quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Câmara aprova Bolsa Atleta de Base

Foi publicado no dia 08 de fevereiro de 2011, no site do Ministério do Esporte uma excelente notícia para os nosso atletas da base, foi aprovada a Medida Provisória que trata do esporte de alto rendimento. Mas o que destacamos é a criação e aprovação da Bolsa Atleta de Base que beneficia os atletas de 10 à 19 anos do polo aquático, pois antes eles não podiam pleiteara-lá em função do polo aquático não participar dos Jogos Estudantis e Universitários do MEC. Agora se dá uma brecha para a solicitação deste novo tipo de bolsa. E a criação da cidade esportiva que prevê incentivos para cidades que invistam em um determinado esporte olimpico. A CBDA já tem um contrato com Rio das Ostras.


Abaixo transcrevemos teor da notícia divulgada no site da Ministério do Esporte:


"A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (8/2) a Medida Provisória que define ações para o esporte de alto rendimento. O relator deputado José Rocha (PR-BA) incluiu na mesma MP o projeto de lei que trata do Clube Formador. O projeto dificulta a transferência de jovens atletas para o exterior sem a devida valorização do clube formador.

A Medida Provisória melhora pontos do programa Bolsa-Atleta, criado pelo governo federal para incrementar de forma direta a capacidade e condições dos atletas de alto rendimento quanto ao treinamento e participações em competições.

Foram criadas duas novas categorias de bolsa: a Atleta de Base e a Atleta Pódio. A categoria Atleta Pódio vai contemplar esportistas de modalidades individuais previstas no programa Olímpico e Paraolímpico com reais chances de medalhas, como por exemplo, o nadador Cesar Cielo, o judoca Flavio Canto e o ginasta Diego Hipolíto. O atleta deverá estar entre os 20 primeiros colocados no ranking internacional da sua modalidade.

A outra categoria será a Atleta de Base destinada aos atletas de 10 a 19 anos, que participam de categorias iniciantes, não obrigatoriamente em jogos estudantis, conforme as características de cada modalidade em relação à idade inicial de competição.

Também foi aprovado o programa Cidade Esportiva que prevê recursos aos municípios que investem em determinadas modalidades. A ideia é reconhecer iniciativas públicas locais e regionais de apoio ao desenvolvimento ao esporte Olímpico e Paraolímpico. Cada município poderá adotar um ou mais esportes para investir, transformando-se em um polo de desenvolvimento."

Nenhum comentário: