sábado, 16 de julho de 2011

Em Xangai, polo brasileiro terá a difícil missão de superar resultado de Roma

Equipes feminina e masculina caíram em grupos fortes na primeira fase do Mundial. Na última edição, na Itália, as duas seleções terminaram em 13º.


Cecilia Canetti no pólo aquático (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)
Cecília Canetti, um dos destaques da equipe
brasileira (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)

A missão do polo aquático brasileiro de superar os resultados obtidos no Mundial de Roma, em 2009, promete não ser nada fácil. Tanto a seleção feminina quanto a masculina, ambas 13ª colocadas na Itália, caíram em fortes grupos na primeira fase do Mundial de Xangai. A partir da madrugada deste domingo (às 4h, no horário de Brasília), o Brasil entra em ação na China.

A seleção feminina pegou um grupo fortíssimo (C) na primeira fase da competição, com três equipes europeias. Logo na estreia, na madrugada deste domingo, as brasileiras enfrentarão a Rússia, campeã do Campeonato Europeu. Depois, será vez de Grécia e Espanha. O técnico Roberto Chiappini reconhece que o Brasil enfrentará uma pedreira logo no primeiro desafio, mas mantém otimismo em relação aos outros confrontos.

- Nossos rivais, após o primeiro dia, são de países renomados na modalidade, onde há campeonatos bem fortes. Os campeonatos na Grécia, assim como na Espanha, possuem equipes fortes, que disputam títulos europeus. Mas, nestes jogos, sei que o time jogará melhor, por já ter passado a tensão da estreia – concluiu o treinador brasileiro.

No último Mundial, em Roma-2009, o Brasil terminou na 13ª colocação. Os Estados Unidos foram os campeões. Canadá e Rússia completaram o pódio. A seleção masculina também ficou na mesma posição que a feminina, na Itália. Os três medalhistas foram Sérvia (ouro), Espanha (prata) e Croácia (bronze).

Gustavo Guimarães no pólo aquático (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)
Equipe masculina vai enfrentar a Croácia, bronze em Roma, na estreia (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)

Os adversários da seleção masculina na primeira fase também devem dar trabalho. Pelo grupo C, o Brasil estreia na madrugada de segunda-feira contra a forte equipe da Croácia, medalha de bronze em Roma e país de origem do técnico da seleção brasileira, Goran Sablic. Os outros dois desafios serão contra o Japão e o Canadá.

- Não ligo para essa coisa de jogar contra o país que nasci. Para mim, é um adversário como outro qualquer. Trabalho pelo Brasil e este é o país que defenderei. Será um jogo difícil, pois possuem uma base que está reunida há quatro anos, com algumas exceções. Mas perderam seu melhor jogador, que encerrou a carreira após a Liga Mundial – disse Goran.

A competição masculina de Xangai também servirá de seletiva olímpica. Serão 12 equipes em Londres. A Sérvia, campeã da Liga Mundial de 2011, já garantiu uma das vagas. Os três medalhistas da China também se classificam. Se a Sérvia estiver no pódio, o quarto colocado herdará a participação. Além deles, haverá as cinco vagas continentais, incluindo os Jogos Pan-Americanos como seletiva das Américas.

Nenhum comentário: