sábado, 30 de agosto de 2008

Seleção Brasileira Júnior participando da Liga Nacional Adulta?

Estou postando esta opinião pessoal, esclarecendo que trata-se de opinião minha e não do blog.
A primeira sugestão é que a seleção júnior masculina 91, que recentemente foi terceira colocada no Pan Júnior realizado em São Paulo, participasse da Liga Nacional Adulta.
O porque desta participação? Os técnicos e pessoas que conhecem pólo aquático, que não é meu caso, e que acompanharam este Pan Júnior em São Paulo, entre vários motivos alegados para o retrocesso de nossa participação (3º lugar), citaram: treinamento em período curto, a não realização de jogos preparatórios(só ocorreu um jogo treino contra uma seleção carioca adulta), e nenhuma experiência internacional.
O próximo Mundial Júnior a ser realizado ano que vem (2009), vai colocar a seleção brasileira, na mesma ou até pior colocação do último Mundial realizado nos Estados Unidos (14º lugar), por causa dos problemas alegados acima.
Então para dar ritmo e uma oportunidade nova aos nossos atletas, porque não tentar a experiência de que a seleção júnior jogue contra as equipes adultas brasileiras, a Grã Bretanha fez isso este ano com a sua Seleção Júnior (base para o Time Olímpico de 2012) que jogou a Liga Inglesa. No caso do Brasil, temos jogadores juniores que jogam nas equipes adultas, por isso no caso de um jogo por exemplo entre Botafogo que tem três atletas da seleção júnior contra a Seleção Júnior, para não prejudicar esta equipe se chamaria os 21 jogadores originais convocados para este jogo, então a seleção teria 18 jogadores, menos os três atletas do Botafogo. Se o argumento é que seria muito "caro" esta participação, porque não então termos duas seleções juniores: a carioca e a paulista, cada uma jogando apenas em seu estado contra os times locais e do outro estado.
Nesta segunda hipótese teríamos a vantagem de chamar outros jogadores 91/92 não pertencentes aquele grupo original de 21 atletas e bem como a possibilidade de chamar jogadores 93/94 tendo em vista a próxima seleção júnior. Os técnicos poderiam ser outros, que não os da Comissão Técnica que estariam envolvidos com suas equipes, mas poderiam dar orientação para esses técnicos.
Acho que não se trata de uma hipótese tão impossível de se implementar, e especialmente tendo em vista que estes atletas terão a oportunidade de jogar principalmente com grandes jogadores estrangeiros, alguns até seus ídolos que com certeza as equipes trarão de fora.
Outra sugestão é em relação ao Torneio Interfederativo CBDA/COB/Correios, que contará com recursos da Lei Agnelo/Piva a ser realizado no Nordeste com jogadores juniores 91, com a participação de uma seleção do Paraná e outra do Distrito Federal. O porque não da participação de uma seleção paulista 93 e outra carioca 93? também com vistas a Pan Júnior de 2010. Neste caso, talvez os pais dos atletas escolhidos teriam que arcar com o transporte aéreo, pois a acomodação será custeada pela própria CBDA, e mesmo em relação ao transporte aéreo, temos a Gol Linhas Aéreas atualmente patrocinadora da CBDA, que poderia ofertar passagens aéreas mais baratas para os pais dos atletas.
Essas sugestões são pensadas unicamente para que nossos bravos atletas tenham chance de aprimorar-se no nosso esporte. Não sou entendido em pólo aquático como outras pessoas, especialmente técnicos e dirigentes e nem pretendo ser, o que eu e esse blog defendem desde o início é o atleta de pólo aquático que ele tenha condições de poder praticar o nosso esporte preferido.

25 comentários:

Anônimo disse...

concordo com a opiniao.
isso faria com que os jogadores91 melhoracem muito em um curto espaco de tempo e na hora de jogar contra os outros paises os garotos estariam mais preparados pois teriam tomado porrada dos jogadores mais velhos

Anônimo disse...

que campeonato interfederarivo é esse??
ele vai ocorrer de fato?

Touca 14 WP Blog disse...

Este Torneio está previsto conforme boletim número 212/2008,da CBDA tendo duas datas: 13 à 16 de novembro de 2008 ou 20 à 24 de novembro de 2008, numa capital nordestina a ser designada.

Touca 14 WP Blog disse...

Em relação ao primeiro comentário, na opinião do Blog não haveria essa violêcia gratuita de; "TERIAM TOMADO PORRADA DOS JOGADORES MAIS VELHOS". Pois as equipes adultas saberiam que estavam ajudando uma nova geração de atletas.

Anônimo disse...

parabens pelas ideias é isso que precisamos no polo.

O problema que todos falam(nao temos $) é conversa pra boi dormir. Com um bom planejamento tiramos leite de boi.

Abraços aleminha

Anônimo disse...

touca14 wp vc nao intendeu o sentido da porrada. nao eh propriamente a violencia e sim a mao pessada dos jogadores a malicia coisas que soh vem com a esperiencia

Anônimo disse...

estou com o touca 14. Primeiro falaram em porrada ,depois consertaram para mão pesada e malícia .Em nenhum momento este jogador experiente pensa em transmitir fundamentos básicos do plo aquático (deslocamentos, passes ,chutes etc....) Agora eu entendo pq. o polo não decolola. e viva a porrada!!!!!!!!

Anônimo disse...

É exatamente isso que precisamos inovação. Sempre com idéias simples e prováveis. Basta um mínimo de bom senso.
Fecho com toda sua colocação!!
Parabéns mais uma vez

Mãe de atleta

Anônimo disse...

tem que acontecer denovo interfederativo 91 e 93 .. vamo corre tras pra qe isso ocorra o mais rapido.

Anônimo disse...

tem q colocar a mao pesada nesses meninos mesmo para aprenderem... ou vc acha q vai chegar no mundial e vao somente passar a mao na cabecinha deles?
obvio q tem q passar os passes e chutes deslocamento e principalmente marcaçao... mas tem q comlocara a mao pesada neles tbm...

Anônimo disse...

alguem intendeu o que eu quero dizer. as coisas basicas ja deveriam ser aprendidas no dia-a-dia(deslocamento, passe, chute)
muitos esquecem que mao pesada faz grande diferenca em um jogo. essa mao pesada durante 4quartos desgasta muito, como foi visto contra o Canada

Anônimo disse...

o ex-boxer Maguila ao ser derrotado em uma luta contra um americano se desculpou dizendo'esse cara tem a mão muito pesada".qdo na verdade a sua tecnica que era leve!!!!

Emir disse...

Depois de tantos comentários, vou dar minha modesta contribuição. Acho bastante interessante a idéia do Luis Fernando. Sempre defendi a tese de quanto mais intercâmbio melhor. Já que não há dinheiro (???), nem boa vontade para que existam jogos com outras seleções, se a sel. 91 pudesse jogar a Liga Adulta já seria uma grande ajuda. Porrada a parte, os atletas estariam se mantendo em forma e motivados na busca por uma vaga no time para o Mundial e para o Sul-Americano. É isso mesmo, o Luis falou do Mundial, mas antes tem o Sul-Americano. Podem dizer que são "favas contadas", mas nunca se sabe. Vai que o time tá num dia pouco inspirado. Aí, vão chorar. Pois bem, acho a linha de ação dos 21 convocados a mais interessante. Não desfalcaria os clubes e daria chance a um outro técnico em observar os atletas e mostrar serviço. Agora cabe a CBDA e sua coordenação de pólo tentar viabilizar esta idéia.

Anônimo disse...

com todo respeito a todos, que ideia de jerico!!! nao tem a menor condiçao de se disputar algo desse tipo. querem ferrar os garotos ou o campeonato?? ou os dois?? treinar com adultos é uma coisa. fazer parte de um campeonato adulto jogando somente com garotos(e nao os principais) de 15,16 anos é brincadeira. acho que voces nao tem noçao do que seria isso. seria um jogo ridiculo e sem proposito que nao traria nenhum beneficio aos garotos. em suma ia ser uma brincadeira(de mau gosto).

ass:pai de atleta

Touca 14 WP Blog disse...

Em resposta ao pai de atleta, só informamos que:
- O único coletivo que esta seleção júnior teve foi contra uma "seleção carioca" de adultos.
- A idéia conforme disse o Emir é manter a seleção em atividade para os campeonatos no próximo ano.
- Não achamos que seria uma brincadeira ou piada de mau gosto.
- Noventa por cento dos atletas desta seleção jogam nos campeonatos de adultos tanto no Rio e São Paulo

Anônimo disse...

