quarta-feira, 2 de julho de 2008

Comentário de Décio Patelli sobre a Liga Mundial 2008

Sempre curiosos por saber o nível das competições internacionais, pedimos ao árbitro FINA Décio Patelli que fizesse uma análise de toda a estrutura da última Liga Mundial, realizada no final do último mês de junho, visto que este apitou a competição. Além de ter nos respondido, ele já adiantou que pretende fazer o mesmo resumo dos Jogos Olímpicos de Pequim, onde também será o representante do pólo aquático brasileiro.

" Bem, eu acho que em termos de preparação para a equipe de arbitragem este evento foi ótimo, principalmente pra mim, que tenho tido a felicidade de atuar em grandes jogos, Neste evento fui escalado para a medalha de bronze, sem contar a semi-final entre Servia x Montenegro com as equipes principais. Somente a Grécia e Espanha não levaram todos titulares, a Espanha só quatro e a Grécia três. Bem, todos os jogos foram de alto nível e sentimos muito a falta de importância que alguns países, como o Brasil, por exemplo, que não dão valor pra Liga. A Itália não teve uma boa participação (mesmo com todos titulares) fato que esvaziou o publico presente no conjunto aquático Albaro, de Gênova, muito bom, apesar de velho. Porém, foi totalmente e continua sendo reformado. Nesta região da Itália, o pólo aquático é muito difundido, temos ao lado de Gênova a cidade de Recco e outras que têm um bom pólo aquático.

Particularmente, acho que nosso querido esporte carece de um grande jogador, ou seja, um nome que seja uma referência como no passado tivemos o Manuel Estiarte ou, ainda mais passado, Gianni De Magister. Participei como convidado da FINA de uma reunião onde se discutiu, por exemplo, o futuro do pólo, situações de logística mundial, marketing, divulgação pela imprensa, televisionamento de jogos, entre outros assuntos. Particularmente, acho que deveriamos fazer o mesmo no Brasil. Bom, fico mais uma vez muito grato pelo convite de participar deste site que divulga o nosso carente esporte e me coloco sempre a sua disposição para qualquer esclarecimento.

Grato mais uma vez e espero ter semelhante participação nas Olimpiadas de Pequim.
Abraços Patelli"

Nenhum comentário: