segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CBDA divulga minuta de Calendário para 2010

A CBDA divulgou em seu site, através de boletim, a minuta do Calendário Nacional e Internacional de Polo Aquático Masculino e Feminino 2010. A temporada começa em março com a disputa do Sul-Americano Adulto (masculino e feminino), na Colômbia. Alguns destaques deste Calendário:

- data reservada para a participação na Liga Mundial Masculina (a definir).
- confirmação da participação da seleção feminina na Copa FINA, na Nova Zelândia, em agosto.
- realização de torneios Norte/Nordeste nas categorias '89 (junho/Manaus), '91 (agosto/Aracaju), Interfederativo '93 (novembro/João Pessoa), '95 (setembro/Natal), Festival '97 (dezembro/Aracaju) e Adulto (outubro/Fortaleza). Todas essas categorias no Masculino. O Feminino tem agendado um torneio Adulto (setembro/Natal, junto com o '95 masc).
- realização do II Sul-Brasileiro (agosto/sede a definir).
- confirmação do Pan-Americano Jr. (93), masculino e feminino, para agosto, nos EUA (Boca Raton).

O que chamou a atenção foi o agendamento de apenas 1 torneio '93 (Campeonato Brasileiro/abril/São Paulo).
De qualquer forma, essa é apenas uma minuta, as alterações podem ser propostas pelas Federações e entidades filiadas até 22 de dezembro.

10 comentários:

Anônimo disse...

Clodoaldo
Como sempre fizemos nos últimos anos, são 02 competições anuais em todas as categorias. Devo ter cometido alguma falha na hora de digitar as competições, e não coloquei a competição 93. Estaremos alterando e divulgando o período de realização em breve.
Abs
Ricardo Cabral
Gerente de Polo Aquático CBDA

Jefferson Lima disse...

esperamos que nenhum destes eventos do nordeste sejam cancelados, infelizmente 2009 n foi tão bom como 2008 para nossa região, porém 2010 promete ser um dos melhores dos últimos anos. Esperamos tbm que em 2010, primeiro ano do ciclo júnior, os atletas do Norte-nordeste sejam no mínimo observados.

abs.

Rafael Real disse...

E então Srs Cabral e arbitros? Nada a comentar sobre a agressao desse fds na Liga? Dessa vez nao foi infanto, e dessa vez nao veio de onde menos se esperava, muito pelo contrario. Alguma atitude a ser tomada ou deixa como está e nada se faz como sempre? Pelos comentarios no outro post pode-se perceber que nem todo mundo ignorou a agressao do fds como vcs...

Raafael Real

Anônimo disse...

Rafael
Meu telefone da CBDA é 21427656 e posso tirar suas dúvidas também pessoalmente na CBDA ou na piscina.Meu e-mail é poloaquatico.mas@cbda.org.br

Abs
Ricardo Cabral

Rafael Real disse...

Caro Sr. Cabral, voce e os arbitros estao sempre se justificando e respondendo aqui no blog para que toda a comunidade do esporte saiba das suas supostas providencias, atitudes e justificativas. Por que, nesse caso especifico, voce(e demais arbitros) está tão reticente para debater publicamente? Será porque dessa vez não há como tentar justificar a omissão generalizada de arbitros e dirigentes?
Meu email é rafaelmreal@gmail.com e voce pode mandar me responder por lá que eu terei o prazer de postar aqui sem problemas se voce nao se incomodar, pois certamente nao sou o unico que gostaria de ter, no minimo, uma posição oficial sobre o ocorrido e as providencias que serao tomadas.

Abraços e no aguardo de uma posição

Rafael Real

Anônimo disse...

Não sei se perceberam mas até o último fim de semana , o jornal O Globo não tinha publicado sequer umasó nota sobre a Liga Nacional, nem ao menos um resultado.
Ontem o jornal divulgou a agressão ocorrida em São Paulo.
PARABÉNS! VOCES CONSEGUIRAM!!!!
Parabéns ao Michel Vieiras,aos pais de atletas e treinadores do Paineiras e ao Paineiras em geral e principalmente,aos árbitros e dirigentes da CBDA. Parabéns pela violência e pela omissão que ENOJAM as pessoas de bem que militam ou militaram no pólo aquático brasileiro e hoje se entristecem com a imagem que é passada do nosso esporte.
PAULO ROBERTO R. CARVALHO

Ricardo Pinto de Oliveira disse...

Acredito que todos os amantes do Water Polo gostariam de ver uma promoção da CBDA com o seguinte tema "até um cego apitaria". Esta cada dia mais difícil ver o esporte sendo tratado de forma tão prepotente por parte de determinados segmentos, principalmente pela arbitragem.

Anônimo disse...

Caros Ricardo e Rafael
Já que você se interessa muito por arbitragem,e tambem como amante incondicional deste esporte muito fácil de se apitar, gostaria de convidar você , bem como o Rafael, para ajudarem na arbitragem do Festival Infantil neste sábado no GB, onde estou com muita dificuldade de conseguir árbitros em numero suficiente para compor o quadro. Talvez você possa nos ensinar ,junto com o Rafael,como se deve comportar um árbitro tanto na forma de apitar ,como tambem como se comportar eticamente na piscina.Imformo tambem que você terá direito a remuneração como todos nós. Mas se você não quiser, não tem problema,pois os poucos árbitros que temos estarão presente nos 36 jogos seguindo depois para o BFR para os jogos da Liga ,de qualquer forma você continuará contribuindo de forma extraordinária para este esporte no qual você é MUITO apaixonado sentado na arquibancada ou escrevendo bobagens nos blogs.
Robert Cabral

rafael real disse...

Caro cabral, ao inves de utilizar de ironia, voce deveria ter vergonha na cara e admitir o absurdo que aconteceu nesse fds. Voces nunca sao culpados. Tem sempre desculpas. Ah, mas era jogo de infanto, ah mas veio de uma garoto de quem menos se espera. Qual a desculpa dessa vez? Veio de um jogo de adulto. De um atleta com historico de violencia. E o que vc faz? Utiliza de ironias para sair pela tangente. Assuma pelo menos uma vez na vida que voces estao completamente errados. É só admitir. Errar é humano. Admita que foi um absurdo, que infelizmente ninguem viu e por isso nao vai fazer nada. Que sente muito e tentarao melhorar para que isso nunca mais se repita. É simples!! Conversei com o seu irmao e ele, apesar de dizer que nada pode fazer nesse caso (coisa da qual discordo), pelo menos admite que o que aconteceu foi grave e que gostaria de ter visto para poder relatar o ocorrido ao Tribunal.
Nao se julgue intocavel e perfeito. Baixe a sua bola e dê justificativas concretas ao inves de destilar ironias. Se eu fosse arbitro certamente cometeria erros como todo mundo, mas me sentiria profundamente incomodado se algo dessa gravidade passasse impune sob meu comando. Tenho certeza que os arbitros nao devem ter visto o que aconteceu. Acontece! Admita o erro da arbitragem, tentem melhorar e ficarem mais atentos.
Em relaçao as bobagens, tenho certeza que voce é o campeao de bobagens escritas aqui no blog. Se tivesse tanta atitude para resolver problemas e tentar evoluir como tem para escrever suas bobagens aqui seria uma maravilha.
Tente se justificar de maneira mais objetiva se for capaz.

Abs

Rafael Real

Ricardo Pinto de Oliveira disse...

Caro Rafael,
Enquanto o Sr. Roberto Cabral não consegue resolver o ponto fundamental do qual estamos discutindo, seguimos vendo as barbáries de uma arbitragem fraca, tão fraca que quando a maior parte deles, inclusive o próprio, vai para campeonatos internacionais, a desculpa deles apitarem jogos medíocres e apenas poucos jogos é que o nível técnico dos atletas do Brasil é muito baixo. Realmente deve ser, pois o Brasil exporta muitos atletas, inclusive com naturalizações, mas isso não importa, o que realmente importa é a arbitragem continuar dessa linha de conduta, 100% correta, é só uma pena que somente os membros da arbitragem e da CBDA pensam dessa forma, pois os grandes protagonistas do esporte, os atletas, em conjunto com os figurantes dos técnicos e dos indivíduos que ainda assistem alguns jogos, estão redondamente enganados em acreditar que isso algum dia irá mudar. A propósito, cada um na sua, não foram os torcedores, nem tão pouco os atletas que pediram que esses árbitros que apitam a tanto tempo e continuam fracos, se tornassem árbitros. Quanto a serem poucos árbitros, isso já é outra história, ou melhor seria uma novela com fundamentação corporativa e cadeira cativa para apenas dois ou três, desmotivando novos árbitros.
Rafael se me permite um a parte, Sr. Cabral, por favor trate a coisa de forma séria, pois é disso que o esporte tanto necessita.
Saudações a todos,
Ricardo Pinto de Oliveira