Não vejo qualquer absurdo pois como informado e provado, existem muitos meninos da sel junior que jogam o adulto.Não vejo porque ser ridículo em aprimorar aquilo que já está sendo feito. Devemos ver que os novos meninos darão um tremendo sufoco na natação naqueles que já ultrapassaram suas idades e não querem parar e estão certamente sem qualquer preparo físico , é só fazer um VO2 .
Aí sim será pergigoso a mão pesada , pois acabarão por utilizá-la em vias de não terem mais condições de competir.
Vamos incentivar , como está é que não pode ficar. O Polo agoniza e preocupam-se em ser ridiculo.
Porque não fazer uma liga nacional Junior? Nivelando e atendendo ao mínimo de necessidades vamos incentivar e investir , e aí sim passar os projetos embasados para termos os retornos desejados.
Vide Voleibol, projeto é tudo!!!!
Atc
participante Ativo do Polo Aquático Nacional

Sergio Moraes disse...

Concordo com as duas idéias. Mas acho melhor a do 93 (RJ/SP) no Interfederativo 91/Norte-Nordeste-Sul. De qualquer forma a idéia do JR na liga adulto tb é boa. Só acho q essa geração está um pouco prejudicada, mas sempre é tempo de melhorar. O ideal seria estarmos sempre pensando na geração seguinte. É a tal história do planejamento. Eu vi no site do usawaterpolo, que eles já estão preparando o ciclo 2012. E é bom lembrar que eles disputaram o Pan JR no feminino com uma equipe recheadas de meninas 93. Ou seja preparando para o mundial de 2011.

abs

Jefferson Lima disse...

Acho que a idéia é bastante válida, é só perguntar pros próprios atletas, acho q a grande maioria iria adorar na liga adulta. agora tem que ter sempre em mente o objtivo que único e exlusivo preparatório para compeonatos internacionais. Na minha opinião a seleção deveria entrar de forma avulsa, mesmo que ganhasse n levaria o título!

quanto ao interfederativo de novembro, essa idéia de incluir as seleções paulista e carioca, ambas 93, já foi pedido no congresso internacional de pólo aquático por meio de documento assinado por todos os presentes, realizado no rio de janeiro em julho passado.

jefferson lima
técnico de pólo aquático do náutico atlético cearense

(www.leprentoswaterpolo.blogspot.com)

Anônimo disse...

Pergunta ao Jeffersom, e esse pedido, foi aceito ?

Touca 14 WP Blog disse...

Resposta para Jeffersom, Moraes e o último anônimo.
- Infelizmente pelo regulamento já divulgado do Torneio Interfederativo do Nordeste não vai contar com seleções do Rio e São Paulo.
- A geração 91/91 não está prejudicada e sim mantém o mesmo nível de treinamento das outras gerações passadas, o que precisamos é de muita coisa, e a idéia é que jogue para pegar experiência e se manter em atividade até o sul-americado e mundial no ano que vem.
- A participação desta seleção não contaria pontos.

Anônimo disse...

meus caros amigos, uma coisa sao alguns atletas juniores fazerem parte de um elenco de adulto. tem jogadores que ja tem condiçoes de ajudar suas equipe. Agora outra é formar uma equipe somente de garotos (e assim mesmo sem esses principais garotos que ajudam suas equipes pois estes estariam em suas respectivas equipes). Eles nao vao ter condiçoes alguma. Só lembrando, o coletivo que els fizeram contra "a seleçao carioca", nao foi nem contra a seleçao carioca, foi contra um combinado basicamente de jogadores do gb e botafogo e sem os principais jogadores de adulto do estado, e mesmo assim foi bem facil. Isso nao é demerito nenhum aos atletas, acontece em qualquer lugar do mundo.
E pelo amor de Deus, que besteira é essa de VO2 e de dar sufoco na natação? Só pode ser brincadeira né, papo de quem acha que basta nadar que joga. Te afirmo que num suposto jogo entre adultos e jrs veremos muito mais contra atques dos adultos do que dos jr. O jogo é muito mais complexo do que dar tiro de 100m (ainda bem né!!!).
Portanto o meu recado foi só em preservação dos garotos. Voces imaginam essa equipe formada EXCLUSIVAMENTE de garotos jogando contra equipes verdadeiramente adultas como Pinheiros e Fluminense? Uma coisa sao equipes com 2 ou 3 jr aliadas a bons adultos jogarem num bom nivel, outra é só ter garoto, ACREDITEM NAO DÁ NEM JOGO. Nem aqui e nem em lugar nenhum, sem demerito algum a esses jovens que serao o futuro do nosso esporte, vale mais fazer jogos extra-oficiais contra combinados de alguns adultos do que arrebentar com o campeonato e principalmente expor os garotos.

