sim o porque não adianta insistir com a atual gerencia da CBDA, pois não há um debate democrátco.
Imagino nossos treze atletas pdoendo usufruir essa estrutura que o Japão detem hoje. E no que vemos e ouvimos nos noticiários o Japão não está numa situação melhor que o Brasil economicamente falando.

18 comentários:

Anônimo disse...

O maiores prejudicados, como sempre, são os atletas, que não recebem o apoio que merecem, nem em termos técnicos, nem financeiros, e ainda são prejudicados pelas decisões estapafúrdias da diretoria da CBDA.
O cancelamento da participação na Universíade é um total absurdo, injustificável e inaceitável. Puro reflexo da falta de organização e de planejamento que campeia na Confederação.
O sr. Coaracy Nunes, que nunca deu bola para a modalidade, "matou" com uma canetada e uma desculpa esfarrapada a ida das jovens atletas, que até deixaram de estudar só para representarem o Brasil no torneio.
É por essas e por outras, que o pólo no Brasil não vai pra frente...
A esperança é que a renovação chegue também para os caciques...

Anônimo disse...

só para informar os amantes do Polo.
A participacao da natacao no mundial foi a melhor de todos os mundiais.
o que esta errado? Compare no seu clube o empenho de 1 nadador, e de um jogador de Polo. O que o nadador faz para melhorar a sua performasse, e o que o jogador de polo faz.
Polo é em equipe, por isto que quem se dedica ao Polo sofre. Porque a maioria dos jogadores de polo nao querem nada.

Anônimo disse...

Desculpe, mas a natação tem que dar graças a deus ao Cielo (que treina em USA). E das 4 medalhas de ouro, apenas uma prova é olimpica. Ou seja a natação não esta com essa bolta toda. Até pq apenas 3 medalharam.

Att

Roberto Andrade

Anônimo disse...

em roma foram 18 finais, em xangai 6.
a natacaoo foi bem???? e apenas 1 prova era olimpica

Anônimo disse...

bora nadar 7 mil por dia galera do polo!

Anônimo disse...

é verdade que o nadador precisa se dedicar muito. as provas são decididas nos milésimos. isso não quer dizer que os jogadores de pólo façam menos. ao contrário. pra jogar bem, além de habilidade, é preciso ter muita técnica e força. nossos atletas são um exemplo pois, além de se esforçarem enormemente, não tem qualquer facilidade como tem os nadadores. e ainda precisam conciliar trabalho e estudos com a prática do esporte. qualquer um consegue nadar. jogar pólo, definitivamente, não é para qualquer um. a natação recebe rios de dinheiro, e o pólo, praticamente, nada. o técnico goran slabic está implantando novos métodos e uma nova mentalidade, mas ele não pode fazer milagre sem verbas e um intercambio com equipes mais fortes. o volei só se desenvolveu quando criou uma seleção permanente, e só obteve bons resultados quando se organizou profissionalmente. não tem almoço grátis. ou a CBDA cuida do pólo, ou desiste dele, como parece ser o objetivo do "doutor" Coaracy. Enquanto o pólo for tratado como é, vamos continuar com esses resultados.

Uma liga independente e profissional, provavelmente, é a solução. o esporte tem o maior potencial, entre todos os da água, de reuniur grandes públicos, como acontece na europa e eua. com uma divulgação adequada logo surgiriam patrocinadores e aumentaria o numero de praticantes. está na hora dos amantes do pólo se unirem e decidirem o que vai ser do pólo na brasil. sem a interferencia de quem não se importa com ele.

Anônimo disse...

concordo com o anônimo. então onde está a ABAPA que não faz nada? vamos arrumar recursos para alavancar o polo. qualquer empresa quer investir no polo. ficar só falanso também naão vai adiantar. onde está o grande projeto para o polo. por favor divulguem no Blog. eo o blog qual seria a idéia dele pra desenvolver o polo. té na hora de aparecer as ideias e partir pra ação.

Touca 14 WP Blog disse...

Senhor Anônimo acima, vamos fazer o seguinte:
1º - o SENHOR SE IDENTIFICA e diz quais são suas idéias e acões, pode ser até as mesmas da CBDA;
2º - O blog com certeza após o senhor realmente se identificar colocará também suas ideáis.
No aguardo de suas idéais e ações.

Anônimo disse...

eu não quero propor nada mais acho q o blog q tá sempre criticando deveria ter. quem critica muito deve ter solução. a ABAP também dever ter boas soluções também e nunca foi divulgada.

Anônimo disse...

ah, ah, ah,ah. Então tá. fala você primeiro que eu falo depois. que bonitinho....ou então no 3 a vamos falar juntos. Acho mesmo que ninguém tem idéia nenhuma. é só bla, blá, blá

Touca 14 WP Blog disse...

É óbvio que dá para perceber que os dois últimos comentários anônimos estão ligados ao décimo quarto lugar masculino e feminino do último mundial. Enquanto a ABPA acabou, mas que deu um susto danado deu. Até chamaram para o Comitê de Clubes diretora que quer acabar com o polo no seu clube.

Anônimo disse...

a ABPA pode voltar vamos torcer para isto ....... outra coisa o C participu da final na China ele foi juiz de Time out ,isto e nada ahahahhaha

Anônimo disse...

não entendi a abapa. como acabou se nem começou? isso é que é ser ruim. falir antes de começar. pelo menos uma coisa os caras tinham: planejamento. planejou tão bem que ainda no papel viu q ia ser uma furada e cancelaram a missão. esses caras são bons. pena que deixaram viuvas desoladas...

Anônimo disse...

A ABPA não acabou! Ela só mudou de estratégia, estamos trabalhando em silencio.
Até dezembro de 2012, muita coisa vai mudar no Pólo Aquático Brasileiro.
Desculpa o anonimato, mas neste caso é necessário.

Anônimo disse...

O Polo Aquatico Brasileiro ira virar Water Polo? ABAPA que piada...

Anônimo disse...

o que faltou nesta seleção não foi investimento , mas transfusão de sangue o que sobrou nas cubanas.

Anônimo disse...

Ao que parece, tem um preposto da CBDA acompanhando os comentários postados aqui e em outros que cobrem o esporte. Se, por um lado sugere que alguém está se dispondo a "ouvir" o que se fala sobre a atuação dos que decidem os destinos do esporte, por outro, dá a entender que é um patrulhamento, e está instruido a não deixar nada sem resposta.
Olha aqui, meu caro preposto, vai pentear macaco! Os que aqui postam são atletas, ex-atletas, pais de atletas, namorada de atleta, enfim, a comunidade que se interessa pelo pólo aquático brasileiro e percebe, claramente, que a CBDA pouco faz pela modalidade, e que os eternos dirigentes estão mais interessados em continuar tudo como está, inclusive a "boquinha".
O que se quer, a maioria de nós, é que haja mais profissionalismo, mais investimento, mais planejamento, e mais organização. Começando pela elaboração de campeonatos que contribuam de forma mais firme para o crescimento do esporte e dos atletas, que melhore a arbitragem (alguém reparou que nossos atletas não sabem como se apita lá fora? Sabem por que? Por que aqui a arbitragem é péssima! Não são capazes de transmitir aos atletas os conceitos que os farão não ser expulsos sem sequer saber por quê. Isso é, sim, uma missão do quadro de árbitros), a valorização dos que hoje se dedicam ao esporte (alguém sabe que para os técnicos das maiores potências, leva de 10 a 15 anos para formar um grande jogador de pólo?), que são tratados como lixo, treinando em condições improvisadas, com sparrings de terceira categoria, sem conhecer o nível praticado fora de nossas fronteiras, sacrificando tudo pelo amor ao esporte. Que haja investimento, divulgação, que permita aumentar o número de agremiações, praticantes, e principalmente, público nas competições. Que além de estrutura, exista organização (teve atleta quase ficando pra trás na China porque a CBDA não marcou o vôo de volta. Alguém sabe qual foi a atuação do chefe da delegação no episódio? Procurem saber...). Por fim, pra ser bem sincero, queremos mudança. E não pense que isso se refere aos atletas. Eles devem ser respeitados, pelo muito que fazem. A mudança é na estrutura, que está velha, arcaica, corroída, cmo muitos ministérios que há por aí...
Então, sr. preposto, eu sei que está defendendo a sua boquinha, que vc não será nada se lhe faltar esse lugarzinho na confederação. Não o culpo, ninguém é perfeito. O que eu acho é que deve deixar de colocar o seu dedo por aqui, pois aqui, ao que parece, é um local onde se pode protestar, denunciar, reclamar, com educação e polimento, CLARO, mas, justamente contra o que o senhor e sua gangue fazem na CBDA. Não creio que isso vá lhe fazer bem...
E mais, pra que vou me identificar? Vc não me conhece. Mas eu te conheço, e muito bem...

Anônimo disse...

é incrivel quando se escreve um pouco mais, descobrimos as pessoas.

pode ficar tranquilo voce também. já descobri quem é voce.

assinado,
preposto.