quarta-feira, 8 de abril de 2009

Falta de incentivo

Poliana Okimoto - vencedora da Travessia dos Fortes 2009
Abaixo, trascreveremos partes da reportagem do Jornal O Globo - Caderno de Esportes - dia 06 de abril de 2009 - segunda-feira passada, intitulada " Polêmica à beira-mar":
" - Após elogiar a concorrente, Poliana reforçou a queixa recorrente entre atletas olímpicos: a falta de incentivo. Sem saber da insatisfação que suas declarações causariam ao presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coracy Nunes, a nadadora repetiu o discurso de nove entre dez esportistas:

- As coisas melhoraram, mas falta nos apoiarem durante todo o ciclo olímpico. Recebemos muita ajudaum, dois anos antes da Olimpíada, mas é díficil fica um ano e meio ou dois sem receber todo apoio necessário.
Ela se mostrou constrangida ao opinar sobre se o país estaria preparado para sediar os Jogos-2016:
"-Difícil, né ? Para os atletas, seria interessante ver a Olimpíada aqui."
Ao saber das críticas, Coracy nunes negou a falta de apoio com a mesma energia que garantiu que o Ro reúne as condições para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Ao lado de Tóquio (Japão), Madri (Espanha) e Chicago (EUA), a capital carioca é uma das finalistas para receber o evento.
" - Os atletas nunca tiveram tanto incentivo. E se tem alguém que não pode reclamar é a Poliana que recebe apoio da confederação há cinco maos. Mas o atleta fala o que quer. Tenho o direito de desmentir - rebateu o presidente da CBDA."
Incomodado com o não-reconhecimento dos atletas, ao falar sobre Cesar Cielo (atual campeão olímico dos 50 metros), o dirigente reascendeu uma polêmica criada após as Olimpíadas de Pequim. Na ocasião, o nadador se queixou das condições oferecidas pela CBDA:
"- Mandamos o (Cesar) Cielo para todas as competições. Há 20 anos mandamos atletas para todas as competições oficiais da FINA.
Informações:
Sai na Folha de São Paulo, declaração do próprio presidente da CBDA, que está gastará R$ 1 milhão para o envio da delegação brasileira para o Mundial de Esportes Aquáticos em Roma-Itália.
ARTIGO 217 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL:
É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, observados:
I- a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento.
É baseado neste artigo e sempre mencionado em seus documentos, balanços e prestações de contas que todas as confederações de esportes utilizam para formalizarem seus estatutos, balanços e eleições. Mas está surgindo um movimento capitaneado pela sociedade organizada para trazer as confederações e federações para o crivo do poder público (TCU, Ministério do Esporte, PGR e etc) em função de que quase todas sobrevivem exclusivamente do dinheiro público através da Lei Agnelo/Piva e Patrocínios de Estatais.

6 comentários:

Anônimo disse...

De nove entre dez desportistas do Pinheiros!

Anônimo disse...

não entendi. a Poloiana não é atleta do Pinheiros? O Pinheiros não recebe verba da Lei de Incentivo? O Pinheiros não paga ajuda de custo aos atletas? A CBDA não paga ajuda de custo aos atletas? A atleta não tem patrocinio individual? Está reclamando de que?

Anônimo disse...

nunca uma confederaçao apoiou tanto seus federados!!!
o que ela quer?
que ele pague para que ela compita?
pede ao clube, pede a sua cidade, pede aos seus patrocinadores...
peça a todos, e nao fique criticando que lhe abriu as portas.

Anônimo disse...

eu sei que ele le este blog e le tambem os comentarios!!!
por isto por favor nao delete o meu comentario.
chamar agora a seleçao juv fem de nova china!!!!!
meu Deus, nao faça isto com a gente!!!
o cara e doidinhuuuuuu.

Anônimo disse...

O camarada reporter esta cada vez mais doidão.Para se referir a uma jogadora ele chama" A bela talentosa musa indomavel menina-perfeita rainha fulana de tal" Eu acho que vai ter q.usar camisa de força !!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

acho que o doidinho deveria entrar na novela das 8!!!
NO MANICONIO!!!!