segunda-feira, 23 de março de 2009

Clínica Jovens Talentos

Foi realizada no último final de semana (na verdade, começou na quarta-feira e foi até domingo), na cidade do Rio de Janeiro, a I Clínica Jovens Talentos, organizada pela CBDA. Doze atletas (originalmente seriam 13, mas um dos atletas do Amazonas não pode vir), nascidos entre 1990 e 1993, e cinco técnicos participaram do evento, foram eles: do Amazonas, os atletas Daniel Queiroz, Igor Lisboa, Igor Coelho e o técnico Mike Moraes; do Rio Grande do Norte, o atleta Lucas Azevedo e o técnico Fábio Alexandre Silva; de Pernambuco, os atletas Cainã Ramos e José Moura Neto, além do técnico Marcus Boulitreau; do Distrito Federal, o atleta Eduardo Ricardo Couto e o técnico Paulo Pita; e do Ceará, os atletas Ronald dos Santos, Francisco Ramos, João da Silva Filho, Tiago da Silva, Igor Freitas e o técnico Jefferson Lima, que sempre colabora com o Touca 14 nos mantendo informados sobre o polo aquático no Norte e Nordeste.
Além de palestras com os professores Ricardo Cabral e Paulo Rogério, os atletas participaram de treinos no Flamengo, Fluminense e Guanabara, quando tiveram a oportunidade de disputar diversos coletivos, enfrentando desde equipes adultas até 95. Essa "seleção Norte-Nordeste-Distrito Federal", apresentou uma natação muito boa e um bom nível técnico. o que certamente lhes garantiria brigar pelas posições intermediárias nos campeonatos nacionais das categorias de base. Mais uma vez ficou compravado que a chave da evolução técnica é o intercâmbio, pois foi visível a melhora progressiva do rendimento dos atletas da "seleção".
Fica a esperança que esse investimento não pare por aí. Esse ano teremos vários eventos no Nordeste (Taça Brasil Feminino Adulto, III Norte-Nordeste Masculino 88 e 94, Norte-Nordeste Adulto Feminino, Interfederativo 92, sem contar o Circuito Aberto, que já terá sua primeira etapa no começo de maio em Fortaleza) e essa clínica, mais do que revelar novos jogadores no presente, contribui para a formação de um mercado de polo aquatico fora do eixo Rio-São Paulo que, no futuro, pode vir a se integrar totalmente com a elite do polo nacional, ampliando os horizontes dos campeonatos de base e da Liga Nacional.

12 comentários:

Jefferson Lima disse...

com certeza se olharmos pra o seleção norte-nordeste-brasília no 1º dia de clínica e comparar com o último dia, ela certamente teria poucas semelhanças. foi impressionante como a molecada evoului rápido e assimilou bastante o jogo dos times do Rio de Janeiro, lógico que ainda falta muito, mas esse é o caminho. sabemos que pra CBDA deve ser muito difícil pelos gastos, mas isso ainda é muito pouco, o ideal seria mais clínicas como essa além da possibilidade de reaização de evento reamente nacional nas categorias de base.

jefferson lima

Anônimo disse...

estive fazendo uma pesquisa sobre passagens para recife onde sera realizado o bras adulto fem.
a passagem esta em torno de 380 reais, na promoçao,, so um perna.
e ainda tem hotel, alimentaçao,e trasporte.
totalmais ou menos por pessoa,
1- passagens 840 reais
2- alimentaçao 120 reais
3- transporte interno 50 reais
4- hotel 210 reais.
total 1220.
uma equipe com quinze pessoas
18.300 reais!!!!
como e que os clubes que estao numa situaçao critica no Rio irao a este evento???
ps. se voce tem alguam ideia nos ajude.
um abraço Canetti

Anônimo disse...

CANETTI
A COMPETIÇÃO É EM NATAL E NÃO RECIFE. O ANGELO JÁ EATÁ FECHANDO PACOTE COM HOTEL / AVIÃO E REFEIÇÃO POR 700,00 POR PESSOA

Touca 14 WP Blog disse...

Canetti entre no seguinte site:
http://www.7dehto.eb.mil.br/

Já é uma opção para hospedagem.

Anônimo disse...

Obrigado pela correçao, e pela ajuda!!
entrarei em contato com o Angelo,
e no site!!
valeu!!!

Sergio Moraes disse...

Não seria interessante a CBDA bancar a vinda desse grupo norte-nordeste-brasilia para o Brasileiro junior? Claro que a clinica e os treinos devem ter ajudado muito. Mas é jogando que se vai adiante.

abs

Anônimo disse...

acho que seria interessante também se os clubes bancassem a ida ao nordeste para jogar com eles.o custo não é muito alto é só passagem e alojamento e alimentação,se a cbda fizer uma vez por ano e os clubes também o pólo vai desenvolver. ou então os clubes e as federações do nordeste mandassem uma vez por ano uma equipe pro Rio ou São Paulo

Anônimo disse...

E o contrato com a GOL, serve pra que?

Jefferson Lima disse...

eu particulamente estipulei que a maior meta do nosso time (náutico, que é particamente a seleção cearense que venceu o interfederativo), é participar do do brasileiro 90 no Rio de 14 a 17 de maio. estamos vendo a possibilidade de ficarmos na escola naval ou na URCA em alojamentos. mesmo assim, só a passagem tá custando 850,00 por cabeça e meu time é de jovens baixa renda. estamos apelando pra tudo por aqui, mas a nossa simples participação já seria o maior feito do pólo local nesse retorno do esporte no nosso estado a pouco mais de 2 anos. já entrei em contato com a minha presidente e ela entrou em contato com a CBDA, porém as passagens oferecidas forma bem mais caras do que as que eu encontrei nos sites das companhias. mesmo assim, estamos confiantes, pois estamos nos movimentando bastante no bastidores!

Anônimo disse...

Como a FINA sempre diz,"tecnico é para ir dar treino e dirigir sua equipe no jogo,e É SÓ !

Anônimo disse...

Iteressante,então é por isso que a FARJ só anda pra trás, são os tecnicos que mandam!!!!!!!!!

Anônimo disse...

é, pode ser........Na verdade o técnico é aquele cara que fica dividido em sair da piscin para ser dirigente e acaba não saindo mas fica do lado de fora dando uma de dirigente puxando as decisões de acordo com interesses pessoais. Estou errado? E depis ficam uns falando mal dos outros, Fui!!!!!!!