domingo, 15 de junho de 2008

Manifesto do Norte/Nordeste

O manifesto abaixo nos foi enviado por e-mail pela FADA - Federação Amazonense de Desportos Aquáticos, sendo assinado pelo seu presidente o Sr. Claúdio Nobre.

Recife, 07 de Junho de 2008.

Para – Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA
Ao Ilmo. Presidente Dr. Coaracy Nunes Filho
NESTE
Caro Ilmo. Dr. Coaracy Nunes Filho, que reconhecidamente de forma competente Preside nossa CBDA. Nesta data, encerra-se o II Torneio Norte/Nordeste de Pólo Aquático Sub-20, que está sendo organizado de forma magnífica pela Federação Aquática de Pernambuco nas dependências do SPORT CLUB do RECIFE.

Tal evento, contando com a presença de 8 equipes, oriundas de 6 Estados diferentes, que estão protagonizando o maior e melhor evento já realizado, desta idade, da história desta modalidade, nesta região do nosso Brasil. Fato que por si só, comprova o crescimento e comprometimento dos Dirigentes das Federações, Clubes, treinadores, Pais de atletas, atletas, etc, para o fortalecimento e principalmente a continuidade da modalidade, por esta região.

Porém Sr. Presidente, apesar de não acreditarmos, ser do seu conhecimento, alguns fatos que estão acontecendo, INFELIZMENTE, efetivamente a presença da CBDA em nossos eventos, para e a princípio sermos apenas LIGHT em nossas críticas/comentários, simplesmente não está acontecendo a contento, pois excetuando a premiação (no qual agradecemos o envio pela CBDA), não existe a presença da CBDA, como poderia, precisamos ou ainda têm de ser e temos certeza, como o Ilmo Presidente gostaria que fosse.

Por isso, Dr. Coaracy, nós representantes de Clubes, dirigentes e Treinadores, que abaixo assinamos, com o objetivo inicial de levar tais informações ao Ilmo. Presidente. Vimos por meio deste, fazer este MANIFESTO, para solicitar sim a presença maior e mais efetiva da CBDA nos eventos da modalidade na região, pois sem esta presença efetiva da “MÃE” dos esportes aquáticos do Brasil, nossos eventos claramente são enfraquecidos. Sem citar, que sabemos da disposição do Ilmo. Presidente em ajudar e fazer a CBDA estar presente na região, como faz em todos os eventos de Natação, se não com a presença do Professor Rodney Finizola, com a presença do Professor Sérgio Silva.

Abaixo, seguem alguns fatos, que mostram o pouco caso que estamos nitidamente percebendo da CBDA para com nossa região, no qual repetimos, mesmo acreditando, não ser do seu conhecimento, mas e sim, talvez da Diretoria de Pólo Aquático da entidade, tais como:
- Não é 1ª vez, que não temos a presença da CBDA em um evento da região, pois no ano passado, durante a realização do I Torneio Infanto, na cidade de Fortaleza-Ce, também ninguém da CBDA apareceu por lá;
- Nenhuma Notícia no SITE da CBDA é colocada, a respeito dos eventos;
- Na minuta do Calendário de 2008, publicada no SITE da CBDA ainda no final de Dezembro de 2007, posteriormente votada pelos Presidentes de Federações em Março, nem mesmo foram relacionados os eventos da região, mesmo após informação levada com muita antecedência para a Diretoria de Pólo da CBDA, a respeito de datas e locais de realizações dos nossos eventos, para esta temporada de 2008;
- O regulamento deste Torneio que está sendo encerrado hoje nesta cidade, apenas foi informado no SITE da CBDA de forma oficial, têm apenas 3 semanas atrás. Mesmo após, ter sido enviado a Diretoria da CBDA, com muita antecedência, para que esta colocasse em Boletim, informando a todos e tornando publico o evento e suas regras;
- Os regulamentos dos 3 eventos que ainda restam nesta temporada, da região (Sub-16 masculino, Adulto Feminino e Adulto Masculino), ainda não foram oficialmente, através de Boletim, informados e publicados no SITE da CBDA, apesar de já ter sido enviado para a Diretoria da CBDA há muito tempo, os regulamentos específicos de cada um destes eventos citados, com as características e particularidades solicitadas por nós;
- Não ter oficialmente DELEGADO da CBDA nos eventos;
- O não envio de bolas, gorros, súmulas, etc. Detalhes que certamente melhoram a infra-estrutura dos eventos, assim como, a estrutura para as federações organizadoras, posteriormente à realização dos eventos;
- A não vinda de nenhum árbitro da CBDA. Que neste aspecto, é fundamental a presença da CBDA, tendo em vista que somos carentes neste particular, Assim, é quase inadmissível a não presença da CBDA neste assunto de ARBITRAGEM em nossos eventos.

Para finalizar, Ilmo. Sr. Presidente, solicitamos que o Sr. Pessoalmente se engaje nesta luta, para a melhoria e continuidade da modalidade nesta região, inicialmente, verificando qual é o problema que está havendo, que acaba por emperrar a realização de nossos eventos. Para posteriormente, SOLICITAMOS, “ESTENDER a MÃO” da nossa CBDA, para os eventos de Pólo Aquático desta região.
No anseio e aguardo de posicionamento e atitudes oficiais. Saudações.

Mike Moraes - Técnico Amazonas
Rodrigo Barroso - Técnico Ceará
Jeferson Lima - Técnico Ceará
Antonio Arthur - Técnico Pernambuco
Marcus Boulitreau - Técnico Pernambuco
Fernando Vieira - Técnico Sergipe
Fábio Alexandre - Técnico Rio Grande do Norte
José Márcio Almeida - Técnico Paraíba

10 comentários:

Jefferson Lima disse...

agora só nos resta aguardar que alguma atitude seja tomada por parte da CBDA. Pois o pólo está crescendo no nordeste, os clubes, treinadores e federações estão fazendo a sua parte!

jefferson lima

Anônimo disse...

Gostaria de saber porque o pessoal do norde e nordeste, não veem disputar competição aqui no sudeste?

Anônimo disse...

Mais uma vez, a CBDA mostra o descaso com o Pólo Aquático. É lamentável o que a Confederação está fazendo com o nosso esporte. Cadê o coordenador de Pólo Aquático? Tá ocupado com o que? Com as Olimpíadas? E o coordenador de seleções de Pólo Aquático? O que ele faz? É útil para que? Para sentar na cadeira e assistir os campeonatos brasileiros e nada mais? Será que o presidente sabe o que está acontecendo com o Pólo Aquático Nacional? Tenho certeza que não.
Maicon Guedes - Sp

Anônimo disse...

Bruno - BRASILIA
Gostaria de comtribuir um pouco nesse debate e chamar a atenção para um fato ocorrido à aproximadamente 4 anos quando a DIRETORIA DA CBDA, conseguiu acabar com um evento nacional onde estes consequiam reunir um número maior de participantes que a própria CONFEDERAÇÃO, fazendo isto sem uma estrutura "profissional" que a CBDA tem. Esta conseguiu acabar com este evento proibindo seus arbitros de apitarem os jogos.
Acredito que este é mais um passo para traz em relação ao nosso esporte pois eventos eram vistos com bom olhos pela comunidade "aquapolista" (jogadores).
Bem deixo aqui meu apoio para a turma do norte e nordeste onde acredito que tenha um futuro promisso pela frente.

Ps: não se esqueçam da região centro-oeste que tb tem campeonatos e que não recebem cooperação da CBDA.

Anônimo disse...

Uma idéia boa no meu ver, seria que formasse seleções do norte e
nordeste, e viriam ao sudeste participar dos campeonatos brasileiros de clubes!!
assim nos tecnicos e atletas desta região poderiamos saber em que nivel esta o polo pelo Brasil afora!!
ps. aos atletas do norte nordeste e tecnicos, o meu clube esta a disposição de quem queira vir treinar no Rio de janeiro para pegar um pouco da experiencia que temos por aqui!!
uim abração e força por ai!
Antonio Canetti

Luís Fernando Reis disse...

Temos que ser verdadeiros não cabe a CBDA bancar as passagens aéreas e hospedagem para as equipes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mas CABE SIM ela em função do patrocínio da GOL realizar um convênio, para baratear as passagens aéreas. Nesta semana teve o Sudeste de Natação Infantil em São Paulo, os pais e atletas conseguiram sem convênio, nenhum passagem a R$ 59,00. Portanto falta vontade para a CBDA.Agora desculpe a sinceridade o Presidente da CBDA sabe tudo e tudo mesmo, o que ele faz e realmente muito bem, aliás vem de família de políticos é distribuir cargos e honrarias, agora mesmo criou um novo cargo no pólo aquático e deu para um clube que estava um pouco sem representação. eNTÃO NÃO VAMOS CULPAR A RAIA MIÚDA, ENQUANTO A CULPA ESTÁ NOS CLUBES QUE ACEITAM E BARGANHAM ESSE CARGOS.

Anônimo disse...

Caro Bruno,
Tenho nos meus quase trinta anos de carreira arbitrado em vários torneios em todas as regiões do país, e não me lembro, de nenhum torneio que a CBDA tenha impedido algum árbitro de atuar. Se não houve árbitro neste referido torneio,creio que não se chegou a um entendimento satisfatório entre a a organização e os árbitros,ou quem sabe não era um torneio oficial e que desse garantias mínimas aos árbitros.Aproveito a oprtunidade para dizer que a cada ano tenho atuado em torneios regionais (eventos CBDA),com passagem ,hospedagem,taxa de arbitragem e remuneração para ministrar clínicas pagas pela Confederação(já apitei jogos sem iluminação a noite, e tambem ministrei palestras na arquibancada por não ter um local apropriado disponibilizado!)
Abs
Roberto Cabral

Emir disse...

Sempre digo a mesma coisa, mas não custa nada repetir. O que falta é organização e vontade de prosperar. Não adianta só o pessoal do N e NE reclamar, como tb não adianta o pessoal da CBDA querer "tapar o sol com a peneira". Tem que haver união. A proposta do prof Canetti está lançada. Em agosto teremos o brasileiro Júnior aqui no RJ. Que tal o pessoal aí do N e NE montar um ou dois combinados e vir jogar. Conversando é que se entende. Entrem em contato e com certeza, se houver boa vontade de todos a viagem pode ser acertada, assim como estadia.

Jefferson Lima disse...

respondendo a pergunta do paulo ricardo: pois bem, n participamos de eventos no eixo rio-sp porque os custos são muito altos para nós, e a CBDA ainda organiza um campeonato com duas fases, uma no Rio e outra em Sp, imaginem quanto iríamos gastar! como este que está no colendário e eu n pude levar minha equipe "15 a 21 - Campeonato Brasileiro Júnior Masculino e Fem (91) - São Paulo e Rio de Janeiro." Então o que já era difícil se tornou impossível. estou querendo ir pra taça brasil em agosto, porém, tudo dependerá de patrocínio.

quanto ao nordeste participar com seleções, no nosso campeonato sub-20 já foi montada uma seleção com esse objetivo, porém acho q podemos fazer tranquilamente seleções estaduais tbm!

agora eu particularmente acho que CBDA n está querendo nos prejudicar e acho que o campeonato tá crescendo e ano que vem vai ser ainda melhor, e possívelmente menos críticas surgirão!

jefferson lima

Miguel Gonzalez disse...

Gostaria de ver grandes clubes do norte, nordeste, sul e centro-oeste disputando uma Liga Nacional contra os times do Rio e de São Paulo.

Visitem: http://esporterio.blogspot.com