quarta-feira, 8 de julho de 2009

Entrevista com Sottani e Vujasinovic

Está no ar há cerca de uma semana, no Blog do Flu, uma entrevista com Leonardo Sottani e Vladimir Vujasinovic. Vale a pena dar uma lida, pois eles comentam sobre o nível técnico do polo aquático no Brasil, assim como sobre a arbitragem e a organização do Troféu Brasil, competição da qual participaram pela equipe tricolor. Vujasinovic mostra que é craque também fora d'água, com análises precisas. Sottani, como bom italiano, é muito simpático em suas declarações, até mesmo pela sua relação antiga e estreita com o Brasil (é casado com uma brasileira). Clique aqui para ler a entrevista.

3 comentários:

José Werner disse...

Mais uma vez, tudo que se tem falado sobre nosso pólo aquático aparece na entrevista desses 2 grandes atletas.Preparação física condizente com o esforço que uma partida de pólo exige,muito trabalho de perna (sustentação + deslocamentos),seriedade no bate-bola(posição correta do braço)e concentração no chute a gol são requisitos essenciais para um real jogador de pólo aquático.Esses são fundamentos que não podem ser trabalhados quando o atleta chegar numa seleção;deve,sim,ser exaustivamente trabalhado na escolinha e repetido diáriamente no infantil,no infanto e em todas as outras categorias mas de forma orientada e não o oba-oba que se vê nos treinamentos nos clubes (me perdoem as exceções...).
Quanto à arbitragem,eles vivem e jogam no 1º mundo do esporte,com todas as facilidades que isso traz,e os árbitros europeus sempre serão os melhores do mundo porque lá está o melhor pólo do mundo, sem falar na quantidade de torneios mensais(a também na qualidade deles)que a LEN(Liga Europeia de Natação)e a FINA realizam. Isso exige que os árbitros envolvidos nos torneios estejam no melhor de sua forma física,técnica e mental o tempo todo.Quantos torneios de nível apitamos por aqui?Os mais disputados são aqueles do Adulto (nem todos)e alguns jogos de sub-21 e júnior, o que não chega a 30% do total que eles lá apitam.Em termos de América,somos os melhores e para chegarmos ao nível dos europeus será preciso também que nossas equipes acompanhem a evolução que houve no esporte.
Como grandes atletas que são,foram elegantes e diretos em suas respostas e isso só comprova que aquela imagem do jogador de pólo aquático brutamontes e sem educação não encontra mais espaço no esporte de alto nível.
José Werner.

Anônimo disse...

André “Pará” Cordeiro (goleiro) - Pinheiros / 2 – Conrado Bertoluzzi – Pinheiros / 3 – Marco “Manguinha” Santos - Botafogo / 4 – Lucas Vita - Pinheiros / 5 – Marcelo Franco - Pinheiros / 6 – Leandro “Flipper” Machado - Paulistano / 7 - Felipe Santos Silva - Paulistano / 8 – Rudá Franco – Paulistano / 9 – Erik Seegerer / 10 – Felipe “Mega” Franco - Botafogo / 11 – Daniel Mameri – capitão - Pinheiros / 12 – Danilo Correa - Pinheiros / 13 – Luis Maurício dos Santos (goleiro) - Pinheiros. Técnico: Bárbaro Diaz / Assistente-técnico: Carlos Carvalho

O que me surpreende muitos jogadores que estão ai..é uma politica..combinada entre a comissao, Lucas Vita apontado pelo barbaro.um jogador que nunca foi bom e pra mim nao joga nada,Daniel ja esta na hora de dar espaços para outros .A realidade é esta tecnico barra jogador que fica no banco, treina,treina muuito e rala mas acaba nao jogando.ja vi muitos disto no brasil
isto é desgastante...nao me escondo de nada...mas digo porque kito,beto de fora?até michel vieira destreinado é melhor do que todos eles..por incrivel que pareça,nao é desmerecer o crédito de ninguem,mas vi coisas que me deixam bolado e puto de uma atitude do proprio barbaro....por isto é uma verdade muito jogador fala que nao vale a pena jogar pelo brasil....me deixa desacreditado e olhe que ja ouvi falar do barbaro diaz dizer voce vai ficar no banco...pois sabe que que este jogador que nao esta mais jogando me contou isto...fiquei pasmo...ele seria titular sem problema nenhum e ja provou demais ele me diz ja aprendeu tudo nesse esporte dificil de praticar e de jogar pois haja talento,dom e um chute incrivel e a inteligencia de jogar...é isso grande Abços Pedro Avallone.

Sergio Moraes disse...

Em primeiro lugar. Parabéns mais uma vez as colocações do Werner. E em segundo lugar para informar quem curte umas fotinhas. Botei as fotos do último dia de jogosa de WP na olimpíadas tricolor. São fotos legais onde vemos escolinha/infantil/infanto, Juvenil/júnior e adulto/master (se enfrentando divididos em 3 cores). http://waterpolopictures.blogspot.com/2009/07/olmpiada-tricolor.html