ass:pai de atleta

Anônimo disse...

Sr o Vo2max não é besteira de forma alguma . Infelizmente não temos espaço para esclarecimento desse assunto, mas posso provar que importa em larga dimensão o (VO2 max) sim. Agora faça-me o favor nada tem a ver com natação. Você pode ser um exímio nadador porém,se não combinar, massa muscular, condicionamento físico, aptidão física e função genética , de nada adianta nadar , acontece que sabemos perfeitamente que nossos adultos , estão no máximo com 2 destes fatores.Infelizmente não há o somatório dos 4 fatores para termos um resultado ideal , para que possamos vir a competir de igual para igual com seleções representativas. Nós faremos um “bom” campeonato, porém é realmente para brasileiro ver se é que se interessarão.Isso não quer dizer que não possam completar os jogos desse campeonato , mas sim que esses atletas dificilmente serão campeões dessa modalidade.
P.A.P.A.N.

Emir disse...

Motivos a favor e motivos contra. Gostaria de perguntar aos que são contra, qual a melhor maneira de colocar esses garotos treinando e com alguma chance de melhorar a posição do Brasil no próximo Mundial se não conseguimos intercâmbio?

Anônimo disse...

primeiramente tem que se fazer jogos ou treinos onde se possa contar com todos os jogadores de junior. fazer uma participaçao com o "resto" dos atletas que nao jogam adulto nao dá. em segundo, nao atrapalhar a unica tentativa de se fazer um campeonato decente aqui no brasil. pq precisa ser parte do campeonato?? pq nao fazer amistosos durante a semana e contra combinados que,logicamente, ofereçam dificuldades mas que possibilitem os garotos de pelo menos jogarem com possibilidades de produzirem algo e nao somente tomar lavada de 20...vcs acham mesmo que é razoavel colocar esse time de garotos-que-nunca-jogaram-adulto num campeonato oficial?? e acham mesmo que isso vai ajudar?? vou dizer o que ia acontecer:ou as equipes iam jogar normalmente e ia ficar uma situaçao ruim onde nao sairia jogo e nem seria treino pros gaarotos, ou iam acabar utilizando tb só os garotos e reservas de suas equipes. para isso era melhor fazer um combinado de qualidade durante a semana, que nao atrapalharia o campeonato e nem constrangeria os garotos.
eu tenho certeza que a intençao de vcs foi boa, mas acho que vcs hao de concordar comigo que nao tem condiçoes.
abraços
ass:Pai de atleta

Luís Fernando Reis disse...

Senhor Pai do Atleta, acho que não entendeu o proposto:
- Os jogadores juniores da seleção só não jogariam contra o seu clube,
- Desculpe a sinceridade, mas com exceção da transmissão apenas das semi-finais e finais pela SPORT TV, é o mesmo Torneio João Havelange dos outros anos, igualzinho até no regulamento,
- Os jogos da seleção júnior não contariam pontos, para alívio de certas equipes que teriam jogo bastante duro com eles,
- A CBDA vive dizendo que não tem verba, que não renovou patrocínio com os Correios e que este só quer a Natação, pergunto ao senhor, como reunir estes jogadores de Rio e São Paulo no meio da semana, tendo em vista que estudam, alguns trabalham, Como ocorrerá estes amistosos,sem revanchismo faço de suas palavras as minhas: " eu tenho certeza que a intençao de vc foi boa, mas acho que vc hao de concordar comigo que nao tem condiçoes.
Então para o bem de todos fica a mesmice de sempre e vamos rumo ao 14, 15 e/ou 16 lugar no Mundial, com as desculpas de sempre.