quarta-feira, 5 de maio de 2010

Comentário de Brasil x Canadá por Ricardo Cabral

Recebemos do prof. Ricardo Cabral um e-mail com detalhes da partida em que o Brasil derrotou o Canadá, o qual transcrevemos abaixo.


"Clodoaldo
Foi um jogo interessante que já começa a mostrar conceitos um pouco diferentes sobre o polo aquático que está sendo implantado pelo Goran junto com a CT. Muito treino, principalmente no que se refere a natação, o que fez a equipe nadar muito contra os Canadenses e a defesa pressão, treinada exaustivamente movimentando toda a equipe de forma simultânea. Quanto ao Canadá eles confirmaram a participação na Copa UANA, em cima da hora (foram embora ontem) porque souberam que o Iran abriria mão da vaga asiática da Copa Fina. Vieram somente para ganhar do Brasil. Não esperavam um Brasil renovado (mesmo em início de trabalho para 2016)e perderam. Agora, estamos na Copa FINA em Oradea se confirmar a desistência do Iran. Temos ainda esse ano programado a vinda de uma equipe forte para treinamento e um Torneio na Austrália contra equipes de ponta.Foi um bom começo e sabemos que temos muito a melhorar.
Abs
Ricardo Cabral "

18 comentários:

Carlos Henrique disse...

Brasil renovado? Pelo que eu saiba, no Pan o Brasil ganhou do Canada, e com um certo conforto.

Caio Serpa disse...

parabens a seleçao brasileira..
seleçao renovado.. conerteza.. a maioria desses jogadores que ganharam do canada no pan nao estavam nesse jogo..

José Werner disse...

Estou nos EUA com a seleção, apitando os jogos da Liga Mundial masculina como árbitro da FINA, e quero fazer 2 comentários:
1-Prezado Carlos Henrique,o jogo Brasil x Canadá no PAN-2007 não teve nada de confortável e o que fez o time ganhar aquela partida histórica foi,acima de tudo,coração e muita raça,além da torcida fantástica que lotou o Júlio Delamare e não parou de apoiar o time até o final;
2-Daquele time,se não me engano,sobraram apenas o Charuto e o Bruno Negão.Portanto,essa nova geração conquistou,sim,um grande resultado aqui ontem de manhã,virando um jogo contra uma equipe tida sempre como superior à nossa,levando-se em conta que estão iniciando um trabalho de renovação,que inclui desde mudanças de formas de treinamento até a adoção de uma postura vencedora,acreditando que podem,sim,ganhar de equipes outroras imbatíveis,o que só virá com o tempo.
Me causa uma certa estranheza nenhum daqueles experts em pólo aquático terem se manifestado aqui depois desse resultado altamente expressivo conseguido por essa garotada.Certamente,se tivessem perdido,eles apareceriam usando os mesmos velhos argumentos contra a CBDA(leia-se Ricardo Cabral),criticando a "pressa" dessa renovação(vide o que aconteceu durante o Sulamericano)e apresentando todas as fórmulas mágicas que julgam ter para resolver os problemas do pólo aquático do Brasil. EM POUCO TEMPO,esse trabalho já aparece nítidamente,seja na postura dos atletas,seja na unidade da Comissão Técnica ou no apoio irrestrito que a Presidência(através de seu diretor e de seu gerente nacional)está dando para essa mudança.Infelizmente,nem todos têm a oportunidade de acompanhar de perto essa evolução mas podem esperar que novas boas surpresas irão aparecer por aí.
José Werner(árbitro CBDA / FINA).

Vicente Senna disse...

escutei que era o time B do Canada. Confere?

Vicente

Anônimo disse...

Pergunta que não quer calar, pq o José Werner está sempre supervalorizando os feitos da dupla RO-RI CABRAL? É a grande incógnita do pólo aquático brasileiro no momento.

Rafael Real

Anônimo disse...

