terça-feira, 16 de março de 2010

Polo na mídia

Goran Sablic (foto: globoesporte.com). Veja abaixo a matéria.


Técnico croata de polo se apresenta, mas prevê dificuldades: 'Não sou mágico'

Goran Sablic diz não saber qual seria 'a vantagem em simplesmente ir aos Jogos Olímpicos de 2012 e perder de mais de 15 gols de diferença'


GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro



O técnico croata Goran Sablic, anunciado na última semana como novo comandante da seleção masculina de polo aquático, foi apresentado nesta terça-feira, durante a Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Com boas indicações, o treinador afirmou que não tem como garantir um bom trabalho para Londres-2012, mas promete uma equipe forte para os Jogos do Rio, em 2016.

- Não sou mágico. No esporte, não se pode garantir resultados desta maneira. Para 2012 não sabemos, pois o Canadá está com um trabalho muito bom há seis anos, e os Estados Unidos têm um time muito bom.Também não sei qual seria a vantagem em simplesmente ir aos Jogos Olímpicos e perder de mais de 15 gols de diferença. Para 2016, sim, aí eu garanto que teremos uma equipe forte e competitiva – afirmou.

O diretor de polo aquático da CBDA, Jorge Pagura, afirmou que o nome de Sablic, que será o técnico chefe das seleções brasileiras de polo aquático masculinas adulta e junior e supervisionará a seleção feminina, foi sugerido por um dos principais técnicos do mundo, Ratto Rudic, durante o Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma.

- Goran veio para o Pinheiros no final de 2009 para ser técnico e para observar por um período de três meses. Agora ele viajará o país inteiro, onde se integrará com os técnicos locais. Nossos atletas vão ser divididos em três níveis. O primeiro para os atletas com vistas a 2016. O nível dois para os que não chegarão a 2016, mas podem ainda ser muito úteis até 2012. E o nível três para os atletas que vem surgindo e podem ser incorporados às equipes nacionais.

O técnico, de 39 anos, explicou que foi o treinador de vários países como Kuwait, Irã, Croácia e Arábia Saudita. Antes de vir para o Brasil, era o técnico-chefe da seleção japonesa.

- Não há dúvida que atletas daqui têm talento, vide o futebol brasileiro. Espero que venha a ter nível no polo para competir com outras nações fortes. Observo que aqui os jogadores de polo não encaram o esporte como competição e sim como recreação. Na Europa, se dedica cinco a seis horas por dia. Aqui é difícil devido à escola e ao trabalho. Mas é necessário que os jogadores de nível tenham mais tempo de intenso treinamento – disse Goran.

A assembleia, que reúne anualmente as federações filiadas e dirigentes da entidade, também serviu para definir o rumo dos cinco esportes regidos pela CBDA (natação, polo aquático, nado sincronizado, maratonas aquáticas e saltos ornamentais). Uma das mudanças acertadas foi que todas as competições de natação terão exame antidoping, inclusive nas categorias juvenil e júnior.

Além disso, foram aprovadas as semifinais nas duas principais competições nacionais de natação – Troféu Maria Lenk, em maio, e Troféu José Finkel, em setembro. Assim, as competições seguem o modelo das principais competições da Federação Internacional, com um programa com eliminatórias, semifinais e finais.

Um comentário:

Vicente disse...

Então é melhor contratarmos outro treinador. Na verdade precisamos muito mais de um mágico do que um treinador. Com nossa estrutura só mesmo com muita mágica. Treinador nós temos.

Vicente Senna