sábado, 14 de maio de 2011

ACMD - Associação Comunidade Mãos Dadas, Projeto de Polo Aquático junto a comunidade carente da periferia da cidade de Santos/SP

Este projeto foi idealizado pelo Prof. Barbaro Dias e gerenciado pelo Ronald Monteiro do Clube Internacional de Regatas e nas suas edições anteriores teve muito sucesso, com atletas até atingindo a seleção brasileira.
Nesta edição buscamos aporte da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título: Pólo Aquático – O esporte como ferramenta de inclusão social
Proponente: Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD)
Prazo de Execução: 12 meses
Valor do projeto aprovado no Ministério do Esporte: R$ 660.419,87

Coordenador Técnico: Professor Barbaro Dias
Gereciamento: Ronald Monteiro
Local de execução do projeto: Administração: Av. Ana Costa, 255 – 1° andar

Locais de treinamento:

1) Centro Recreativo "Manoel Nascimento Jr". (M. Nascimento): Rua João Fracarolli, s/nº - Jardim Bom Retiro – Zona Noroeste

2) Complexo Esportivo Dale Coutinho: Rua Fausto Felício Brusarosco com Av. Afonso Schmidt – Zona Noroeste

3) Complexo Esportivo Rebouças: Praça Engenheiro José Rebouças, s/nº - Ponta da Praia

4) Sociedade de Melhoramentos Caruara - (Braço de mar): Rua Andrade Soares, 262 – Caruara

Público Alvo: Jovens atletas, masculinos e femininos, com aptidão a pratica de Polo Aquático, captados junto à rede de ensino da Baixada Santista

Faixa etária: De 10 a 14 anos
Estimativa de Público: 700 pessoas

Objetivo: Aprendizado e treinamento da modalidade de pólo aquático.

Como requisito para a inscrição e permanência no projeto será exigido do atleta a matrícula e o bom rendimento escolar em regular instituição da rede de ensino.

O objeto deste projeto é a inclusão de jovens na prática desportiva orientada visando futuramente às competições nesta modalidade. Com este projeto, jovens adolescentes de baixa renda da comunidade da Baixada Santista, terão a oportunidade de estarem aprendendo um esporte olímpico e que se mostrarem com a necessária aptidão para este esporte, poderão futuramente ingressar gratuitamente, como atletas em Clubes que praticam o Pólo Aquático a nível nacional e Internacional. Metas Quantitativas: Como principal meta quantitativa, está em propiciar a inclusão para o esporte, pólo aquático, de 700 adolescentes, pertencentes a comunidades carentes da periferia das cidades da Baixada Santista e que condicionados a estarem devidamente matriculados na rede do ensino público ou privado .

Como juridicamente, a ACMD a partir do momento em que se iniciarem os trabalhos, será co-responsável de seus atletas quando em desenvolvimento do aprendizado desportivo e se faz necessário a verificação da não existência de problemas de saúde, como cardiopatias ou de problemas de ortopedia que possam por em risco a saúde ou mesmo a vida do atleta. Serão ainda efetuadas avaliações físicas, médicas, nutricionais e psicológicas, periódicas da evolução do atleta, assim como, verificação de sua aptidão para o esporte.

Ao final do aprendizado o atleta será indicado a clubes praticantes desta modalidade do estado de São Paulo.

Exemplos como este, do Erik Seegerer, do Diego Albuquerque em Salvador-BA, do Dado Borell em Curitiba/PA, e muitos outros ignorados pelas entidades gestoras do polo aquático brasileiro, devem ser divulgados e prestigiados em todo o território nacional.

Nenhum comentário: