terça-feira, 19 de julho de 2011

De "Charuto" a "Bin Laden": saiba os apelidos da Seleção de polo

Reportagem postada no site: wwww.terra.com.br - hoje - às 14:44 horas

Se depender da imaginação dos atletas, os adversários da Seleção masculina de polo aquático no Mundial de Xangai têm muito com o que se preocupar. Primeiro, eles terão que segurar os ataques de Sem Medo, Bezão e Meninão. Depois, passar pela marcação de Charuto, Pouca Telha e Grummy. Se conseguirem, ainda precisarão vencer ninguém menos que Bin Laden para marcar o gol.

É com esses apelidos que a jovem equipe brasileira descontrai o ambiente em meio ao clima de disputa que envolve a principal competição da temporada. Até para o técnico, o croata Goran Sablic, sobrou um nome criativo - ainda que não saiba, ele é carinhosamente chamado de "Pulmão Preto" por alguns, por ser um fumante inveterado.

Dono talvez do apelido mais inusitado da Seleção, o goleiro Vinícius Antonelli, 21 anos, só é conhecido entre os companheiros como "Bin". "Essa história de Bin Laden começou na categoria de base do Pinheiros, quando eu comecei a jogar polo aquático, com 11 anos de idade", recorda ele. "Foi logo após o surgimento do Bin Laden, em 2001 (com o ataque terrorista às torres gêmeas do World Trade Center, nos EUA). Como a maioria dos apelidos que ficam nos atletas, ele começou desde novo e pegou. E aí, para a vida inteira o apelido fica".

Olhando para o goleiro, é difícil entender o motivo da comparação com o terrorista saudita. Vinícius explica que o apelido nasceu um pouco por comparação física, e também por seu comportamento agitado. "Foi um amigo meu que jogava comigo na época, irmão do Marcelo Franco que joga pela Seleção. Um belo dia ele chegou na piscina, olhou para a minha cara e disse: 'esse moleque aí, é só pôr uma barba que é o Bin Laden'. Aí, como eu catava no gol e era pequenininho, já era meio maluco...", conta, aproveitando para divulgar mais apelidos.

"Tem o nosso capitão (o marcador de centro Felipe Silva) que é o Charuto, ele sempre foi chamado assim desde pequeno. Tem o Grummy, que é um apelido que eu até ajudei a implantar quando ele começou a jogar no Pinheiros. Tem o Meninão (Danilo Correa), que é o nosso centro; ele é grandão e ficou 'Meninão'. Tem o João Felipe, que é o Sem Medo; o Bezão, que é o Bernardo, um dos garotos mais novos, que é 'Bezão' de 'bebezão'".

Só na hora de entregar o apelido do treinador é que "Bin" hesita um pouco. "No técnico a gente colocou um apelido também, agora não vou falar porque ele está olhando", brinca. Porém, é só Sablic se afastar um pouco para a sinceridade voltar. "Ele é o Pulmão Preto, porque como ele fuma bastante cigarro a gente acha que ele deve ter o pulmão bastante escuro".

Caçula da Seleção, com apenas 17 anos, o marcador de centro Gustavo "Grummy" Guimarães possui um dos dois apelidos que estão até no guia oficial que a Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA) distribui em Xangai - o outro é o do capitão Felipe "Charuto" Silva. Ao contrário de Vinícius, ele confessa que não gostava da brincadeira no início.

Um comentário:

Anônimo disse...

Homenagem ao AAA, Alexandre-Alemão-Animal, que deu mais de 114 apelidos a jogadores, técnicos e árbitros de Pólo Aquático.