sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

CBDA divulga proposta de Calendário para 2009

No último dia 10/12, a CBDA divulgou uma proposta de Calendário 2009 (clique aqui). Como a Assembléia para a aprovação do calendário da próxima temporada só ocorrerá em janeiro, algumas alterações ainda podem acontecer. Dentre as novidades dessa proposta de calendário, o Gerente de Pólo Aquático da CBDA, Ricardo Cabral, destacou as seguintes:

1. Duas categorias júnior adequando com o Calendário Internacional;

2. Meeting Brasil x Eslováquia Júnior , como a contra partida de nossa ida a Eslováquia em 2007;

3. Campeonato Braileiro Júnior 1º semestre (91) em 10 dias;

4. Troféu Brasil Feminino no Nordeste para aproveitar as 06 equipes do Norte/Nordeste que participaram do adulto regional em 2008;

5. Já a inclusão oficial do Interfederativo;

6. Idéia de manutenção da Liga Nacional de Pólo Aquático, ainda, no segundo semestre para podermos ter tempo hábil de poder contatar o, ou, os patrocinadores.

9 comentários:

jefferson lima disse...

Gostaria de saber pq o interfederativo não se manterá na categoria sub-18 ou para nascidos de 90 em diante (sub-19). Para a realidade do norte-nordeste, seria bem melhor que continuasse como ano passado, pois só teremos um evento 90, que é o norte-nordeste, pois como o brasileiro é sempre em rio ou sp, fica pouco provável a participação de qualquer equipe.
Já no 92 temos um norte-nordeste, além de que os atletas 92 podem participar de um evento 90 e já o contrário n teria como. seria interessante rever a categoria do Interfederativo para 2009 com os técnicos e presidentes de federações, se for possível é claro. ano passado foi colocado uma possível mudança de categoria, mas até onde sei nada foi decidido, pois estive nos dois campeonatos onde foi tocado o assunto.

essa é a minha modesta opinião!

jefferson lima
técnico do náutico atlético cearense

www.leptrentoswaterpolo.blogspot.com

Anônimo disse...

nao viaja ...

E`otimo ter times mais velhos para fazer espelho aos mais jovens..

O melhor são voces investirem na base, se pensarem em 97 com certeza terá um futuro excelente , agora 90 ja tem 19 anos;;; so teria seleção adulta para um garoto desse.

Pensem em meninos até 10 anos que voce pode colher frutos muito rapidamente.

Jefferson Lima disse...

amigo, n sei de onde vc é, mas quase nenhum clube do Nordeste forma um time completo sub-16, a n ser sendo seleção estadual. para 2009, seria mais viável fazer 90, lógico que procuramos fazer uma base, mas vc n sabe o que ta falando e acaba "viajando", campeoanto pra moleque de 10 a 12 ainda n existe aqui, estamos batalhando pra que isso aconteça, seria um sonho realizado. mas estou falando de um futuro bem próximo, ou seja 2009.

abs. ANÔNIMO!

jefferson lima
técnico de pólo aquático do Náutico
www.leprentoswaterpolo.blogspot.com

Anônimo disse...

sei a dificuldade que voces tem com o polo aquatico nonnorte e nordeste, existem muitos problemas.

mas a CBDA nao vai ajudar, nao interessa nada essa idade pra elesm, eles nao conseguem justificar um gasto paras essa idade. Quando se faz um trabalho para massificar o polo, nos falamos de trabalho de base.

Para fazer um 90 ai, nao precisa da cbda.

Voto para que o polo cresça mas tem que ser com planejamento, voce tem que ter um chamariz para a CBDA.

Jefferson Lima disse...

repito, lógico que a base é o mais importante, mas em um intervalo de um ano n poderá ser feito campeonato inferior ao 92 no norte-nordeste.

pra quem n sabe o interfederativo de 2008 foi na categoria sub-18 e foi um sucesso, acho q n entendeu o que eu quis dizer. para 2009 a sua idéia ainda n vinga! e o interfederativo ocorrerá pelo o que o Cabral comentou!

e outra, este evento relembra muito o antigo JEB'S, que se n me engano era disputado até 18 ou 17 anos de idade. qual o problema de se ser 90 ou 91? e como temos mais atletas (no momento) na faixa etária de 18, 19 e 20 anos, seria um grande incentivo para todos!

abs.

jefferson lima

Anônimo disse...

Jefferson,

As vezes não adianta responder. Pra vc ter uma idéia, nesse troneio infantil 96, apenas o Guanabara do Rio tinha equipe, assim mesmo com um jogador do Flamengo completando os 7, apenas 7. Se não fosse as escolinhas do SESI nem teria campeonato. E no feminino os genios da CBDA botaram 95. Com isso conseguiram apenas duas equipes.

Cara continua seu trabalho ai que está muito bom e esquece esses comentários idiotas de quem troce contra o esporte.

abraços e parabens pelo seu trabalho.

João

Anônimo disse...

tem qe ser 92/93 o interfederativo para rio e sp ... e quais mais tiverem times .

Anônimo disse...

Jefferson

O Troféu Interfederativo faz parte do Projeto Novos Talentos Regionais, para atletas até 17 anos. Em 2008 em caráter excepcional foi permitido a categoria 90 (18 anos). Em 2009 as quipes obrigatoriamente terão que se adequar a categoria 17 anos, até mesmo porque estamos "forçando a barra"através do COB para participarmos dos Jogos Escolares. Se não apresentarmos seleções até 17 anos, vamos perder os espaço conquistado e as chances de ingeressar nos jogos escolares. Vamos colocar essa garotada até 17 anos para jogar. Outros Estados já estão se preparando.

Abs

Ricardo Cabral
Gerente Nacional Pólo Aquático

jefferson lima disse...

ok, agora o cabral tirou uma dúvida que eu tinha desde o primeiro comentário, tá explicado!

achei que tinha mudado de categoria pelo fato de alguns membros do norte-nordeste discutirem a categoria para 2009. mas já q é exigência do COB está resolvido, n sabia deste detalhe!