Prezado Rafael acho que você está muito preocupado com que os outros pensam a meu respeito. Sinceramente quando escrevo ao Blog o faço com intuito de esclarecer e informar algo que por ventura outros desconheçam. Existem outros, como você, que não fazem qustão de conhecer por já possuirem uma opinião pré conceituosa sobre as instituições. Para você ficar triste sem muito ter o que reclamar, algumas ações importantes estão sendo desenvolvidas e planejadas até 2016. Só restam duas opções. Uma você se fechar e não se conectar com as coisas que estão acontecendo e irão acontecer com o polo nacional. Outra, você fazer análise para tentar entender o porque dessa atração fatal que você sente pelos irmãos Cabral.
Da série perguntar também não ofende, quem é Rafael Real? Alguém já ouviu falar nele? Mesmo sem ser psiquiatra talvez seja esse o motivo de tanta revolta: Frustração e auto projeção de imagem.
Abs
Ricardo Cabral

Anônimo disse...

Caro Cabral. Não precisa usar todo seu conhecimento de psicologia para me atacar. O motivo de instatisfação da maioria(ou "rejeição" fatal, como preferir) é o mesmo de sempre e nem vale voltar a bater nas mesmas teclas. Mas acho melhor não se ouvir falar nada sobre mim do que ouvir certas coisas que se ouve sempre de vocês.
O que me estranha apenas é quando se elogia publicamente e se mete o malho nas conversas de beira de piscina e pé de ouvido. Só isso. Se você entendeu, ok. Se não, paciência.
Abs
Rafael Real

Anônimo disse...

Esta melhorando. Ja desceu da arquibancada e está na borda da piscina. Corto o meu "polegar " direito se daqui a pouco não estiver "tentando" dirigir alguma equipe.
Roberto Cabral

Anônimo disse...

Obviamente o Sr. Roberto Cabral não entendeu ou fingiu não entender. Até quando a coisa não é contigo você se sente atingido. A psicologia de seu irmão talvez explique esse complexo de culpa. Qualquer um com um mínimo de capacidade intelectual entende o que eu quero dizer. Sinto muito se você não é capaz.


Rafael Real

luisfernandoreis disse...

Senhor Rafael Real, sempre fui um crítico da situação do Polo Aquático brasileiro, mas sempre me identificando. Tenho observado suas críticas e como um dos gestores do Touca14 em conjunto com outras pessoas liberados seus conhecimentos. Antes tivemos que confirmar realmente quem o senhor era em funçaõ termos outros "Rafaels". Mas tenho observado que o senhor só se preocupa em criticar e nunca oferece uma sugestão plausível para o nosso esporte. Acaba parecendo que o senhor quer na verdade manter estrturuas arcaicas, que até hoje só nos trouxeram no máximo um segundo lugar nos PANAMERICANOS. De sugestões que com certeza publicaremos, faça um artigo com idéias, ajude e não só criticar por criticar.

Anônimo disse...

Ok, Luis Fernando. Terei o maior prazer. Mas você dizer que sou eu que quero manter estruturas arcaicas não faz sentido. Eu gostaria justamente de acabar com essas "estrturuas arcaicas, que até hoje só nos trouxeram no máximo um segundo lugar nos PANAMERICANOS". E por isso as críticas. Já falei sobre diversos aspectos e sugestoes. Primeiro, criar uma comissao de arbitragem isenta. Segundo, liberar o orçamento anual destinado especificamente para o polo aquatico (coisa que nunca foi feita na gestao atual, pois a verba é remanejada entre os esportes de acordo com o belprazer da confederaçao). Terceiro, aplicar esse orçamento de acordo com uma comissao composta por dirigentes, tecnicos, atletas e demais envolvidos, e nao somente de acordo com o que uma pessoa determina. Essa sao algumas sugestoes, mas que sempre sao ironizadas e nunca respondidas de fato.
Abs
Rafael Real

Anônimo disse...

Quando geralmente se acusa ou critica alguem , se faz apontanto para o acusado com o dedo indicador,outros já preferem o "polegar".
Roberto Cabral

luisfernandoreis disse...

Professor Roberto Cabral acho que o senhor está confundido os "Rafaeis" não é o do polegar rsrsrs.
Enquanto ao que o Senhor Rafael disse, vamos por partes:
- Comissão isenta de arbitragem não é isso que atrapalha o andamento do esporte;
- Verba para o polo exclusiva, só é já foi dito que é impossível desvincular da CBDA. O polo não é esporte pobre temos um grande banco que apoia temos masters que possuem recursos, porque eles nao se juntam e levam ao polo adiante. Ficar se preocupando com campeonastos de masters apenas nao adianta.

Anônimo disse...

Comentário sem nexo. Como sempre se esquivando do que importa.
Só para completar entao, tem outros que tb criticam sem apontar dedo algum, e o fazem na cara, sem precisar da proteçãozinha da esposa. E o todo metido a poderoso e corajoso parece um garotinho tremendo de medo. Mas essa história, assim como a sua, não tem nexo algum né? Ou será que tem...
Rafael Real

Obs: Luis Fernando, voce tem razao, as vezes meus recados parecem apenas criticos, mas mediante essas respostas vc ha de convir que é dificil manter quaalquer conversa produtiva.

Anônimo disse...

Caro Luis Fernando, não digo para desvincular da CBDA. Mas simplesmente no inicio do ano se dizer quanto de verba existe dentro da CBDA para o polo aquatico. O que acontece hoje é que nao existe esse orçamento. Se, por exemplo, alguma equipe nao vai a um Mundial, a verba que seria destinada a essa viagem não é destinada a treinamento, campeonato e etc. É remanejada de acordo com o interesse da CBDA para outro esporte ou outra coisa qualquer. O pólo precisa de um orçamento, por menor que ele seja. A partir daí pode se começar a analisar as prioridades e o melhor uso da verba. O que nao pode é gastar conforme o necessario ou de acordo com o que aparece pela frente. Era isso o que eu queria dizer.
Abs
Rafael Real

Anônimo disse...

Luis Fernando, o que eu quis dizer é que é necessario que exista um orçamento, dentro da cBDA, exclusivamentee para o polo aquatico. Por menor que seja, com um orçamento em maos é possivel que se planeje as prioridades e qual a melhor forma de investir no esporte. Seja atraves dos campeonatos, ou da seleçao, ou de eventos, enfim seja lá como for. O que nao pode é remaneja a verba indistintamente de acordo com a vontade de uma pessoa. Por exemplo, por diversas vezes havia uma verba reservada para viagens a Mundial e que, por uma equipe nao se classificar, essa verba foi para outro lugar, nao sendo investida no proprio esporte, seja em treinamento ou em eventos.
Nao estava me referindo a desvincular da CBDA nao. Mas apenas acho que é fundamental que exista um orçamento que seja exibido e que pertença exclusivamente ao polo.
Abs
Rafael Real

Anônimo disse...

Rafinha,(acho que já estamos íntimos)
Você Real-mente me deixou nervoso e com muito medo.Tomei uma decisão;vou pegar um avião no sábado e vou para o Caribe(Porto Rico).Enquanto estiver tomando umas "margueritas "e escutando uma salsa "caliente" na praia(é claro que entre um jogo e outro)vou tentar superar este trauma que vc. me causa. Se não der certo, em julho pego outro avião e vou para Oradea(agora para tomar vinho)e apitar a Super Final da Copa FINA,já que fui convocado como árbitro neutro.Enquanto isso sugiro a vc.que se mantenha firme e não suje o seu polegar.
Roberto Cabral

Touca 14 WP Blog disse...

Continuamos recebendo alguns comentários relativos à discussão acima. Porém, o teor dos comentários já há muito tempo deixou de ser relevante para o polo brasileiro, tendo se transformado em querelas pessoais, beirando a ofensa. Como esse ñ é o objetivo do blog, estamos encerrando esse assunto e sugerindo q os envolvidos escolham outro fórum para suas discussões pessoais. Só gostaríamos, mais uma vez, de alertar ao árbitro Roberto Cabral, q as mensagens do Rafael Real ñ são de autoria do Rafael "Polegar", técnico e atleta do Botafogo, como ele parece acreditar, mas sim do ex-atleta "Pelinha", q inclusive já se identificou aqui anteriormente.