sexta-feira, 10 de junho de 2011

Olimpismo: Meio cheio, meio vazio

Os repórteres Daniel Brito e Eduardo Ohata analisam sobre os recursos das loterias federais repassados ao Comitê Olímpico Brasileiro. Na Folha de S.Paulo, hoje.

Conhecida como “Lei Agnelo Piva” – 2% das loterias vão para os olímpicos e paraolímpicos – a verba cresce anualmente, mas cai o percentual destinado às confederações. Mais: reduz, também, o recurso aplicado no desporto escolar e universitário

O assunto “dinheiro do esporte” é aqui debatido constantemente. E está cada vez mais evidente a estatização dos recursos para o alto rendimento, porém sem rumos definidos a partir da área governamental.

Não se pode ignorar que as loterias são apenas uma das fontes para o esporte: orçamento da União, Lei de Incentivo, Bolsa Atleta, patrocínios de oito estatais reforçam o caixa do esporte de rendimento, o que pode justificar a redução dos repasses do COB às confederações.

Paralelamente, crescem as lamúrias do lado de baixo do esporte, os atletas iniciantes e seus técnicos. O chavão se repete: “o dinheiro não chega na base”. E isso revela como ainda somos amadores. Sobram recursos e falta um trabalho integrado de doadores e gestores.

O Ministério do Esporte até que tenta, agora, fazer esse papel. Em vão. Não tem independência, é um órgão político, burocrático e, principalmente, sujeito às determinações dos gerentes da economia nacional.

Por tudo isso, somos um país olímpico, riquíssimos em recursos humanos e financeiros e ainda extremamente frágeis na elementar estrutura esportiva, que tem séculos de história.


Blog do José Cruz desta data - às 10:41 horas

Nenhum comentário: