
Na sua edição carioca de ontem, o diário Lance! publicou, no meio da reportagem sobre a partida entre Botafogo e Vasco pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, a nota reproduzida acima. De uma forma irônica e debochada, a nota comenta a homenagem prestada ao time masculino sub-21 de pólo aquático do Botafogo, campeão brasileiro. Já no título a matéria é debochada, quando coloca a palavra "ovacionado" entre aspas. Mas o pior ainda estava por vir. Segundo o jornalista do Lance!, a volta olímpica protagonizada pelos atletas do pólo aquático foi "melancólica", "uma caminhada sem muita emoção", com um "troféu de 20 cm nas mãos", completando ainda: "o complicado para os jovens atletas foi encontrar torcedores que pudessem aplaudi-los".
Pois bem, antes de mais nada, cabe aqui elogiar a iniciativa da diretoria do Botafogo em reconhecer o valor da conquista desses atletas e resolver homenageá-los, assim como aconteceu logo após o PAN do Rio, quando os atletas do Flamengo e Botafogo, que defenderam as seleções brasileiras, também foram homenageados antes de partidas de futebol. Depois, segundo comentário das pessoas que estiveram no Engenhão nesse último domingo, aconteceu o contrário do relatado pelo jornalista do Lance!. Foi unânime a afirmação de que os atletas deram a volta olímpica super animados e que foram recebidos com muita empolgação pela torcida. Todos os atletas do Botafogo que encontramos ontem, na rodada do Adulto, estavam felicíssimos de terem participado da homenagem e desmentiram categoricamente a versão do Lance! (estamos tentando disponibilizar o vídeo com as imagens da volta olímpica).
Todos sabemos que o jornalismo esportivo no Brasil, ainda mais se tratando de cobertura futebolística, raras vezes pode ser qualificado como "jornalismo". Por detrás da fachada profissional, é a paixão clubística e interesses pessoais que prevalecem. Talvez, tenham sido essas diretrizes que nortearam a "visão" do jornalista nesse caso. De qualquer forma, não é a primeira vez que o diário Lance! publica uma matéria ofensiva ao pólo aquático brasileiro. Fica aqui o nosso protesto. No mais, parabéns ao Botafogo!

6 comentários:
Mais uma vez obrigado, pela resposta a essa matéria publicada no Jornal Lance. Não conseguimos entender qual o objetivo a não ser menosprezar e ridicularizar a homenagem aos atletas. Não conseguiram!!! A própria foto no site mostra uma das várias mentiras da matéria, reparem atrás dos meninos o público. É claro que o estádio não estava cheio mas para o Pólo Aquático 14000 pessoas
equivalem a uma multidão. Por causa disso que nosso esporte amador não cresce.
Sds,
IQUE.
a matéria deve ter sido escrita por um cronista futebolístico fanático que só tem olhos para um esporte e é totalmente leigo nos demais! nada conra o futebol, mas temos que acabar com essa monocultura, o Brasil é mais do que futebol!
o problema é que os jornais esportivos não levam em consideração nenhum esporte, deveriam se chamar jornal do futebol e não esportivo, quando surge uma linda homenagem dessa eles ridicularizam, essa materia deveria ser emcaminhada ao diretor de futebol do botafogo e pedir que o reporter se desculpe pois ele esta ofendendo a instituiçãop botafog e nao somente o polo aquático
Primeiro queria dar os parabéns para os meninos Sub21 do Botafogo pela homenagem. Nós do polo aquático sabemos o que isso significa para o esporte, é uma grande conquista. Isso quando não acontece de um jornalista prestar um papel como este prestou, veiculando uma nota desagradável e vazia como esta. O nome do sujeito responsável pela matéria não esta divulgado aqui no blog, mas deveria e mais estar em negrito, para que todos possam saebr de quem se trata e para que providências possam ser tomadas.
Acho que nos comentários acima já esta dito tudo, apenas quero resaltar pelos garotos a fata total de sensibilidade deste tendencioso jornalista que com esta tentativa de baixar a estima destes jovens valorosos causa indignação e revolta com a sua total ignorância em relação a outros esportes.
Abrs, Ronaldo F. Gelberger
pq vcs não mandam estes comentários para o jornal o lance e vamos ver qual a posição deles? se realmente for um jornal esportivo eles se auto retrataram...
Postar um comentário