sexta-feira, 14 de maio de 2010

Euro Liga - Pro Recco e Primorac repetem a final

Pro Recco, da Itália, e Primorac, de Montenegro, repetem em 2010 a final da edição passada da Euro Liga. No ano passado, o Primorac levou a melhor e foi campeão, agora, o Pro Recco, que chega na sua 5ª final consecutiva, tenta dar o troco
Em uma partida de muita defesa, o Pro Recco derrotou o Partizan por 8 a 7 na prorrogação. Prevaleceu a força do elenco do Pro Recco, que depois de ver o Partizan abrir 4-0 no 2º quarto, foi recuperando terreno aos poucos até a virada no último quarto, quando só não garantiu direto a vaga na final por conta de um lance de rara infelicidade do goleiro Tempesti que, no último ataque do Partizan, acabou defendendo o chute com o braço direito e botando a bola pra dentro com o esquerdo. Nos 2 últimos quartos e na prorrogação, ficou evidente que o banco do Partizan não estava à altura do banco do Pro Recco.
Num jogo em que a tônica foi o aspecto físico, tanto em termos de natação quanto de corpo-a-corpo, recheado de expulsões (34!), 5 pênaltis (4 para o Jug e 1 para o Primorac) e com arbitragem muito contestada pelos dois lados, o Primorac, de Tony Azevedo (2 gols) derrotou o Jug por 11 a 10 e vai tentar o bi-campeonato amanhã.


Pro Recco (ITA) 8 Partizan (SRB) 7
(0-2, 2-2, 1-1, 3-1 / 2-1, 0-0)

Pro Recco: Tempesti, Buric, Madaras (1), Mangiante, Kasas (3), Felugo, Filipovic (4/1p.), Figlioli, Benedek, Calcaterra, Udovicic, Molina e Nikic.
Treinador: Pino Porzio.
Partizan: Soro, Cuk, Raden (1), Korolija (1), Aleksic, Pijetlovic (1), Prlainovic (1), Gocic, Avramovic, Mitrovic, Vujasinovic (3), Gak e Mitrovic.
Treinador: Igor Milanovic.

Árbitros: Georgios Stavridis (GRE) e Joaquin Fernandez Escola (ESP).

Nota: Excluídos com 3 faltas: Prlainovic, Korolija e Gak (P), Molina, NIkic e Udovicic (R). Expulso por reclamação Pizzo (dirigente Pro Recco) no primeiro tempo da prorrogação.

H+: Recco 4/15 + 1/1 pênalti e Partizan 4/16.


Primorac (MNE) 11 Jug (CRO) 10
(2-1, 5-5, 2-3, 2-1)

Primorac: Radic, Drasko Brguljan, Cuckovic, Petrovic, Trajkovic (1), Darko Brguljan (2), Kiss, Azevedo (2), Pavlovic (1), Draskovic, Steinmetz (1), Setka (1) e Milic (3).
Treinador: Ranko Perovic.
Jug: Vican, Vranjes, Boskovic (2/1 p.), S. Sukno (1 p.), Jokovic (2/1 p.), Seman, Markovic (2), Buslje, I. Sukno (1), Dobud (2), Drobac, Obradovic e Nižic.
Treinador: Elvis Fatovic.

Árbitros: Emanuel Taylan (TUR) e Mark Koganov (AZE).

H+: Primorac 7/16 + 0/1 pênalti; Jug 4/18 + 3/4 pênaltis.

Público: 1500 espectadores.

8 comentários:

Anônimo disse...

Reparem a quantidade de H+ nas duas partidas, Recco x Partizan foram 31, e Primorac x Jug 34!!!Acredito que existe alguma coisa errada com a arbitragem no Brasil. E olha que o torneio é da LEN que tradicionalmente é mais "pesada"!!!
Rafael Real

Anônimo disse...

31 H+ no primeiro jogo e 34 no segudo, dá-lhe arbitragem brasileira!!!
Rafael Real

felipe viana disse...

amigo rafael!
é incrivel como voce critica a arbitragem brasileira!
tenho que concordar que nao sao os melhores do mundo,e que tambem erram bastante coisa!tenho certeza que o cabral, e sua equipe de arbitragem vendo esse comentario, vao responder com toda humildade do mundo assumindo que erram como qualquer outro arbitro de qualquer outro esporte! mais tambem nao é esse bixo de 7 cabeças que voce fala nao!!
nao é nada contra a sua pessoa, mais é por que as vezes fica chato de ver so criticas e mais criticas, mande tambem soluçoes e sugestoes!
tenho certeza de que eles nao erram por que querem!
ou voce acha que tem uma reucinao antes dos jogos e eles dizem: hoje vamos prejudicar o time "x" e o jogador "fulano"...
acho que nao é bem assim!
e ja que voce entende tanto de arbitragem comece o curso da CBDA... tem que ter novos arbitros tambem!!
abraços

felipe

Anônimo disse...

