segunda-feira, 23 de maio de 2011

Nem sempre a venda de direitos de transmissão para a Líder de Audiência trás o retorno desejado e propagado

Em 2010, futebol teve 65,8% do esporte na TV, diz Informídia

EDUARDO LOPES
Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP
Em 20/05/11 as 8:03

A Informídia, empresa especializada em pesquisas sobre retorno de mídia no esporte, divulgou um de seus estudos sobre o quanto de espaço cada modalidade esportiva possui na televisão brasileira. Como não poderia ser diferente, o futebol ocupa a maior faixa, com uma porcentagem que ultrapassa os 65% considerando apenas a programação esportiva.

A conta foi feita durante o ano de 2010, e a pesquisa foi realizada com todos os canais abertos, além de Sportv, ESPN e BandSports. O número explicita a preferência dos veículos nacionais pela modalidade que é a mais popular do Brasil. Foram mais de 24 mil horas de futebol durante ano.

O segundo lugar, no entanto, não acompanha o gosto dos brasileiros. Em vez do vôlei, que ficou em terceiro, quem ocupa a posição é o tênis, modalidade turbinada pela atenção extensa dada nas emissoras fechadas em todos os anos. Só nesta semana, por exemplo, a BandSport transmite o WTA de Bruxelas, o Sportv teve o Masters 1000 de Roma e a ESPN ficou com o Torneio de Nice.

Dessa maneira, o tênis ficou com 6,5% da programação esportiva em 2010. Vôlei, automobilismo e basquete ocupam as próximas posições. As quatro modalidades foram as únicas – fora o futebol – que tiveram mais de mil horas de transmissão; o tênis teve 2370. Juntas, somam quase 20% da grade esportiva.

Uma curiosidade de 2010 está no décimo lugar, os esportes de inverno. A categoria inclui esportes pouco populares como o esqui, o curling e o luge. Sua aparição em um ranking brasileiro se justifica pelas transmissões dos Jogos Olímpicos de Inverno pela rede Record e pela Sportv.

2010 - Ranking por Tempo

Posição

TOTAL

% Total

Futebol

65,8%

Tênis

6,5%

Vôlei

4,5%

Automobilismo

4,4%

Basquete

3,9%

Artes Marciais/Lutas

1,8%

Motociclismo

1,4%

Atletismo

1,3%

Futsal

1,1%

10º

Esportes de Inverno

1,1%

Fonte: Informídia

Outra pesquisa que a Informídia realizou se refere ao valor de exposição que cada uma dessas modalidades alcançou. A medida é feita com o preço do espaço de mídia em que o esporte foi transmitido. Como o número é alcançado com a soma de todo o tempo em que a modalidade esteve no ar, o valor bruto é exorbitante e pouco significante; o mais relevante é a porcentagem obtida.

Nesse caso, mais uma vez o futebol esteve na frente, com 77,2% do valor total. Na segunda colocação há uma troca de posição. O vôlei assume o posto com 6,1%, o que mostra que, apesar de ser menos exibido, sua transmissão vale mais do que a de tênis, que ficou apenas em quarto lugar com 2,6%.

2010 - Ranking por Valor

Posição

ESPORTE

% Total

Futebol

77,2%

Vôlei

6,1%

Automobilismo

4,5%

Tênis

2,6%

Basquete

1,5%

Artes Marciais/Lutas

1,3%

Atletismo

0,8%

Futsal

0,7%

Esportes Aquáticos

0,6%

10º

Esportes de Inverno

0,6%

Fonte: Informídia

Esses dados servem para que a CBDA que se vangloriza de ter fechado um acordo com a Rede Globo e SPORTV até o ano de 2020, para exibição de todos os esportes aquáticos não trás nenhum retorno em termos de exposição junto a mídia e telespectadores.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não entendi bem o comentário do Blog. Uma exposição de 0,6% na mídia para os esportes aquáticos significa que em algum momento um número considerado de assinantes o que correspondeu a 0,6% da programação viu os esportes aquáticos a suas marcas patrocinadoras. Considerando que a Globosat tenha mais de 1 milhão de assinantes, em algum momento um percentual desse 1 milhão de assinantes viu os esportes aquáticos. Se considerarmos que para cada assinante, pelo menos 02 pessoas da família assistiram teremos um número bem elevado de pessoas que assistiram em algum momento o esporte aquático. Algum retorno deve ter caso contrário a emissora não colocaria na grade de programação. Da forma como foi colocado parece dar a impressão de que o Blog acha desnecessário ter o esporte aquático na TV porque só representa 0,6 da programação da emissora. Será esse mesmo o raciocínio?

Touca 14 WP Blog disse...

Senhor anônimo, desculpe a sinceridade mas o senhor ou não leu o artigo ou não soube interpretar, ou deve ser um dos que acham que está tudo bem no polo, inclusive fazendo calculos errados. Vamos explicar para o senhor entender:

- O universo foi de televisões abertas + fechadas. Obviamente os esportes aquáticos passam 99% nas televisões fecahdas. As competições CBDA passam na televisão fecahda nos canais SPORTV 1 e 2;

- E nesse universo (Ranking por valor) o tempo dos esportes aquáticos possui na TV brasileira (aberta e/ou fechada) foi abaixo de 1,1%. Portanto de todo o tempo da televisão no ano de 2010 Os esportes aquáticos não apareceram nem 1,1%, portanto tempo insignificante.

- Já o 0,6% que o senhor alega é da segunda coluna (Ranking por valor) em que teoricamente é o preço que teria que se pagar para as televisões caso a CBDA resolvesse comprar o tempo de transmissão por exemplo de uma final de polo aquático. E mesmo assim só ganha do Esporte de Inverno.
É nesse ítem caro anônimo que talvez vendendo separadamente o polo aquático para um outro canal tipo Band Sports ou ESPN, ele dariam mais tempo em sua programação.

- E a Globosat é uma empresa geradora da Televisão por Assinatura que engloba várias programações como: Multishow, GNT, SPORT TV e etc;

- o 1.000.000 que o senhor alega em seus cálculos deve ser assinantes NET, mas infelzmente o senhor erra por que a NET tem hoje em todo o Brasil uma média de 5 milhões de assinantes. E não devemos esquecer outras empresas tais como: SKY, Embratel, TVA, OI e etc.
Não sabemos nada de polo, mas de propaganda, marketing e televisão com certeza mais que o senhor, sem falsa modéstia.

Anônimo disse...

Continuo não entendendo. Se passa de 5 milhões o número de assinantes e que a probabilidade dos esportes aquáticos serem transmitidos por tv aberta é praticamente nula e sabendo-se ainda que o sportv da globosat é lider na audiência na tv por assinatura, não é bom termos os esportes aquáticos no sportv mesmo que represente 0,6% da sua programação? Ou não é bom ter mídia? Ou é melhor não ter nenhuma do que ter pouca? Olha que o futsal tem 0,7% ou seja 0,1 a mais do que os esportes aquáticos. estamos discutindo os esportes aquáticos e o pólo aquático dentro desses 0,6% deve representar menos que 10% e mesmo assim quando é transmitido milhares de pessoas assistem e comentam que assistiram ou isso é uma mentira? Me espanta mais ainda é que quando tem tv reclamam quando tem reclamam também. Quanto não " trazer nenhum retorno em termos de exposição junto a mídia e telespectadores acho que o Blog está enganado....Já pergutaram aos patrocinadores dos esportes aquáticos se eles estão satisfeitos com a exposição da marca dentro dos 0,6% da programação? Acho que devem estar porque se não já tinham parado de patrocinar há muito tempo.

Anônimo disse...

Melhor pouco no SPORTV ou um pouco mais na Band Sport ou ESPN?

o comutor: Otto Rezende
Fonte: Folha de S. Paulo


O canal Sportv encerrou a Copa do Mundo na liderança de audiência entre as emissoras de tv por assinatura. Durante a transmissão dos jogos, a emissora esportiva da GlboSat teve audiência quatro vezes que a ESPN Brasil.

Para ser mais exato, a audiência do Sportv na tv fechada foi 283% maior do que a ESPN Brasil, que ficou em 12º entre os canais pagos e cuja audiência foi quatro vezes menor que a do concorrente "mesmo em dia sem jogo".

Na porcentagem, o Sportv teve 76% das tvs ligadas durante o Mundial, e os outros 24% ficaram divididos entre ESPN Brasil e BandSports.

Continuo achando que é melhor ter 0,6% no SPORTV do que 2% na Band Sport ou ESPN

Touca 14 disse...

Agora entendo a situação em que está o polo aquático. O senhor como dirigente e/ou prestador de serviço deste esporte não sabe: matemática e nem que são tabelas. Está é a última vez que respondo. SE QUIZER AULA DE MATEMÁTICA SE IDENTIFIQUE E MANDE SEU E-MAIL. Para simplificar: esses 0,6% que o senhor se agarra não é como dito audiência e nem participaçãona programação das televisões tanto abertas quanto as chamadas fechadas. Este 0,6% é o custo das horas em que foram transmitidos qualquer competição de edportes aquáticos. Te explicando o horário de manhã da TV aberta por exemplo é mais barato do que tarde/noite. O horário nobre da tv fechada é de 17:00 horas até Meia Noite. Não é toa ainda que mesmo com um publico crescente especialmente entre os jovens todas as competições de volei de quadra e praia geralmente são sexta-feiras pela manhã e sábado pela manhã. Então o 0,6% é de custo de transmissão e não de percentual de telespectadores assistindo. Leia na matéria o que é dito: " Como o número é alcançado com a soma de toda o tempo em que a modalidade esteve no ar (esportes aquáticos não esqueça), o valor bruto é exorbitante e pouco significante; o mais relevante é a porcentagem obtida." Como dito o volei é menos transmitido do que o tênis, mas ele passa pelo menos a final na tv aberta que tem um custo de hora programação mais caro do que a tv fechada onde passa o tênis.
Portanto estude e leia antes de fazer comentários que depõem contra sua pessoa, por isso o anonimato.