sexta-feira, 11 de março de 2011

A CBDA tem proposta de trabalho realmente?

Conforme postagem: Correção de rumos, nós do Touca 14 sempre somos ridicularizados por pessoas que concordam que o atual status do polo aquático é o mundo ideal de Platão, este texto introdutório desta postagem também vem explicar ofensas que sofremos de pessoas anônimas que dizem: porque voces continuam a fazer este blog: são ex-atletas e ex-pais e nem mais gostam e não conhecem o polo como nós.

A nossa resposta a este questionamento, deixamos para o José Cruz responder.

Ele mantém um blog que tem como lema: O esporte sob a ótica da política e da economia. Este blog está ancorado dentro do site: www.uol.com.br, demonstrando sua importância e seriedade.

Transcrevemos abaixo seu perfil pessoal constante no blog:

"José Cruz cobre há mais de 20 anos os bastidores da política e economia do esporte, acompanhando a execução orçamentária do governo, a produção de leis e o uso de verbas estatais na área esportiva. Esteve nas Olimpíadas de Seul-1988 e Sydney-2000 e trabalhou no Correio Braziliense, onde foi subeditor de Esporte, e no Jornal de Brasília."

"E sob o blog: Fora das quatro linhas, das raias da natação ou atletismo, das quadras, há outro universo de emoções. São as milionárias fontes de financiamento do esporte, a maioria de origem governamental, de aplicações nem sempre claras, e, por isso, de difícil investigação. É nos bastidores do Ministério do Esporte, dos Comitês Olímpico e Paraolímpico, do Tribunal de Contas da União e no Congresso Nacional que buscamos informações de interesse público. Nesse trabalho jornalístico a cobertura é sistemática. O debate também. Participe."

Transcrevemos abaixo parte de sua postagem intintulada: " O lado obscuro da fartura do dinhei
ro público para o esporte:

"Onde está concentrado, enfim, o planejamento olímpico para 2012 e 2016, para que se conheçam os valores financeiros efetivos a serem aplicados na preparação dos atletas?O Ministério do Esporte tem isso? Duvido! Gostaria muito de ver o planejamento do Comitê Olímpico, a origem e aplicação dos recursos. Acredito que isso exista. Divergências à parte, a turma de lá sabe que se não fixar metas o barco afunda. Mas, paralelamente, também gostaria de ver o planejamento da Confederação de Vôlei, Desportos Aquáticos, Basquete e Atletismo. Pronto. Essas quatro. Na prática, quero ler o que cada entidade envolvida fará com o dinheiro que recebe dos patrocinadores, confrontando com a proposta do COB e, claro do Ministério do Esporte. Só aí já temos três fontes de recursos e três instituições trabalhando com o mesmo foco olmípico.

Finalmente: que a Confederação de Desportos Aquáticos apresente seu plano de uso do dinheiro público, inclusive da Lei de Incentivo, para que se confronte com as outras fontes.

Neste caso, a CBDA tem quatro fontes de recursos:

- Patrocínio dos Correios
- Lei de Incentivo
- Lei Piva
- Orçamento do Ministério do Esporte

Qual a participação de cada um desses órgãos e qual a programação individual? Temos isso? Em caso positivo, o Ministério do Esporte tem quem fale, quem se manifeste? Afinal são recursos PÚBLICOS! temos o direito de conhecer a destinação. Ou estamos diante do esbanjamento total, do dar pelo dar, da fartura sem limites, do descontrole oficial?"

Traremos oportunamente em novas postagens item por item as receitas da CBDA, para desmistificar alguns comentários anônimos que dão a entender que os recursos da CBDA são de origem privada, isto é, conseguidos pela própria CBDA, quando na verdade é dinheiro público.
O único recurso privado ,isto é, da própria CBDA são as taxas de inscrição de seus torneios, inclusive de polo aquático.

PS.: Por isso Jeferson Lima, a CBDA tem que dar passagem sim para todos os clubes envolvidos na Liga Nacional de Polo Aquático, não estará fazendo um favor e sim uma obrigação.

Nenhum comentário: