domingo, 3 de janeiro de 2010

Luta por 6 vagas no Europeu 2010 será acirrada

Felipe Perrone (10), vice-campeão mundial com a Espanha, terá que disputar o Qualificatório para o Europeu 2010. Foto: daylife.com


A LEN anunciou a composição dos Torneios Qualificatórios masculinos para o Europeu 2010, que será realizado em Zagreb, na Croácia, entre 29 de agosto e 11 de setembro. Como de costume, os seis primeiros colocados do último Europeu, jogado em Málaga, Espanha, em 2008, tem vaga garantida na próxima edição, são eles: Montenegro, Sérvia, Hungria, Croácia, Itália e Alemanha. As outras seis vagas são definidas em 3 Torneios Qualificatórios que contam com a participação das seis seleções piores colocadas no último Europeu e das 6 melhores colocadas no último Europeu "B". As doze seleções são divididas em 3 sedes, cada uma com quatro equipes, com todos jogando contra todos em turno único e os 2 primeiros colocados de cada sede se classificando para o Europeu 2010. Essa edição do Qualificatório será uma das mais equilibradas de todos os tempos, com 9 das doze seleções participantes tendo disputado pelo menos uma edição do Europeu "A" nessa última década (Espanha, Eslováquia, Macedônia, Grécia, França, Eslovênia, Romênia, Rússia e Holanda). Como apenas a colocação no último Europeu conta pra a definição das vagas para a próxima edição, a Espanha, apesar de ser a atual vice-campeã mundial, terá que disputar o Qualificatório, já que terminou em 7º lugar no Europeu 2008. A Itália, por exemplo, 11ª colocada no Mundial de Roma, já tem vaga garantida no Europeu 2010, pois foi 5ª colocada em Málaga.
O Torneio de Oradea, na Romêrnia, que contará com a participação da Rússia, Holanda, Grã-Bretanha e Romênia, é, sem dúvida, o "grupo da morte", com a disputa pelas duas vagas prometendo ser muito acirrada. Confira abaixo como ficaram os Torneios.


Torneios Qualificatórios para o Europeu 2010 - 30 de abril a 2 de maio


Grupo A - Istambul, Turquia
Espanha
Eslováquia
Turquia
Malta

Grupo B - Atenas, Grécia
Macedônia
Grécia
França
Eslovênia

Grupo C - Oradea, Romênia
Romênia
Rússia
Holanda
Grã-Bretanha

Nenhum comentário: