Nesta quinta-feira, novidades foram divulgadas no site da CBDA:
CLÍNICAS VIRTUAIS
Como meio de desenvolvimento do pólo aquático, foi divulgada a criação da Clínica Virtual de Pólo Aquático, idéia que consiste na divulgação de vídeos informativos sobre o nosso esporte.
- A idéia é utilizar a internet como uma ferramenta para o desenvolvimento técnico da modalidade, tendo em vista o grande número de acesso aos vídeos dos melhores momentos e entrevistas nos jogos da I Liga Nacional BNY Mellon de Pólo Aquático, realizada de outubro a dezembro passado. É bom ressaltar que a Clínica Virtual não irá substituir as Clínicas convencionais, mas é mais uma fonte de pesquisa e informação para quem já trabalha ou quer se iniciar no esporte – comentou o prof. Ricardo Cabral.
1º PAN-AMERICANO JUVENIL EM 2009 ?
Depois do anúncio da troca de comando nas seleções, foi anunciada a possibilidade de realização do I Campeonato Pan-Americano Juvenil Masculino ainda neste ano! A competição, que é pleiteada por Canadá, México e Jamaica seria para jogadores de 15 e 16 anos, ou seja o Juvenil '93 do ano passado.
Segundo o site, a participação brasileira está condicionada às facilidades oferecidas pelo Comitê Organizador da competição aos países convidados e ainda a outras formas de captação de recursos específicas para o torneio.
A possível Seleção Brasileira Juvenil Masculina de pólo aquático teria o comando do técnico Solon dos Santos, do Flamengo, tendo como técnico-assistente, Tiago Almeida, do Pinheiros.
Opinião do Touca 14:
A criação das Clínica Virtual é uma boa atitude, principalmente se vista como meio de divulgação do pólo, não de aperfeiçoamento. Para iniciantes no pólo a idéia pode servir como motivação e orientação.
Primeiro, vamos ressaltar que ainda não passa de uma possibilidade a realização do 1º Pan-Americano Juvenil, mas, se confirmada, será uma grande notícia para o pólo. Lembramos que, com a mudança de idade ocorrida no ano passado, um atleta que começa no Infantil (Sub-12) passaria 5 anos jogando torneios nacionais até chegar no Júnior (Sub-17), onde se encontram (até agora) os únicos torneios internacionais de categoria de base disponíveis ao Brasil, o Sul-Americano, o Pan-Americano e o Mundial Júnior, (na Europa, o Europeu Juvenil já é disputado). Muitos atletas que sonham em jogar na seleção acabam largando o esporte por causa deste longo intervalo.
Portanto, uma Seleção Juvenil seria muito útil como motivação para os jogadores mais novos, que poderiam ver metas a um prazo mais curto. Além disso, após períodos de treinamentos de seleção, percebe-se um grande desenvolvimento físico e técnico nos jogadores que deles participaram. Assim, em seleções mais novas, é possível haver um crescimento na qualidade dos jogadores e, por conseguinte, dos times e campeonatos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário