terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Correção de rumos

Caros leitores, pedimos a leitura de todo o texto, apesar de sua extensão.

O Touca 14 WP Blog, com pouco mais de 4 anos dedicados à divulgação do pólo aquático brasileiro e mais de 365.000 visitas, sofreu nessa semana seu maior 'golpe'. Uma saída, já esperada, mas surpreendente na maneira em que se deu (através de uma divulgação pública antes de um anúncio interno), mudou o rumo e o perfil do nosso blog.

Este blog que começou feito por atletas e para atletas, longe de clubismos (mesmo com o nome inicial) e sem nenhum interesse além do crescimento do esporte, nunca deixou de ser imparcial. Porém, ao crescer e se tornar a referência na cobertura aquapolista brasileira, passou por divergências internas.

Por um lado, a informação pura, completa e enriquecedora. Incontável foi o tempo gasto em arquibancadas, assistindo a jogos, anotando estatísticas, colhendo informações na internet, etc. O único reconhecimento que recebemos foi o único que queríamos: os de pais e de atletas. Nesse trabalho, principalmente no que concerne à cobertura internacional, não podemos deixar de agradecer ao nosso ex-colaborador Clodoaldo.

Por outro lado, uma questão tão ou mais importante que a informação: a crítica. A crítica às diretrizes do esporte, às organizações e às estruturas envolvidas, às medidas tomadas e a todo o resto que achamos que deve ser criticado. Vale lembrar que este espaço, assim como a internet, é um espaço de opinião livre e que, embora sempre nos postamos como mídia, não somos imprensa. Somos amantes do pólo, sem nenhuma vontade de agradar a quem quer que seja, interessados - repito - no desenvolvimento do esporte.

E nessa dualidade consiste a cisão do blog: a vontade e a disposição de criticar, apesar dos riscos contidos nessa ação. Não precisamos nem explicar os referidos riscos, mas vamos exemplificá-los. Em 2008, recebemos nosso único convite oficial para um torneio: o Pan-Americano Jr., em São Paulo. A proposta feita pelo prof. Ricardo Cabral seria para dois membros do blog acompanharem os jogos e serem os responsáveis pelo scout oficial de toda a competição. Pouco tempo depois, a proposta foi desfeita. O porquê foi o seguinte: um clube vetou nossa ida. Por quê? Não sabemos. Só sabemos que as passagens que seriam dadas a gente foram utilizadas por dois atletas. Depois disso, nenhum convite oficial foi feito novamente.

Pelo contrário, as críticas aumentaram. Todas nossas matérias sobre marketing esportivo e planos para o desenvolvimento do esporte são rebatidas e tratadas como 'piada'. Há um grande 'projeto' para o pólo brasileiro, nós criticamos, apenas, por 'ignorância'. Recebemos mensagens em que somos tidos como 'vilões' ou pessoas que apenas desejam criar intrigas, negatividade no esporte. Todo nosso trabalho, nosso esforço realizado somente pelo esporte é negado, ignorado.

O que nos leva de volta à questão da cisão. Estamos dispostos a continuar com qualquer crítica que julguemos válida, dispostos a ouvirmos suas respostas e lidarmos com suas inevitáveis consequências. Não somos senhores da verdade, erramos e estaremos dispostos a ouvirmos a todos - como fizemos, por exemplo, no episódio da greve dos árbitros ano passado.

Enfim, leitores, a quantidade de postagens e de informações diminuirá inevitavelmente, mas podemos garantir que o TOUCA 14 WP BLOG continuará com sua função crítica, questionando e buscando o melhor para o nosso esporte. E, nosso conteúdo continuará imparcial e acima de clubismos, o que pode ser ressaltado pela nossa nova posição: meros ex-atletas e pais de ex-atletas. Amamos o pólo como esporte, não vivemos dele, nem pretendemos viver.

Saudações a todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezados
Como amante do polo aquático e envolvido diretamente na organização do mesmo, lamento por um lado a saída do Clodoaldo, mas por outro fico contente pelo aparecimento de mais um Blog voltado para a modalidade. Posso assegurar que todas a vezes que me posicionei publicamente no touca14, foi para informar sobre ações que estavam sendo desenvolvidas e programadas pela CBDA e, infelizmente, para oferecer ao leitor um "outro lado da verdade" rebatendo postagens com informações não verdadeiras, ou imprecisas.
Dessa forma, mais uma vez venho expor os fatos. Em 2008 por achar importantíssimo o trabalho que o Blog fazia nos jogos em relação aos scouts, convidei 02 pessoas do blog para estarem junto ao STAFF da CBDA, no Pan Jr. Para minha surpresa, tive o meu pedido negado com o argumento de que o Blog seria uma imprensa paralela a da CBDA na competição. Por mais que vocês achem que o Blog não é imprensa, a conotação é de que ele é. Um outro aspecto que pesou foi, sim, um e-mail maldoso e tedencioso endereçado ao Presidente, alertando que estaríamos levando pessoas vinculadas a clube. Assim, acatei a decisão. Me surpreende a informação de que outros 02 atletas foram no lugar do Blog. Essa informação não procede. Se outros 02 atletas tivessem ido, teriam ido como Delegação. Fomos com 13 atletas no masculino e 13 no feminino como previa o regulamento, apesar de estarmos em casa. Mas uma vez ratifico que o "folklore" que existe no esporte, atrapalha muito mais do que ajuda.
Só para finalizar e ressaltar que o folklore não é apenas no Brasil Ontem recebi uma ligação da Argentina para confirmar se o Brasil estaria pagando as despesas da Seleção Cubana em São Paulo.
Parece piada, o Brasil sediar uma competição que vale vaga para o Mundial e pagar despesas do adversário!
E assim vai o esporte....
Abs
Ricardo Cabral

Luís Fernando Reis disse...

Professor Ricardo Cabral.

O que o senhor colocou acima, é verdade dos fatos. O que esclarecemos que as duas passagens aéreas ida e volta do Rio para São Paulo foram usadas por atletas que realmente não eram da delegação chefiada pelo Senhor, mas o senhor tem certamente a lembrança que foram utilizadas.
Atenciosamente
Luís Fernando