sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sportv vai exibir sul-americano de Rúgbi

O título acima refere-se a notícia vinculada no site de marketing esportivo Máquina do Esporte.
A reportagem ressalta que foi fechado um acordo para a transmissão de 8 jogos do sul americano de rugbi que acontecerá entre 5 e 6 de fevereiro de 2011 em Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul. É a primeira vez que este esporte terá uma competição que acontece no Brasil transmitida ao vivo por emissoras da Organizacao Globo.
A reportagem também informa que o esporte está crescendo graças a uma mudança na gestão da entidade que é responsável no Brasil.
Também marca o início da parceria entre a CBRu com a agência de markentig esportivo Dream Factory Sports.
"Sabemos o padrão de qualidade de transmissão do SPORTV e estamos trabalhando para garantir um belíssimo espetáculo. A transmissão destas partidas é motivo de muito orgulho para o rúgbi brasileiro." disse o presidente da CBRu Sami Arap.
O Brasil é hexacampeão sul americano de rúgbi feminino.
Está notícia transcrita no nosso blog vem ressaltar a necessidade de mudanças no polo aquático brasileiro. Quem acha que não precisa de mudanças e que estamos no rumo certo, certamente se supreenderá com o público que estará presente em 2016 nas competições de polo aquático e nas de rúgbi.
Aliás fica uma sugestão que certamente será negada pelos entendidos do polo aquatico brasileiro:
Sabemos que o COI exige um estádio com no mínimo 6 mil pessoas para as competições de polo aquático, mas devemos aproveitar o Parque Aquático Julio Delamare para RIO 2016 como foi no PAN 2007, especialmente porque ele será reformado e com perspectivas de ter cobertura fixa. Devemos aproveitar o que aconteceu no PAN 2007, em que o polo aquático aproveitou o excesso de assistentes do vôlei que era disputado no Maracanazinho. Em 2016 o Vôlei será disputado neste mesmo Maracanazinho. Pensar que o polo aquático lotará o Parque Aquático Maria Lenk aí será utopia.

6 comentários:

Clodoaldo disse...

Gostaria de colocar 2 coisas a respeito dessa postagem. Primeiro, comparar o polo aquático com o rúgbi, seja em q nível for, seja em q contexto for, denota uma total ignorância esportiva. O rúgbi é, simplesmente, um esporte TÃO POPULAR qto o futebol na Europa. A Copa do Mundo de Rúgbi alcança média de público IGUAL ao da Copa do Mundo de Futebol. Quer dizer, quem quiser fazer um trabalho sério de divulgação do rúgbi no Brasil ou em qq outro país, já vai contar com uma estrutura fantática em nível mundial. É quase como resolver desenvolver o futebol ou o basquete. Já o polo aquático, é um esporte de 2ª categoria no mundo todo. Ñ estou denegrindo o polo, gosto muito de polo e acompanho o esporte ñ somente em nível nacional mas, tb, internacional, e sei do q estou falando. Essa constatação é uma realidade, o polo é um esporte menor, semi-amador, no mundo inteiro, seja na Hungria, na Croácia, na Sérvia, na Itália etc. Ñ tem grde público, nem grde visibilidade. Quem realmente gosta de polo e quer fazer ou sugerir algo para q o esporte cresça, tem q levar em conta essa realidade, ñ adianta falar de polo como se estivesse falando de futebol, basquete, vôlei ou rúgbi. Só para exemplificar, o Final Four da Euro Liga, maior evento de clubes do mundo, tem público de 1000/1500 pessoas por rodada dupla, e a premiação para o campeão gira em torno de 30.000 dólares! Essa é a realidade do polo.
O segundo ponto, é q ñ consigo entender, nem aceitar, uma postagem sobre rúgbi num blog de polo. Esse blog é para a divulgação do polo, qq ideia ou sugestão para o desenvolvimento do polo será bem vinda. Agora, notícia sobre a transmissão de campeonato de rúgbi? Sinceramente, é muita vontade de polemizar em cima de castelos de areia.
Abs.

Luís Fernando Reis disse...

Amigo Clodoaldo.
Primeiramente a notícia foi vinculada, por um colaborador do touca 14 neste caso eu: Luís Fernando Scherma Reis. Mesmo sabendo da pouca repercussão do polo aquático no mundo, não acho que seja um esporte de segunda classe. E voce mesmo cansou de dizer que o site ao qual voce pe colaborador questiona como o polo aquático é gerido pela FINA. E vamos a postagem propriamente dita:
Primeiramente por mais invisível e como voce quiz dizer de segunda categoria todo esporte que quer crescer e acho que nos que gostamos do esporte queremos é a necessidade de profissionalização do polo aquático e não manter o status quo que impera hoje no polo aquático brasileiro. Segundo a idéia de utilizarmos o Parque Aquático Júlio Delamare que este blog se posicionou contra a derrubada em que pessoas ligadas ao polo aquático eram favoráveis a sua destruição, e que embora hora o Governo do RJ desistiu de derrubar e até irá fazer obras significativas nele, sendo racionalmente possível para SEDE DO POLO AQUÁTICO no RIO 2016.
Por isso não estou polemizando em cima de castelos de areia, já cansei disto em relação ao polo aquático e sim tentar chamar para a racionalidade das pessoas envolvidas no polo nacional. Aliás como dito no meu último comentário, elogios ao Técnico Goram que já tem uma base para a seleção 93 e 95 do Brasil, nunca tivemos isso e pelo menos agora temos.

Luís Fernando Reis disse...

A próposito para quem acha que o polo aquático tem sim que copiar idéias bem sucedidas e que façam o crescimento do nosso esporte abaixo um link para ser lido:
http://globoesporte.globo.com/basquete/nbb/noticia/2011/01/para-ganhar-voz-atletas-tecnicos-e-arbitros-do-nbb-criam-associacoes.html

Anônimo disse...

Polo Aquático: Do imaginário ao real
Clodoaldo, não ia me intrometer na discussão levantada por você, referindo-se a postagem sobre o Rugby, esporte, aliás, que sabe vender muito bem a imagem e a essência do jogo, isto é, a disputa da bola com contato físico forte e que, como o Hoquei, não faz questão de esconder que além de um jogo é um jogo violento e bruto, praticado sob determinadas regras.
Movimenta , como você escreveu, milhões de dólares pelo mundo, principalmente, pelos países colonizados pela Inglaterra. Resumindo, faz parte da cultura esportiva de vários países.
Por outro lado o water polo (polo aquático) apesar de ter sua origem também na Inglaterra durante a revolução industrial (como vários esportes), não obteve o mesmo sucesso, e apesar de ser olímpico, se desenvolveu mais na Europa Oriental. É claro que a Espanha e a Itália, furaram esse bloqueio cultural, mas estão longe de tornar o polo aquático um esporte tão popular como os tradicionais, futebol, basquetebol, vôlei, entre outros.
Na verdade o que quero enfatizar, é que muito de nós, brasileiros que gostam do polo aquático, convivem com dois polo aquático: O polo aquático do imaginário e o polo aquático real. Talvez exista um outro grupo, o do polo aquático sonhador que difere um pouco do polo aquático do imaginário.
O polo aquático do imaginário é aquele que coloca na mente o esporte como o número 01 dos esportes. Que o acha tão fantástico que não entende como existem pessoas que não se interessam por ele. Que colocam o esporte num patamar próximo ou igual a outros esportes. Que acham que na Europa a mídia e o público se interessam tanto por ele e que no Brasil o mesmo deveria acontecer.
O polo aquático real é aquele que convive com sérias dificuldades, que não consegue se firmar nem nos clubes que o praticam como esporte número 5 ou 6 ( uma rápida pesquisa mostraria fácil isso). É aquele que precisa de instalações específicas e caras para sua prática. É aquele que não consegue formar novos profissionais. É aquele que não consegue formar novos árbitros porque ninguém se arrisca. É aquele em que clubes de grande porte pedem bolas a Confederação para poderem treinar. É aquele em que clubes as vezes não tem R$ 316,00 para taxa de inscrição. É aquele que se não fossem alguns pais e técnicos abnegados estaria fadado a extinção. É aquele que se não tivesse uma Confederação que investisse dinheiro na modalidade (apesar das críticas) já estaria extinto há muito tempo.
O polo aquático sonhador é aquele que propõe idéias mirabolantes de formas de disputa de competições na qual as equipes só viagem de avião, que tenha uma competição de 06 meses com jogos simultâneos em 04 piscinas e 2 cidades diferentes. É aquele que acham que todos tem a mesma estrutura. É aquele que acha que num simples convite. o SPORTV transmitirá 08 jogos sem envolvimento financeiro.....
Enfim Clodoaldo percebo que você vive o polo aquático real. Sonhar também é bom, Desde que seja um sonho palpável.
Ricardo Cabral

Luís Fernando Reis disse...

Professor Ricardo Cabral
Parabéns sua análise é perfeita.
Só queria fazer uma pergunta a MP 503 que vence em Março de 2011 e vai ser reeditada é do polo aquático real ou do polo aquático imáginário ou sonhador?

Anônimo disse...

Luis
Espero assim como todos que essa Medida Provisória que trata do Esporte,se configure na intenção de desenvolver o esporte em geral em 2016. Espero também que contribua para o polo aquático real.
Ricardo Cabral