terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ceará campeão do Interfederativo


Para nós, que vimos essa molecada começando a treinar há dois anos, sendo muitos vindos de situações bastante adversas, é uma alegria ver os meninos do Ceará sendo campeões do Interfederativo (90) dentro de casa, conseguindo destaque no jornal, superando obstáculos.

Mais legal ainda, acredito, foi ver a integração dos meninos das seis equipes (Amazonas, Brasília, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), técnicos, dirigentes, árbitros, Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA) e CBDA, unidos num evento que ocorreu o tempo inteiro dentro do maior astral e harmonia.

O importante é que, com os eventos realizados, 2008 tenha sido um ano da virada para que o water polo no norte, nordeste e centro-oeste ganhe outro ânimo. A manutenção de um calendário de jogos é indispensável para que as equipes se mantenham treinando. Na água Ceará e Amazonas se diferenciaram por estarem mais nadados, entrosados e com ritmo de jogo.

Com as demais equipes se empolgando, excelentes treinadores e alguns jogadores que já se destacam liderando o processo de motivação em suas cidades, não há menor dúvida que teremos partidas ainda mais equilibradas e não haverá favoritos no próximo evento da categoria.

A torcida é que um campeonato como este crie também o interesse para a formação de mais escolinhas em todo lugar onde houver uma piscina. Ah, outra sugestão também é que, se possível, o investimento em hospedagem seja de alguma forma transferido para passagens aéreas - mesmo que não seja possível cobrir todas -, sem dúvida o maior problema de todos os times.

O detalhe curioso foi o coletivo entre técnicos, torcida, meninas, árbitros e quem mais quis. Ninguém sabe ainda quantos havia de cada lado. Mesmo assim muita gente saiu de língua de fora.



No vídeo acima alguns lances da primeira partida entre o Ceará e Amazonas, com vitória de 8 a 7 para o time da casa.

Outra iniciativa louvável é que uma seleção dos melhores jogadores e alguns treinadores irá participar de uma clínica em breve no Rio ou em São Paulo - a confirmar.

2 comentários:

Sergio Moraes disse...

parabéns pessoal do Ceará e a todas as outras equipes. e um parabéns especial ao hélcio, que fez renascer o wp no estado.

abs

Anônimo disse...

Parabéns a todas as equipes participantes da competição, a Federação do Ceará, na pessoa de Presidente Ione e do Rodrigo. Essa competição, tenho certeza que será um marco no pólo aquático brasileiro. O sucesso da mesma já garantiu a permanência em projetos para 2009, com expectativa de mais equipes. Deve se ressaltar, ainda, a presença do Amazonas, que participou esse anos, de todos os eventos promovidos no Nordeste (Recife, Rio Grande do Norte, Aracaju e Fortaleza)e o retorno do Distrito Federal nas categorias de base. Outras ações serão desenvolvidas no sentido de desenvolver o pólo aquático ainda mais em 2009, e acredito que a ida ao Rio e ou São Paulo, para a Clínica de Novos Talentos Regionais servirá como um incentivo maior à prática da modalidade. Formamos em Curitiba no último final de semana, uma Comissão para desenvolvimento do pólo aquático no Sul do país que temos a certeza de que trará resultados e médio prazo.
Parabéns mais uma vez a todos que participaram direta e indiretamente do evento.

Ricardo Cabral
Gerente de Pólo Aquático CBDA