Caro Felipe ,seus comentários são bem lucidos. Eu nunca falei que somos os melhores arbitros (falo pelos meus colegas), temos a certeza de que precisamos melhorar e essa melhora depende tambem do nivel do polo aquatico que se pratica no Brasi . Estou aqui em Porto Rico, mas semana passada apitei a um jogo no Rio ente BFR X CRF e parabenizei a ambos os tecnicos pela melhora no polo aquatico praticado,forçando assim para que possamos aplicar a regra dentro dos conceitos implantados pela FINA. Em julho o Denis estará apitando como neutro convidado a Super Final da LIGA Mundial Feminina ,e eu tambem como neutro convidado as finais da COPA DO MUNDO(COPA FINA)MASCULINO em Oradea.Isso reafirma o que vc. disse ,não somos os melhores,mas tb. não somos os piores, precisamos sim é de jogos com mais qualidade ,o que esta acntecendo aqui no Brasil.
Roberto Cabral
PS. Espero que alguem aceite o seu convite, pois estamos precisando muito de renovação!

Anônimo disse...

Cabral dando de humilde!
Novidade!!!
Só acho que dar H+ de mais ou de menos não é questão de nível de jogadores, e sim da arbitragem!!!
Rafael Real

Anônimo disse...

Rafael,
Não deixe que sua percepção e inteligência sejam modificadas por questões emocionais e frustrações pessoais. Afinal, não ser reconhecido na própria comunidade que atua não é tão ruim assim, certamente voc~e será bem sucedido em outra área que não necessite de habilidades de polo aquático, seja de jogador, arbitro ou técnico. Mas mesmo assim, uma aula grátis. Aproveite!!
1. Quando o jogador joga com o corpo no alto lutando pela bola, as jogadas ficam mais visíveis e as faltas são marcadas;
2. Quando o jogador, fora de forma, joga afundado, simulando falta, esperando que o árbitro o ajude a se livrar daquela situação infernal, não é falta.
Assim meu amigo, o que o árbitro Roberto Cabral quiz dizer é que se o jogador não estiver preparado e apenas esperando que seja marcado falta, provavelmente, irá para arquibancada engrossar o coro dos reclamões e perdedores junto a você.
Se quizer aprender um puco mais é só nos procurar. Não precisa ficar acanhado. Afinal, não se pode ser a vida toda ignorante ( na acepção do termo, aquele que ignora. sem ofensa)
Abs
Ricardo Cabral

Anônimo disse...

Ignorante é quem acha que tem competencia para dar aula e nao sabe (ou ignora) nem escrever o portugues basico. Se voce QUISER(com "s" ok?) eu posso te dar uma aula de portugues depois que voce descer do alto dessa arrogancia e empafia que vc deixou transparecer.

Gostei do seu discurso. O seu raciocinio só tem um porém. Aqui apenas os atacantes e centros sao fora de forma e afundados enquanto os defensores estao em plena forma?
O que se mais vê sao marcadores em pessima forma, despreparados, afundados, que só agarram também. O despreparo é de ambos. Os atacantes lá fora sao muito melhores E OS MARCADORES TAMBÉM.

Quem precisa ter a percepçao e a inteligencia menos afetada não sou eu.
E como já disse antes, não me importo nem um pouco de nao ter habilidade no polo. Assim como vc também nunca teve. Nunca jogou e como tecnico teve uma carreira abaixo da mediocridade(na acepçao do termo, aquele que fica abaixo da media, sem ofensas). E como também ja disse antes, melhor nao ter reconhecimento no esporte do que ter o tipo de reconhecimento que vc tem.

Abs

Rafael Real.

Obs: se eu sou um perdedor, como voce se definiria? Sendo, há uma decada, o dirigente principal de um esporte absolutamente estagnado. Com resultados iguais aos de 30, 40 anos atras (ou piores). E ainda afirmando, sempre que pode, que esta satisfeito e que tudo esta dentro do esperado. Sem ofensas novamente, esse é o retrato da mediocridade brasileira.

Touca 14 WP Blog disse...

De novo, iremos encerrar essa discussão por aqui. Apesar do tema da arbitragem ser altamente interessante, o tom de ressentimentos pessoais acaba, mais uma vez, prevalecendo. É uma pena,pois uma boa discussão poderia sair daqui, como por ex., a arbitragem excessivamente "leve" do Final Four, talvez em razão das reclamações do Pro Recco, qdo da final do ano passado. Mas, dado ao clima pesado q esses debates aqui no blog acabam ganhando, melhor deixar esse papo para a beira da piscina.